Curiosidades

Por que engasgamos?

Por que engasgamos?
Esse texto foi informativo para você?

“Quase morri engasgada com um pedaço de pão. Bateram na minhas costas, fiquei tossindo, quase vomitei tudo. Me explica por que a gente engasga?” Karen Oliveira – Recife / PE

É horrível, não é Karen? Bom, o engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado para o sistema digestivo.  A tosse provocada parece ser a única saída para o desespero! Engasgar significa que a comida sólida ou líquida passou pelo lugar que não deveria. Nossa  laringe, localizada na garganta, é formada por estruturas de cartilagem – um tecido resistente e flexível – entre as quais está a epiglote, que poderia ser comparada a uma tampinha. Essa epiglote pode abrir e fechar, independentemente da nossa vontade, por várias vezes ao longo do dia, regulando a passagem do ar e dos alimentos.


Só que ás vezes esta laringe falha no fechamento, principalmente qunado comemos muito rápido. O alimento que deveria ir para o esôfago pelo caminho errado, ou seja, ele é desviado para a laringe. Nossa laringe existe apenas para receber ar e controlar sons da nossa fala, recebendo alimento ele sofre uma irritação que é o engasgo. Assim que a laringe percebe que não é ar que está ali, as terminações nervosas da laringe reagem provocando a tosse para expelir o material que pegou o caminho do aparelho respiratório. A expulsão ocorre pelos orifícios de entrada do ar, tanto pela boca quanto pelo nariz, e o engasgo passa. Mas é uma reação bem incomoda de sentir!

O engasgo é um jato de ar disparado pelas terminações nervosas da laringe que desobstrui a passagem de ar para os pulmões.

por-que_engasgamos

O engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado!

————————————————————–


Comentários

Novidades

Topo