Curiosidades

Por que engasgamos?

“Quase morri engasgada com um pedaço de pão. Bateram na minhas costas, fiquei tossindo, quase vomitei tudo. Me explica por que a gente engasga?” Karen Oliveira – Recife / PE




É horrível, não é Karen? Bom, o engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado para o sistema digestivo.  A tosse provocada parece ser a única saída para o desespero! Engasgar significa que a comida sólida ou líquida passou pelo lugar que não deveria. Nossa  laringe, localizada na garganta, é formada por estruturas de cartilagem – um tecido resistente e flexível – entre as quais está a epiglote, que poderia ser comparada a uma tampinha. Essa epiglote pode abrir e fechar, independentemente da nossa vontade, por várias vezes ao longo do dia, regulando a passagem do ar e dos alimentos.

Só que ás vezes esta laringe falha no fechamento, principalmente qunado comemos muito rápido. O alimento que deveria ir para o esôfago pelo caminho errado, ou seja, ele é desviado para a laringe. Nossa laringe existe apenas para receber ar e controlar sons da nossa fala, recebendo alimento ele sofre uma irritação que é o engasgo. Assim que a laringe percebe que não é ar que está ali, as terminações nervosas da laringe reagem provocando a tosse para expelir o material que pegou o caminho do aparelho respiratório. A expulsão ocorre pelos orifícios de entrada do ar, tanto pela boca quanto pelo nariz, e o engasgo passa. Mas é uma reação bem incomoda de sentir!



O engasgo é um jato de ar disparado pelas terminações nervosas da laringe que desobstrui a passagem de ar para os pulmões.

por-que_engasgamos

O engasgo é um sinal de que o alimento que você ingeriu percorreu o caminho errado!



————————————————————–

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. eduardo

    em

    certo, mas quando a pessoa se engasga de tanto rir, qual seria a explicação lógica para isso?

    • cristiane

      em

      engasgo com saliva o processo é o mesmo, pois na laringe só pode entrar ar.

  2. Matheus Rodrigues

    em

    Meu Deus,qual é o nome da pessoa que fez essa explicação sobre algo que ocorre muito com o ser humano que é o engasgamento,achei perfeito a explicação, Parabéns!

  3. Josy

    em

    Eu concordo com o Matheus, vc esta de parabens pela explicação.

  4. michel

    em

    Muito boa explicação! valeu!

  5. sandra

    em

    voces publicaram o engasgo com alimentos, mas e quando engasgamos mesmo sem comer nada isso pode ser sintomas de alguma coisa?doença? ou sei lá! estou preocupado pois engasgo com muita facilidade e frequencia só com a saliva na maioria das vezes…obrigado e as matéria são muito boas tem sanados muitas das minhas dúvidas..bjus

    • brunakelly

      em

      Acredito que o fato de engasgar com facilidade é por que a saliva entra na Laringe com facilidade, estou certa?

  6. patricia

    em

    Sempre que como pão ou massas tenho a sensação de engasgo….Seria alguma doença?

  7. Lara

    em

    Parabéns pelo site, finalmente achei alguém que explicasse bem como ocorre o engasgo!
    Mas na primeira linha do 2º parágrafo ta escrito “qunado”. Só to avisando :s.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo