Animais

Como é feito o soro para picada de cobras?

Como é feito o soro para picada de cobras?
Esse texto foi útil para você?

Eu adoro cobras, queria ter uma aqui em casa, mas minha mãe não deixa. Eu queria saber como é fabricado o soro antiofídico? Ouvi dizer que o veneno da cobra é aplicado no cavalo. É verdade?” João Victor – Espírito Santo




É verdade sim, João. Usar o cavalo é parte do processo para obtenção do soro antiofídico. As cobras, também chamadas de serpentes ou ofídios possuem uma grande variedade de espécies venenosas. Apesar de existirem soros específicos para diferentes gêneros de cobras, um dos processos de produção seguem o mesmo padrão.

O veneno é extraído da serpente capturada previamente. Em geral, ele fica armazenado em glândulas localizadas na cabeça da serpente e são como bolsas venenosas. As sepentes possuem um dente como um pequeno furinho de por onde sai o veneno (veja a figura). Estes dentes são ligados àquelas glândulas.

Uma vez coletado, o veneno é introduzido no cavalo em doses leves incapazes de matar o animal, isso porque os equinos apresentam forte resposta imunológica e maior resistência a venenos e toxinas e seu organismo reage desenvolvendo anticorpos. Após cerca de 2 meses, o sangue do cavalo é retirado e está, obviamente, repleto de anticorpos, é dali que o soro é produzido: são retirados cerca de 15 litros de sangue (uau!!!), a parte líquida (plasma) rico em anticorpos passa por alguns processos de purificação e testes de controle de qualidade, para daí então, estar pronto para o uso em seres humanos.



extracao-veneno-cobra

Em geral, o veneno fica armazenado em glândulas localizadas na cabeça da serpente e são como bolsas venenosas.

Geralmente com o término do processo as hemácias, que formam a parte vermelha do sangue, são devolvidas ao animal para reduzir os efeitos colaterais da retirada de um volume grande de sangue. E daí, tudo fica bem com o “cavalo doador”!

O soro anti-ofídico é administrado pela via intravenosa. Ele neutraliza os efeitos tóxicos do veneno, é uma parte importante do tratamento da maioria das mordidas de cobra. Mas o tratamento ainda inclui dose de reforço da vacina antitetânica e, ocasionalmente, é necessária a administração de antibióticos.



Peeling-de-veneno-de-cobra-02

As serpentes venenosas possuem um orifício dos dentes ligados a uma bolsa de veneno!

BIO1_070

[1] o veneno é retirado [2] injetado no cavalo que produz anticorpos [3] o sangue do cavalo é retirado [4] o plasma contendo anticorpos é usado na produção do soro antiofídico.

——————————————

FONTE
FONTE


15 comentários

15 Comments

  1. manotroll

    em

    casete 15 litros de sangue caraca quamto tem um cavelo 45 litros ?
    semdo que uma pessoa o massimo que da pra tirar e 2 litros certo ?
    mesmo com metede retirada ainda comtinua fumsionando
    como o noso corpo faz pra produzir o sangue ?
    ja acompanho o blog a alhum tempó via RRS,FEED

    • Pois bem Manotroll, o sangue é produzido no interior dos óssos, onde se encontra a medula óssea, e ele é constituído de eritrócitos (hemáceas), plasma e outras células. Um ser humano chega a ter de 4 a 6 litros de sangue de acordo com sua estrutura corpórea (se não me engano). Um cavalo não consegui achar quantos litros de sangue possui.

      Se quiser aprender mais coisas sobre o que levar para um acampamento, como se vestir quando for para o mato, quais procedimentos tomar quando alguem for picado por uma serpente etc, acesse:

      http://www.euquerobiologia.blogspot.com
      Guellity Marcel

  2. Ricardo Rodrigues

    em

    Só para acrescentar: Toda cobra é uma serpente, mas nem toda serpente é uma cobra. Esse nome foi dado às “cobras-rei”, ou “Najas” pelos colonizadores portugueses quando chegaram às Índias. Portanto, cobras são os representantes da família Elapidae que possuem aba nucal e conseguem deixar pelo menos 1/3 da parte anterior do corpo ereta. (COSTA, A. L. M. C. da. Como nasce uma língua. 2007).

    Outra coisa.. Toda serpente é venenosa, mas nem todas são peçonhentas.

    -Como? Porque?

    Bem, serpentes peçonhentas são somente aquelas que possuem o aparato para inoculação do veneno na sua presa (3 tipos: Solenóglifa, Proteróglifa e Opistóglifa). O veneno das serpentes peçonhentas serve principalmente para paralisar a presa e auxiliar na digestão, de forma que alguns minutos depois que a presa é picada, seu corpo inicia o processo de liquefação.

    Mas porque as serpentes que não são peçonhentas também são consideradas venenosas?

    Bem, estas são as serpentes chamadas de Áglifas, e o seu veneno encontra-se na mucosa bucal, que apresenta quantidade imensa de microorganismos infecciosos, também no intuito de auxiliar a digestão. Entre estes microorganismos está a bactéria que transmite o tétano. Por isso que uma mordida de uma serpente áglifa (como a Jibóia – “Boa constrictor”) também deve ser levada à sério.

    Parabéns novamente pelo blog, fazer a ciência se tornar atrativa para leigos é uma arte! =)

    Abraço!

  3. Maria Angélica

    em

    Desvirtuando um pouco o assunto, me lembro que a diferença entre soro e vacina estava nos agentes : antígenos e anticorpos.
    Qual deles é feito com antígenos e qual é com anticorpos ?

  4. thaina

    em

    gostei desse site é muito bom para a apredisagem continuem assim. 😀 :p :love:

  5. duda

    em

    adorei a explicação do soro eu presisava para aprova 1.000 bejokas:kiss: :ki:) ss: :kiss: :kiss duda 100% vida loka:evil: :p :whistle: 😀

  6. maria

    em

    adorei aexplicaçoa muito explicado

  7. johny

    em

    olá Ricardo,vc parece entender muito sobre o assunto,será que vc poderia me explicar o que são duas partes que aparecem ao lado do aparelho sexual da cascavel,é muito parecido com umas patinhas,tem até unhas…

  8. :alien: iae gostei da picada da cobra ali viu é muinto massa velho esse veneno deve ser o fraco kkkkkk mas tamo junto tchau falo *_*XD S2 👿 KKKK SOU EU ESTRANHO DE NOVO FALO GALERA

  9. Muito bacana seu Blog! Eu também tenho um sobre biologia, se chama Euquerobiologia e nele falo das minhas pesquisas, minhas viagens etc.

    Podemos fazer uma parceria?

    Abraço!
    http://www.euquerobiologia.blogspot.com

  10. Max Menezes

    em

    Excelente blog, muito bacana que existam pessoas que ainda utilizam a Internet como ferramenta informativa, instrutiva e cultural.
    Parabéns pelo trabalho. Agora, desculpe mas não poderia deixar de fazer um comentário a respeito dos “comentários”:
    A princípio deixo bem claro que não sou professor de português, tenho só o ensino médio completo, o que não me impede de ler, e tentar ser correto com minhas escritas certo?
    Mas o fato é: um blog tão bem trabalhado e tão instrutivo como esses recebe um comentário de alguém que em apenas 05 linhas assassina 10 palavras já é sacanagem cara!!! Não vou nem citar o nome do infeliz, que nem sequer repassa o que escreveu e já vai enviando, fala sério cidadão!!
    Descobriram? As palavras são: Cassete, quanto, cavalo, senso, máximo, metade, continua, funcionando, nosso, algum. Ah, presta atenção mano! Leia um pouco, faz bem pra caramba…

  11. Adriana

    em

    valeu foi de grande ajuda.

  12. Ana

    em

    o bom de ser ser cavalona é que é imune a picada de cobras brincadeira

  13. elizangela

    em

    o meu filho foi picado e isso resolveu muito

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo