Curiosidades

Veja cortes histológicos de alguns componentes da nossa pele!

Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pelos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas anexas.

UNHAS: Muita gente não sabe, mas as unhas são células da epiderme, firmemente aderidas, duras e queratinizadas. Possuem corpo, margem livre e raiz. Seu corpo é rosado devido à capilarização. Tem a função de possibilitar a manipulação de pequenos objetos e proteção da extremidade dos dedos.




Muita gente não sabe, mas as unhas são células da epiderme, firmemente aderidas, duras e queratinizadas.

———————————————-

PÊLOS (CABELOS): Os pelos são acessórios anexos da pele. São responsáveis manutenção da temperatura corporal. São células fundidas, mortas e queratinizadas, formada por uma parte externas (haste) e uma interna (raiz). A base do folículo é o bulbo que contém a papila (vascularização responsável pela nutrição) e a matriz (que tem a função de formar novos pêlos).



Os pelos são acessórios anexos da pele. São responsáveis manutenção da temperatura corporal.

———————————————-



GLÂNDULAS SEBÁCEAS: Se concentram no folículo piloso, onde abrem-se diretamente no canal do pelo. Estas glândulas não existem nas palmas das mãos e na planta dos pés. Estas secretam sebo, que impede o ressecamento do elo, a evaporação excessiva de água, mantém, a pele macia e evitam a proliferação de certas bactérias.

Se concentram no folículo piloso, onde abrem-se diretamente no canal do pelo.

———————————————-

MELANINA: Dá a cor do amarelo ao negro para a pele. A quantidade de um indivíduo para o outro é a mesma, o que diferencia a tonalidade da pele é o Pigmento Caroteno, quanto mais pigmento, mas escura será a pele.

Dá a cor do amarelo ao negro para a pele.

———————————————-

GLÂNDULAS SUDORÍPARAS: Responsável pela produção e transporte do suor, atuando como regulador térmico e eliminar substâncias tóxicas.

4 comentários

4 Comments

  1. felipe

    em

    tenho uma dúvida .. o DNA que eles tiram do fio de cabelo é encontrado no fio todo ou somente na raiz ?

    • Lana

      em

      Acho que é somente pela raiz do cabelo

  2. Vivian

    em

    :p como o DNA pode ser feito??
    :whistle:

  3. Tati

    em

    e de novo me ajudando a estudar histologia. Vc colocou uns cortes muito lindos!! =) O do folículo piloso, quase impossível de encontrar assim na lâmina de pele… as lindo demais!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo