Curiosidades

Bambu-moso: a planta que cresce cerca de 1 metro por dia!

“Gostaria de saber qual a planta que tem o crescimento mais rápido. Ouvi dizer que algumas plantas tem o crescimento tão rápido que pode ser percebido de um dia para o outro.” Gláucia Cristina – Nova Iguaçu/RJ




Gláucia, obrigada pelo carinho. Fico muito feliz quando percebo que realmente tenho ajudado meus leitores. Bem, isso é verdade mesmo: algumas plantas possuem o crescimento rápido o bastante para ser perceptível aos nossos olhos. Algumas trepadeiras possuem esta habilidade, no entanto, o vegetal como crescimento mais rápido que se conhece é o Bambu-moso, chamado de Phyllostachys edulis na comunidade científica.

Os bambus de maneira geral crescem apenas nos primeiros anos de vida. Depois de maduro, por mais longa que seja a vida (alguns vivem mais de 100 anos), o bambu não cresce 1 milímetro sequer. Isso, porque ele prefere canalizar suas energias para a formação de novos brotos e com isso, formar aquelas aglomerações que vemos por aí.



phymos_a_turner

o vegetal como crescimento mais rápido que se conhece é o Bambu-moso, chamado de Phyllostachys edulis na comunidade científica.

O Bambu-moso é um dos maiores e mais belos podendo chegar a 75 metros de altura e com o diâmetro em torno de 20 cm. Mas o mais impressionante é mesmo a rapidez no seu crescimento. Existem registros de um único broto que cresceu 1 METRO EM UM ÚNICO DIA, ou seja, 4 CENTÍMETROS POR HORA. Outro registro comprova um exemplar que cresceu 20 metros em apenas 2 meses.



ph_pub10

O Bambu-moso cresce literalmente alguns centímetros por hora. Uau!!!

————————————–

FONTE: RECORDES DA NATUREZA – Mark Carwardine

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. Augusto

    em

    Gláucia, obrigado pelo carinho no meu bambu que cresce um centímetro por segundo

  2. Alberto

    em

    Bambu-moso é o bambu madake com outro nome,ou é outro bambu? Pois andei pesquisando com qual bambu é feito o shakuhaci a flauta de bambu japonesa, e o nome é madake e disem que o madake tambem cresce 1 metro por dia…

  3. gian

    em

    Onde posso achar o bambu mosso no estado de sao paulo?

    • Anoca Vi

      em

      É muito difícil de achar, normalmente são encontrados nas lojas + famosas de seu estado onde vendem sementes.

  4. Mariluz Teixeira

    em

    Tenho plantado algumas arvores, em minha casa,algumas inxertadas uso adubo e tudo que e indicado, e elas nao crescem ficam com o mesmo tamanho , isso durante muito tempo, tem um pe de Ficos ou como chamamos sombrero plantado ha 8 anos e esta com 2.00 mt, nem a gramado vai . nao sei mais oque fazer. Ficarei grata se puder me ajudar
    Obrigada. Mariluz

  5. Anoca Vi

    em

    São só os Bambus que crescem tão rapído?
    Você não poderia me dizer se há outra planta que cresce rápido?

  6. Higor

    em

    O nome do Bambu mosso é ‘Phyllostachys edulis’, esta faltando um S depois do ‘phyllo… ‘

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo