Animais

Crisopídeo: Que bicho é esse?

“Oi Karlla! Achei esse simpático insetinho verde na parede da minha sala, e gostaria de saber mais sobre ele.” Jaqueline Mulato

Olá Jaqueline. Mas que bichinho diferente, não é? Este é um belíssimo exemplar da ordem de insetos Neuroptera. Os neurópteros adultos são insetos de corpo bem sensível, com grandes olhos compostos e quatro asas membranosas cheias de veias, parecendo até ser rendada. As peças bucais são mandibuladas, ou seja, adaptadas para a predação e as antenas são geralmente bem longas.

Estes insetos possuem metamorfose completa, isso quer dizer que passam pela fase de ovo, larva, pupa e adulto. As larvas são do tipo campodeiforme, aquelas com pernas longas para se locomoverem com mais facilidade atrás de comida, pois são predadoras poderosas. Muitas delas, atacam pragas de plantas cultivadas, e por causa disso, desempenham papel importante no combate biológico. Uma coisa interessante é que em várias famílias as larvas se cobrem com fragmentos (algumas vezes incluindo insetos mortos) como camuflagem para conseguirem alcançar suas presas.

Este exemplar enviado provavelmente é um crisopídeo (família Chrysopidae), que são espécies geralmente dos trópicos. Possuem quase sempre o corpo esverdeado e brilhante e os olhos compostos são dourados (como na imagem). Na época de acasalarem, os crisópideos usam as suas vibrações corporais para se comunicarem uns com os outros. Adultos são crepusculares ou noturnos, alimentando-se de pólen, néctar e pequenos artrópodes, como afídeos ou ácaros.

As fêmeas são bem espertas, colocam seus ovos a noite, sozinhos ou em pequenos grupos. Elas produzem de 100 a 200 ovos, que são postos em plantas, normalmente onde se encontrem grandes quantidades de afídeos. As larvas, como já dito, são predadoras quando detectam uma possível presa agarram-na e injetam o seu suco digestivo com as maxilas; os órgãos de um afídeo podem ser dissolvidos em 90 segundos. Uau!!!!

Um Crisopídeo adulto!

Larva de Chysopidae! Foto: Reprodução/ncsu

Olha que fofo: os ovinhos de Chrysopidae são pedunculados… Ficam penduradinhos por um fio.

——————————————–

Comentários

Novidades

Topo