Animais

Os 5 besouros mais incríveis do planeta!

Os coleópteros (Coleoptera) constituem uma ordem de insetos popularmente conhecidos como besouros onde temos os escaravelhos, joaninhas, gorgulhos entre outros. A palavra Coleoptera que dizer “asas de estojo”, como uma referência a uma importante característica dos besouros: um par de asas anteriores rígidas, conhecidas como élitros, que protegem como um “estojo” as asas posteriores, que são membranosas e delicadas.

1- BESOURO ROLA-BOSTA, o mais nojento:



Fazem uma bolinha de esterco (cocô, mesmo!) de pelo menos 5 milímetros de diâmetro. Rolam esta bolinha até encontrar um lugar legal para enterra-la. A bola de cocô serve de alimento para o Rola-bosta, e a fêmea coloca seus ovos sobre a bolinha fedida para que suas larvas tenham o que comer quando nascerem… Ecaaa!!!!

Animals-Dung-Beetle

Fazem uma bolinha de esterco (cocô, mesmo!) de pelo menso 5 milímetros de diâmetro.



2- BESOURO RINOCERONTE, o mais forte:

Ele parece mesmo um rinoceronte. Os machos tem um chifre enorme que usa para lutar na disputa da fêmea. O vencedor pode copular com a fêmea. Ele suporta 850 vezes seu próprio peso, seria o mesmo que se um homem adulto levantasse quase 60 toneladas. Caramba!



Chalcosoma_atlas_02(mundodoeu.co

Os machos tem um chifre enorme que usa para lutar na disputa da fêmea. Nessa imagem temos um Chalcosoma atlas.

3- BESOURO BOMBARDEIRO, fabrica uma bomba:

Produz uma substância altamente tóxica e ácida capaz de provocar queimaduras dolorosas até mesmo nos seres humanos. A bomba sai de glândulas no final do abdome e em algumas espécies faz um som “poc!” que dá até pra ouvir.

dc-03-08a

Produz uma substância altamente tóxica e ácida capaz de provocar queimaduras dolorosas até mesmo nos seres humanos.

4- BESOURO TITANUS, o maior do mundo:

Vive na Amazônia e pode medir cerca de 22 centímetros e pesar até 70 g. Além o maior besouro do mundo, é o inseto mais pesado e o maior inseto voador.

titanbeetle

Vive na Amazônia e pode medir cerca de 22 centímetros e pesar até 70 g.

5- BESOURO GIRAFA, o mais esquisito:

Possui parte do tórax muito longo, parecendo um pescoção. São insetos comuns em Madagascar, na costa africana, e só o macho tem o pescoço longo. Na época de reprodução eles enrolam folhas para que as fêmeas depositem os ovos.

tumblr_mfv95uBLtK1rxyvj1o1_500_bk8elp

Possui parte do tórax muito longo, parecendo um pescoção.

Fonte: Revista Recreio

25 comentários

25 Comments

  1. Giovanna

    em

    Demais! Adorei! Amo insetos! 😉 :love: :love: 😀 🙂 🙂 :kiss: 😆

    Parabéns por esse trabalho maravilhoso!

  2. O primeiro é muito nojento mesmo! 😮

  3. thomston

    em

    uma das ordens mais fascinantes do mundo animal eh coleoptera. otimo post amo esses insetinhos. entomologia eh o bixo!!!!!!

  4. Felipe Parada

    em

    O ultimo é igual a um bicho no chrono trigger *0*

  5. Edmilson

    em

    Besouros são show de bola! menos o girafa XD ele eh estranho mesmo u.u e o rola bosta faz bolinahs tao certinhas *-*

  6. Imagina estar caminhando pela floresta Amazônica e um besouro titanus de 22 cm passa voando pela sua frente!! Ó o medo!!

  7. Muito legal seu post.

    Ontem passou um documentério muito interessante na NatGeo de nome Pequenos Gladiadores, falando sobre estes pequenos mas magníficos insetos.

    Abraços,

  8. Braulio

    em

    bichos feios asuahsuh

    grande post!

  9. Aquele moleque com o BESOURO TITANUS deve ser filho do Chuck Norris.

  10. Será que você saber me dizer se alguns tipos de besouros têm piolhos, ou carregam outros micro animais embaixo das asas?

    Ah! Adorei o Site!

    • paulo

      em

      eu crio besouros que possuem chifres,e alguns deles tinham sim pequenos outros bichinhos embaixo dle,mas eu nao sei te falar se eles sao piolhos,ou filhotinhos que os machos (as vezes umas femea)carregam por ai, mas e muito provavvel que sejam algum tipo ddesses bichos como piolhos,carrapatos,etc,pq besouros nao passam por uma fase de sua vida que sao tao pequenos,eles sempre passam e por uma fase larval.
      (espero ter ajudado!)

  11. joao

    em

    o numero 4 eu ja tinha visto no livro dos recordes, mas nunca vi nenhum inseto como o bessouro da quinta foto(ele parace mais eh uma girafa do q um bessouro).

    o post fico muito bom

  12. Olá, nós do TEO estamos iniciando uma área para envio de links, e lhe convidando à enviar os seus para que possamos divulgar seu blog.

    Parabéns e continue sempre assim!

    Seu link está divulgado na URL abaixo:

    http://todoespacoonline.com/links/

    Para enviar mais links utilize o link abaixo:

    http://todoespacoonline.com/links/envie_seu_link.php

    Grande Abraço!

  13. TEO ->Pode dixar que vou passr lá pra deixar meus links, obrigada pelo convite! :love:

  14. Giovanna

    em

    Adoro insetos! Post incrível! Parabéns!
    😀 :kiss:

  15. Vivian

    em

    :ninja: tenho nojo de inseto hahaha… 👿 👿

  16. rodrigo

    em

    2- BESOURO RINOCERONTE, o mais forte: Ele parece mesmo um rinoceronte. Os machos tem um chifre enorme que usa para lutar na disputa da fêmea. O vencedor pode copular com a fêmea. Ele suporta 850 vezes seu próprio peso, seria o mesmo que se um homem adulto levantasse quase 60 toneladas. Caramba!

  17. Igor Rafael

    em

    Esse Besouro Titanus tem veneno? E eu posso jurar q encontrei dois desses aqui onde eu moro(mortos, mas achei). Moro em Santo Amaro – BA

  18. Flávio

    em

    Legal essa. O que eu mais curto são os escaravelhos. Tenho alguns rola bostas da subfamilia Dichotominae. São clássicos.

  19. Adriano Jose

    em

    Hoje de manha observei que meu cachorro estava bebendo aguá de uma poça , achei muito estranho e fui verificar o porque dele não estar bebendo aguá na sua vasilha , Ai pude saber porque, havia um besouro enorme na vasilha dgua dele, um besouro de aproximadamente uns 8 centímetros de comprimento , e com (pinças) tipo ferrão na cor preta e muito agressivo .fui coloca-lo em um pote para mostrar para meu filho, e ele ferrou a lateral do pote . Pergunta… solta-lo, ou entrega-lo para alguém que cuide disso, ?

  20. Lisandro

    em

    Q Nojento oq… Certas Pessoas Sao Nojentas, os Animais Nao, sem os insetos,e todos os animais, Nos Humanos Nao estariamos aqui.. Muito Show o Post ! 😀

  21. Lucas carneiro

    em

    Achei o post sensacional, adoro insetos.

  22. Lucas

    em

    Eu achei a publicação sensacional, sou grande fã do besouro rinoceronte que aguenta 850 vezes o seu próprio peso! Eu queria saber qual seria o peso dele? Porque queria fazer uma estatística ao ser humano, possuir essa habilidade, seria como levar mais ou menos 9 ou 10 elefantes na própria costas!

  23. douglas

    em

    eu sempre vejo besouros, pq perto da minha casa tem mato mt mato um dia eu peguei 7 besouros pequenos depois soltei…

  24. Murillo

    em

    Legal!!!!!! Se um dia eu fizer faculdade de Biologia, vou me especializar em Entomologia, adoro besouros e aracnídeos!!!! Adoro seu blog!!!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo