Sua saúde

Quem é o bicho de pé? De onde ele vem?

Bicho de pé: que bicho é? Como pega? Transmite doenças?

Quem é o bicho de pé? De onde ele vem?
4.3 (85%) 4 votes

“A dúvida que tenho é em relação ao famoso bicho de pé. Que bicho é? De onde que ele vem? Como pega? Tem alguma relação com o Bicho geográfico? Por que é necessário retirá-lo? Queria saber se transmite doenças?” José Maurício 

Olá José Maurício! Esta é uma informação importante. O Bicho-de-pé é um inseto da ordem siphonaptera, ou seja, é uma pulga e pertence a família dos Tungídeos. O nome científico é Tunga penetrans, mas este nome popular foi dado devido a  preferência que o inseto tem em penetrar no canto das unhas ou entre os dedos do pé, onde a pele é macia e fina. No entanto, pode-se “pegar” o bicho-de-pé em qualquer parte do corpo.

O que muitas pessoas não sabem é que quem parasita o homem (e animais) são apenas as fêmeas. Isso mesmo! As fêmeas assim que são fecundadas precisam se nutrir do nosso sangue para o desenvolvimento dos seus ovos. Por puro instinto, ela salta em direção ao hospedeiro (geralmente, encontram nosso pé, né?).




Na primeira oportunidade, ela penetra pela pele e aloja-se no corpo do hospedeiro, a região do abdome fica paralelo à superfície da pele, de maneira que os ovos vão ficando prontos, são expulsos para fora pelo ovopositor que podem chegar a 200 ovos durante este período. Enquanto isso, a mamãe se alimenta do sangue, causando inicialmente uma “coceirinha gostosa”.

Bicho de pé: que bicho é? Como pega? Transmite doenças?

Adultos  de Tunga penetrans.



No período em que está no nosso corpo, a fêmea pode alcançar o tamanho de uma ervilha  e causar muito incomodo, mas assim que coloca todos os ovos, ela morre e o organismo expele o bicho morto para fora. Mesmo sabendo disso, o ideal é removê-la antes disso. Com uma agulha esterilizada é possível retira-la com facilidade, porém é preciso tomar cuidado para não deixar nenhum pedaço do bicho na pele, o que pode causar infecções. As larvas do bicho-de-pé são de vida livre. Vivem em chão de terra, solos arenosos e praias se alimentando de detritos orgânicos. Ao se tronarem adultos, saem em busca do parceiro para reprodução para reiniciar o ciclo.

O bicho-de-pé não tem nenhuma relação com o bicho-geográfico. Aliás, ele se quer são parentes próximos. O bicho-geográfico são larvas de vermes de cães e gatos que penetram na nossa pele e não conseguem completar o ciclo. Leia sobre eles AQUI.



Bicho de pé: que bicho é? Como pega? Transmite doenças?

Ovos de bicho-de-pé! 


43 comentários

43 Comments

  1. gugs

    em

    eca. :sick:

  2. Aline

    em

    Oi Karlla, é a primeira vez que acesso esse blog, e achei ele DIVINO !
    sou estudante de biologia, e sou fascinada!
    Sempre estive a procura de bons sites, e agora achei o seu ! (:
    😀

  3. Maria Angélica

    em

    Ouvi dizer que eles são transmitidos pelas galinhas . Jà peguei bicho-de-pé, minhas mãe também, mas nunca tivemos contato direto com galinhas.
    A[agua do mar faz eles morrerem Quais s’ao os perigos de infec;’ao (interroga;’ao)
    NO meu caso, tratei com antibi[oticos gran negativos, mas a melhora s[o houve com a desinfesta;’ao.
    (desculpe, meu teclado estah desprogramado)

    Obs< ainda espero o post sobre a lacraia . Ainda n;ao sei se eh venenosa, se h[a soro ou vacina, e elas continuam invadindo minha casa .
    Beijos grandes da sua fa.

    • ANGEL _ Não esqueci da lacraia… estou vendo uns assuntos sobre arthorpodes venenosos para um apalestra e com certeza tiro o seu post de lá. beijocas… não vai sumir hein?

  4. Flávio

    em

    Eu, quando era garoto… “menino da cidade”…. estava no interior de MG, passando férias, qdo voltei sentia uma “coceira” gostosa no pé… Observei um pontinho preto e perguntei para minha vó. ela disse que era um “bicho do pé” pegou a ta agulha e dalhe tirar o bichino, mas eu ja havia coçado tanto e apertado o “pontinho preto” que acabei esmagando o “pobrezinho”… rssss
    Execelente blog !
    Abrax !

  5. E.U.

    em

    Tem um homem aqui na minha cidade que tinha tanto bicho-de-pé que tiveram que amputar a perna dele. Quando soube disso pensei que fosse mentira, mas li que é possível sim que se chegue em um estágio que seja necessária a amputação…

  6. E.U.

    em

    Karlla – Aqui vai uma breve explicação acerca da amputação em casos de bicho-de-pé: “Sua permanência dentro da pele causa coceira, infecções e inchaços dolorosos. Se o inseto não for retirado e o local, esterilizado, pode ter conseqüências perigosas, como inflamações mais graves, úlceras, tétano ou gangrenas, que, em alguns casos, levam até à amputação da perna”, afirma o dr. José Henrique Guimarães, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). (fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/bicho-do-pe-males-pode-causar-ao-homem-442234.shtml). Pelo que pesquisei, o problema torna-se grave quando a pessoa têm muitos bichos-de-pé, o que, em geral, causa gangrena, obrigando os médicos a amputarem o membro. Espero que tenham gostado da explicação. 😀

  7. mah

    em

    eca :sick: eu tenho pavor de bicho de pé!

  8. Leandro Hosken

    em

    Oi Karlla, vc sabe uma maneira ecológica de controlar ou dedetizar? Vou pulverizar suco de mastruz pois assim q controlo as pulgas dos cachorros.

    • Leandro – Infelizmente não conheço uma formula ecológica para detetizar. MAs sei que existem e são boas. Se eu encontrar algum material publico aqui, ok?

  9. Vera Paula

    em

    nojento querida essas pulgas né? meu sobrinho estava com uns 6 bichoo no pé. Como será que ele aguentava e ele não queria tirar… nojento! :sick:

  10. Viviane

    em

    😀 Parabéns!!pelo site e reportagens…simplesmente adorei este site..que vcs possam sempre dar boas informações aos estudantes de biologia em geral.
    Abraços Carinhosos..! 😉

  11. luciana

    em

    queria só valores de referência de um hamograma e encontrei um almanaque de informações sobre os bichinhos do nosso cotidiano. Parabéns adorei o teu blog

  12. Carol

    em

    Já tive isso :P, mas não era tão nojento assim >.<

  13. Sem falar que coça pior do que pulga!!!!!!!

  14. aline

    em

    Adorei em um o site só gostaria de saber como eliminar estas pestes pois ñ sei de nem enceticida para exterminar com eles se souberem publiquem po favor. 😮

  15. ANGELA

    em

    PEGUEI BICHO DE PE NO MEU SITIO,TIREI O BICHO A PELE JA MELHOROU SO QUE CONTINUA COÇANDO MUITO NAO AGUENTO MAIS,POR FAVOR ME AJUDE…

  16. danielle

    em

    eu peguei na praia, dói pra caramba
    meus dednhos estão inchados
    e quando toco dói
    confesso que estou morrendo de medo de tirar
    se vcs souberem de um remédio para elimila-los
    agradeçoooooo…

    • Claudio Freitas

      em

      Danielle, se ainda não te responderam, vou te indicar Tiabendazole em forma de pomada ou creme, passe por uns três dias e terás a solução…

    • leonardo

      em

      tira bicho de pe com agulha eo remediu e so com alcool pois assim mata todos os ovinhos q ele deixa no pe !

  17. Amanda Moraes

    em

    Bom, não sei se é verdade mas além dos meus pais, muitas pessoas que eu conversei notaram que atualmente os casos de bicho-de-pé diminuiram bastante, talvez seja porque as pessoas estão tendo menos contato com a terra, já que moramos na cidade né. E na praia também, nunca peguei e não conheço ninguém que tenha pegado.
    Obs: Muito legal a matéria, adorei seu blog *-*

  18. catia

    em

    olá , tudo bem ?

    aparecerou uma lacraia bem pequenininha no pano de chão em casa.eu acho que vieram dos vasos de plantas, por que comprei bastantes terra nova. vc acha que deve ter mais no vaso? estou com medo , não quero esses bichos aqui.
    vc conhece algum veneno pra eue eu colocar em vasos de plantas pra matar possiveis lacraias?
    só que eu quero matar só as lacraias e não as plantas .

  19. Lívia

    em

    Karla , adoorei o seu blog , eu conheço ele desde quando minha irmã foi fazer um trabalho de ciência , é um otímos site onde vc pode ver as curiosidades do dia a dia , e tirar dúvidas.

    Parábens s2

  20. agnaldo

    em

    muito legal parabens , valeu

  21. Neto

    em

    to com uns 14 aki no pé, 8 medios,1 rainha e o resto de filhote, vou retiralos , vida ou morte .

  22. oi adorei o site mas uma pergunta se eu pega bicho
    de pé e o pé fica cheio de bolinha preta
    assim mesmo tem um tratamento

  23. José das Graças de Oliveiras

    em

    Karlla, tenho muitas histórias de bichoi-de-pé, que vem desde criança. Esse bichinho é nosso conhecido e faz tempo. Quando se tem muitos bichos no pé, e em uma região, é caso de tratamento mesmo e a pessoa é levada ao posto de saúde, onde corta-se a pele por cirurgia. para matá-los e faz o tratamento de cura, do dano causado pela operação. Para matar a coceira, que continua mesmo depois de tirá-los, usa-se colocar querozene no local. Olha, não sei em quantos habitat, eles se reproduzem, mas onde tem galinhas, porcos e cachorros eles existem, mas também devido ao asseio. O de porco coça muito, o de cachorro doi muito e o de galinha não doi e nem coça, daí, quando se vê, estão enormes nos pés, principalmente.

  24. Po maneiro acabei de tirar com agulha… E e a 1° vez que estro no site e eu achei muito legal

  25. Nathália

    em

    nossa acabei de tirar um do meu pé e saiu tanto ovinhos pequenininhos rsrs , mais tenho medo de ter ficado algo ainda no meu dedo corro risco de pegar mais bixo do pé cm os ovinhos q ficaram ????????

  26. Cíntia

    em

    Oii!!! Nossa to super preocupada pq minha tia tem problemas mentais… E ela ta com mtos bichos d pé. Ela não aceita ir ao médico, chegamos ate pedir agentes d saúde para virem na casa dela mais ta mto complicado… E estamos com medo de algo mais grave acontecer com ela. Existe algum medicamento q podemos fazer uso para q eles saiam?

  27. oitchau10

    em

    😀 Meu avo pegou um bicho de pé e arrancou ele com a faca 😀

  28. naiara

    em

    nossa!!!FOI BOM PASSAR POR AQUI !!! peguei um bicho de pe ontem sofri pra tirar ui ui doi demais,nao gosto nem de pensar.Tirei minhas duvidas sobre o danado bichinho.bjss

  29. cecilia

    em

    o que fazere depois que tira o bicho de pe (no meu caso nao cocou nunca e nao doeu pra tirar) minha amiga tirou com agulha e nao estourou o bichinho. ja lavei mas posso colocar band-aid?

  30. fabiana batista

    em

    a minha filha pegou este bicho de pe , eu nao sabia retiar estorei a bolsa , e fiquei muito preocupada ela só tem 5 ano fiquei asustada tieri sem pensar e depois wu parsei um alcoool sera quer eu fis serto?

  31. igor

    em

    Se vc pegou o bicho de pé, o certo é ir em um posto de saúde para alguém tirar. Se tem alguém que vc confia que tire, peça a ela! O bicho de pé pode ser a porta de entrada para uma série de infecções, entre elas, o tétano. Para tirar, pegue uma agulha, queime-a até a ponta ficar escura ou use álcool garantindo que você faça a limpeza de modo eficaz. Retire o bicho de pé cutucando, furando a pele e contornando o ponto preto amarelado, para depois arrancá-lo com a agulha. Após use álcool, acetona a vontade, podendo colocar sal para fechar o buraquinho que vai ficar.

    Evite calçar sapatos por 24 horas, senão tiver como, pelo menos umas 6 horas depois e protegendo o machucado.

    O remédio ivermectina, pode matar o bicho em alguns dias sem precisar tirá-lo. Tome um comprimido para cada 30 kg que vc possuir. Repita o mesmo procedimento uma semana depois. Mas o certo é tirar o bicho! O certo é sempre tirar o bicho, para evitar infecções.

    A infecção começa vermelha, um vermelhidão, depois evolui para um roxo escuro. Nunca deixe ele chegar nesse estado! Quase perdi meu pé! Tive que tomar antibióticos muito fortes! Não brinque com o bicho de pé!!! Fica aqui meu aviso e lhe desejo melhoras!

    Abraço

  32. robson

    em

    bah,ja tive bicho de pé e nao morri de tétano,nao deu nada tirei com um espinho de um limoeiro,e eu deixei o bichinho crescer no pé pra quando eu tirar ficasse o buraco hauhauhaua.
    pelo menos antigamente nao se pegava doenças,agora nao sei hoje né que até andar descalços já não é mais seguro.

  33. D. Regina

    em

    Karlla, só uma correção: a primeira imagem não é da Tunga penetrans. A tunga penetrans tem os segmentos do tórax muito mais curtos, como você pode ver nessa imagem: http://www.icb.usp.br/~marcelcp/Imagens/sifo7.jpg
    A imagem que você postou parece ser uma Xenopsylla cheopis.
    Tenho melhores imagens da Tunga penetrans, se quiser, entre em contato!
    Abraços!

  34. RenneR

    em

    Tbm já tive Bicho de pé e bem legal no começo da uma coceirinha boa mesmo!!!
    e esperei pra tirar ele dpois que ele já tinha colocado os ovinhos só pra ver o buraquinho tbm!!!
    e muito bom quando se esta tirando ele!!!!
    kkkk

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo