Animais

O peixe mais feio do mundo tem cara de gente!





Já até perdi conta dos emails que tenho recebido pedindo para falar sobre o “Blobfish”. Os leitores querem saber quem ele é, de onde vem e até porque algumas pessoas acham que ele tem cara de gente. 

Esse peixe feioso com cara “humanóide”, que vira e mexe aparece nos blogs, pertence a família Psychrolutidae e ao gênero Psychrolutes, que possui 13 espécies. Pode chegar a 30 centímetros de comprimento. Tem uma consistência gelatinosa (como uma bolha de gel) e o corpo é sempre coberto de lodo e muco, tem densidade um pouco menor que a água e isso facilita que seja levado com facilidade pelas correntezas, isso é bom pois, ajuda a economizar energia e evita o uso dos seus músculos que acabam ficando flácidos.


Ele raramente encontrado vivo, pois vive em águas profundas (800 metros). Por causa da pesca indiscriminada na Austrália e nova Zelândia, estão em risco de extinção. Na verdade os Blobfish não são peixes comestíveis, mas ele frequentemente vem sendo capturado pelos pescadores de arrasto. Como ele não possui uma musculatura que facilite o deslocamento, são peixes muito vulneráveis a este tipo de pesca.

blobfish-pic-caters-771402167-197211

A função da probóscide (que seria o “nariz” ) ainda é desconhecida. Normalmente se alimenta de sedimento e espera que algo melhor “apareça” como moluscos, crustáceos e ouriços.

dd755e23d3970122b698b956daa4551e

Ele raramente encontrado vivo, pois vive em águas profundas (800 metros). Por causa da pesca indiscriminada na Austrália e nova Zelândia, estão em risco de extinção.

Comentários

Novidades

Topo