Animais

De quem será este casulo de ouro?

“Encontrei esse casulo no meu local de trabalho, achei ele muito bonito e Gostaria de saber que tipo de borboleta sai desse casulo? É muito comum essa coloração dourada em casulos?” Nayara Larissa – Vitória de Santo Antão/PE

 


Olá Nayara. Bom, na verdade você não encontrou um casulo e sim, uma crisálida. A diferença entre crisálida e casulo, você pode ver clicando AQUI.

Mas vamos ao que interessa: de quem é aquela “peça” metálica, linda encontrada pela Nayara. Vocês não vão acreditar, mas esta crisálida pertence a uma das borboletas mais comuns do Brasil, podendo ser encontrada em todo território nacional. Acredito que se trata de uma borboleta da família Nynphalidae, gênero Mechanitis.

Eu não arriscaria em dizer o nome da espécie, pois este gênero possui cerca de 90 espécies e todas são muito parecidas quando adultas e também enquanto pupa. O ciclo é rápido, demora cerca de um mês entre o ovo (que mede 0,1 cm) e o adulto (6, 5 cm), as lagartas se mantêm juntas até a fase de pré-pupa, numa estratégia de proteção. Suas crisálidas não passam de 2 cm e mais se parecem jóias douradas metálicas.

486509_505846592775526_790041827_n

Incríveis jóias douradas…  Espetacular!

Os adultos podem viver vários meses, e efetuam postura dos ovos agrupados de cor clara na face superior das plantas alimento. Possuem um vôo baixo e preferem locais próximos a matas e bosques. Alimentam-se do néctar de flores da família Asteracea (algumas medicinais), mas também não dispensam uma refeição numa porção rica em nitrogênio encontrada nas fezes de aves. As Mechanitis são borboletas dóceis e facilmente adaptadas aos borboletários.

MVC-095S

As Mechanitis são borboletas dóceis e facilmente adaptadas aos borboletários.

3154376880_4027bcbdd7_b

Adulto: Mechanits sp. (linda, não é?)

MVC-072S

Uma fêmea colocando seus ovinhos… muito pequenos e frágeis!

MVC-066S

Lagartas… Sempre pertinho uma das outras!

mechani

A mágica da natureza, de dentro da joia sai uma linda borboleta!

Fonte: Borboletas.br


Comentários

Novidades

Topo