Animais

Os 5 besouros mais incríveis do planeta!



Os coleópteros (Coleoptera) constituem uma ordem de insetos popularmente conhecidos como besouros onde temos os escaravelhos, joaninhas, gorgulhos entre outros. A palavra Coleoptera que dizer “asas de estojo”, como uma referência a uma importante característica dos besouros: um par de asas anteriores rígidas, conhecidas como élitros, que protegem como um “estojo” as asas posteriores, que são membranosas e delicadas.

1- BESOURO ROLA-BOSTA, o mais nojento:

Fazem uma bolinha de esterco (cocô, mesmo!) de pelo menos 5 milímetros de diâmetro. Rolam esta bolinha até encontrar um lugar legal para enterra-la. A bola de cocô serve de alimento para o Rola-bosta, e a fêmea coloca seus ovos sobre a bolinha fedida para que suas larvas tenham o que comer quando nascerem… Ecaaa!!!!


Animals-Dung-Beetle

Fazem uma bolinha de esterco (cocô, mesmo!) de pelo menso 5 milímetros de diâmetro.

2- BESOURO RINOCERONTE, o mais forte:

Ele parece mesmo um rinoceronte. Os machos tem um chifre enorme que usa para lutar na disputa da fêmea. O vencedor pode copular com a fêmea. Ele suporta 850 vezes seu próprio peso, seria o mesmo que se um homem adulto levantasse quase 60 toneladas. Caramba!

Chalcosoma_atlas_02(mundodoeu.co

Os machos tem um chifre enorme que usa para lutar na disputa da fêmea. Nessa imagem temos um Chalcosoma atlas.

3- BESOURO BOMBARDEIRO, fabrica uma bomba:

Produz uma substância altamente tóxica e ácida capaz de provocar queimaduras dolorosas até mesmo nos seres humanos. A bomba sai de glândulas no final do abdome e em algumas espécies faz um som “poc!” que dá até pra ouvir.

dc-03-08a

Produz uma substância altamente tóxica e ácida capaz de provocar queimaduras dolorosas até mesmo nos seres humanos.

4- BESOURO TITANUS, o maior do mundo:

Vive na Amazônia e pode medir cerca de 22 centímetros e pesar até 70 g. Além o maior besouro do mundo, é o inseto mais pesado e o maior inseto voador.

titanbeetle

Vive na Amazônia e pode medir cerca de 22 centímetros e pesar até 70 g.

5- BESOURO GIRAFA, o mais esquisito:

Possui parte do tórax muito longo, parecendo um pescoção. São insetos comuns em Madagascar, na costa africana, e só o macho tem o pescoço longo. Na época de reprodução eles enrolam folhas para que as fêmeas depositem os ovos.

tumblr_mfv95uBLtK1rxyvj1o1_500_bk8elp

Possui parte do tórax muito longo, parecendo um pescoção.

Fonte: Revista Recreio

Comentários

Novidades

Topo