Curiosidades

Irmãos siameses: quando gêmeos nascem no mesmo corpo [vídeo]

Irmãos siameses: quando gêmeos nascem no mesmo corpo [vídeo]
3.7 (73.33%) 3 votes

Os siameses são gêmeos geneticamente idênticos, e por isso, sempre do mesmo sexo. Eles se formam a partir do mesmo óvulo fertilizado e compartilham a mesma placenta. A formação acontece quando a mãe só produz um único óvulo, que não é totalmente separado após a fertilização. O desenvolvimento do embrião começa a se dividir em gêmeos idênticos, normalmente durante as primeiras semanas após a concepção, mas é interrompido antes que o processo está completo. O ovo parcialmente separado desenvolve em um feto siames.

Nascimentos de gêmeos xifópagos, cuja pele e órgãos internos são fundidos, são raros. Podem acontecer uma vez a cada 200.000 nascidos vivos, e sua sobrevivência é rara: entre 5%  e 25%. Não se sabe porque, mas xifópagos do gênero feminino são três vezes mais prováveis a sobrevivência do que os meninos.

Existe uma terminologia médica para o ponto onde os gêmeos são unidos: nos “Thoracopagus” apresentam unidos pelo coração o que torna quase impossível separá-los, nos “omphalopagus” os gêmeos estão ligados desde o esterno à cintura e geralmente, compartilham um fígado, o sistema gastrointestinal, às vezes funções urinárias; nos “craniophagus” a união é pela cabeça, é o caso mais raro.




abby-and-brittany-hensel

Nascimentos xifópagos acontecer uma vez a cada 200.000 nascidos vivos, e sua sobrevivência é rara: entre 5% e 25%.

A separação cirúrgica de gémeos siameses é um procedimento delicado e de risco, que exige extrema precisão e cuidado. Somente após o nascimento é que os médicos podem usar imagens de ressonância magnética, ultra-som e angiografia para descobrir quais os órgãos estão unindo os gêmeos, a fim de determinar a viabilidade de separação.



Embora seja comum o uso do nome “Irmãos siameses”, este terno não é considerado adequeado, pois os xifópagos não estão limitados a qualquer grupo racial ou étnica, e de fato ter nascido em todo o mundo.

530017-hensel-twins

Somente após o nascimento é que os médicos podem usar imagens de ressonância magnética, ultra-som e angiografia para descobrir quais os órgãos estão unindo os gêmeos, a fim de determinar a viabilidade de separação.



UM CASO FAMOSO: Abby Hensel e Brittany Hensel nasceram em 1990, em Carver County, Minnesota. São um caso a parte, gozam de boa saúde e não apresentam nenhuma complicação comuns nestes casos e por isso chegaram “bem” a idade adulta. Embora sejam pessoas totalmente independentes Abby e Brittany compartilham alguns órgãos vitais, mas possuem vários outros duplicados em um único corpo. Vejam as imagens abaixo e assistam ao vídeo!

Abby___Brittany__Joined_for_Life

Abby Hensel e Brittany Hensel nasceram em 1990, em Carver County, Minnesota.

167188_pasangan-kembar-siam-abigail-dan-brittany-hensel_663_382

\aqui aos 9 anos de idade!

Este vídeo mostra a forma “independente” como as irmãs vivem desde quando eram pequenas. É um pouco longo, mas é tão interessante que vale a pena!

=================================


14 comentários

14 Comments

  1. manotroll

    em

    carai que diferente um amigo meu conhece uma menina que guando soa soa sange
    um xipofago tem a pressao igual a nossa ou e o dobro ?

    • Acredito q a presão seja diferente pois, em muitos, os órgãos vitais não aguentam.

  2. thomston

    em

    karlla uma duvida quando os xipofagos nao dividem orgaos vitais, a morte eh independente ou sempre morrem os dois?

  3. Monique

    em

    Olá! Eu tenho uma dúvida há muito tempo: em caso de siameses, como fica a divisão das funções motoras? Somente um tem o controle das pernas e braços, ou as funções são divididas (um controla o lado direito e o outro o esquerdo,por exemplo)?

  4. O certo é xifópago. Não existe xipófago.

  5. BLOG MALLMAL -> Obrigada pela correção. Xifo=espada e Pago= unido! Obrigada… em algumas partes do texto estava correto, mas o titulo super errado! Bjs :love:

  6. Fernando

    em

    Uma duvida que vai de encontro ao que disse a Monique, sensorialmente como funciona o organismo dos siameses? O sistema nervoso nas partes compartilhadas entre os dois é comum também?

  7. Wanderson

    em

    Bem amigos,gostaria de tentar esclarecer um pouco o o assunto se não for muito incomodo,pois estudo a Doutrina Espírita que explica alguns detalhes dos “irmãos siameses”na questão espiritual.

    Segundo o espiritismo,alguns espíritos podem encarnar em um mesmo corpo devido a débitos cármicos entre si.Por exemplo,dois espíritos se odeiam durante muitas vidas,levando a providência divina por meio dos mentores espirituais que cuidam dos processos reencarnatórios,a fazerem com que eles reencarnem em um único corpo,pois,dividindo assim as funções somáticas,vão entender a necessidade um do outro e assim dirimirem suas diferenças de uma vez por todas.
    Esse fenômeno é raro de acontecer por que a espiritualidade superiora usa desse recurso somente quando há casos de ódio realmente sérios.
    Mas não é só em questões de ódio que isso acontece.Espíritos muito amigos podem encarnar como siameses para lutar no palco da vida como missão,para mostrar aos homens que além de um simples corpo há sim espíritos imortais.

    • Ana

      em

      Vc é doido, não sabe o que diz. Seu maluco!!!

      • italo

        em

        pf,respeito sempre e bem vindo em todos os lugares…não sigo nenhuma religião e nem por isso tive que chama-lo de maluco,achei interessante o comentário dele.
        respeite para ser respeitado ;D

      • Eu concordo com o Italo, respeite a opinião dele mesmo não concordando.

  8. Edmundo santana dos santos

    em

    Gêmeos Xifópagos são aqules unidos pelo processo xifóide (osso do esterno) , podem apresentar órgãos em comun ou até mesmo ligados.

    Edmundo Biólogo em Sucupira – TO

  9. Edmundo santana dos santos

    em

    Ah o correto é craniopagos e não craniophagos (que se alimenta de crânio) como está no texto no terceiro paragráfo.

    Edmundo Biólogo em Sucupira – TO

  10. Françoise Freitas Bezerra

    em

    Ak no Para conteceu um caso desgemios siameses muitos ficaram assustados com o caso muitos pensam q nunca aconteceu antes ,mas tenho minhas duvidas se eles depois de grande se apaixonarem pode ser pela mesma pessoa ou pode se apaixonar por pessoa diferente,os pais ak sao muitos humildes e tao se saber oq esta acontecendo ,moro no mesmo estado mais em cidade diferente,ai resolvir pesquisar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo