Animais

Esse bicho é desse mundo?

Esse bicho é tão estranho que não dá pra identificar se está sofrendo metamorfose, se é uma aranha diferente ou um inseto extraterrestre. Posso garantir que não nada disso… Este é um lindo exemplar da forma jovem de uma mariposa. Ou seja, é uma lagarta.




Estas lagartas, como já disse, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e do gênero Phobetron. É um bicho muito diferente. Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado. Além disso, o corpo é todinho peludo. Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação. Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas. A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.

São totalmente fitófagos e adoram comer folhas de figueira, cajueiro, macieira e outras. Por causa destas características é também chamada de Lagarta-aranha (e parece mesmo com uma), lagarta-macaco e em inglês são chamadas de Hag-moth, que significa “mariposa bruxa”.



phobetron-1

Estas lagartas, como já disse, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e do gênero Phobetron.

8328456582_be6e4fbe7f_z

Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado.



STP81465

Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação.

108692

Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas.

monkey-slug-cocoon

O casulo parece uma sementinha…

3Z2R3ZKRYZSRCZFLAL5RZHQRJZQRDZ7RWL7R2LXRNLKROZSRCZKR2L0RHH2R0H6ROL0ZLHERQH2RHH

A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.

O adulto é lindão, né?

————————————————–

Festival de lagarta_aranha por todo Brasil..

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


23 comentários

23 Comments

  1. Que criaturazinha diferente, Karlla. A natureza é mesmo incrível.

    Beijo

  2. thomston

    em

    muita diferente mesmo quando vi a foto nao pensava que se tratava de uma lagarta!!! a entomologia eh supreendete quantos seres diferentes e curiosos encontramos na classe insecta!!!!!

  3. Nephita

    em

    Nossa! Você tirou um peso da minha cabeça!

    Quando criança vi uma lagarta dessas e não soube o que era. Nesses muitos anos desde que isso aconteceu sempre me perguntei do que se tratava. Já tenho 10 anos navegando a internet. Só agora você me traz essa informação que tanto me afligia!

    Mudou minha vida para melhor!!!

    Agora eu posso parar de escrever para a Nasa contando que estávamos sendo invadodos por ETs!!!!

  4. Laranha

    em

    Olá

    Acabo de achar um exemplar dessa lagarta aranha no pé de carambola. Quando vi, falei: Carambolas!!! O bicho é estranho mesmo!! Mas é uma criação linda! Assusta mas é bonita.

  5. Anna

    em

    Não acredito que finalmente encontrei esse bicho!
    Vi ele ano passado na escola, tinha caído de uma árvore, o que eu vi se parecia com uma flor… até que ele começou a se mexer. Achei estranho, chamei umas pessoas pra ver, ninguém sabia explicar o que era, procurei na internet também, mas não encontrei nada… E agora reencontrei o bicho por acaso!
    Mto obrigada!

  6. Taly

    em

    Que lindo.. Vi esse bixim outro dia em casa, achei bem estranho, não tinha ideia do que era. Valeu! =P
    Descobri o blog hj, muito bom, certeza que já está nos meus favoritos.

  7. M

    em

    Quando olhei pensei que era um povo pequeno!!! :sick:

  8. Diogo

    em

    Parece aquele bixinho do Hafe life ( jogo de pc antigo ) :alien:

  9. jose luiz

    em

    não tem ideia quando fui tirar acerolas e senti a dor mais intensa do mundo pensei que algo havia me cortado a barriga corri pra cassa ja estava todo inchado o rastro onde ele passou raspando o contado , inchou qe pareciam pipocas queimava por dentro anestesiava por fora ,senti todos os musculos da barriga contraido , deitei na cama apos passar um gel e desmaiei. não é brincadeira não demorou mais de um ano pra sumir a marca que parecia uma cirurgia ” resumindo morro de medo de ir de novo pegar fruta , cuidado”

  10. Alê Marques

    em

    Gostei da sua explicação. Achei essa lagarta hoje no jardim e estava a procura de identificação. Suas formas são incríveis. Como tive receios que “queimasse” por causa dos pelos, levei a bichinha de volta para a mata. Quando esses bichos aparecem no jardim, devolvo-os para a floresta (moro em área abrangida por uma reserva), matar é maldade.
    Agora já sei que não é venenosa, mas pode ser que eu tenha sensibilidade e lembro bem a dor de uma “queimadura” (lagarta-gatinho), prefiro só apreciar com certa distância.

    • Alê Marques

      em

      O jardineiro aqui de casa conhece essa lagarta e já foi “queimado” por ela, disse que a dor é tão intensa quanto a dor causada pela lagarta-gatinho, portanto é bom manter distância.

  11. Fiquei muitos anos querendo saber o que eram aqueles bichos que achei uma vez! É engraçado descobrir que mais gente passou pela mesma coisa.

    Obrigada por esclarecer essa grande dúvida da minha vida!

  12. Maryane

    em

    Nossa meu pai achou uma hoje quando eu peguei achei nojento
    credo e feio demais

  13. Sayuri

    em

    Ulalá ! Adorei este site ! Estava no Google pesquisando o nome real deste bichinho, mas estava difícil de descobrir. Um detalhe que considerei super importante, foi você apresentar as imagens desta lagarta nas 3 fases (principalmente pupa e adulta). Sempre que vejo uma lagarta na casa da minha mãe, fico pensando como ela será quando adulta (mariposa, borboleta…). Curtí e recomendo !

  14. Luciana Barbosa

    em

    Bom dia!!!!

    Notei que havia um bicho estranho em minha roseira, retirei e vi que era essa lagarta aranha, o que devo fazer tenho um cachorrinho e uma filha de 04 anos, esse bicho pode causar algum dano a eles como devo eliminá-las?
    Adorei o site!!!!!
    Obrigada!!!!!!
    Luciana

  15. Mel

    em

    Adorei esse site é dificil achar um q fale as minhas duvidas e essa lagarta n é perigosa n né??!!

  16. Alailton Pereira Barros

    em

    Cara! quando vi este Bichinho no pé de acerola no fundo do meu quintal
    fiquei espantado e chamei todo o meu pessoal para ver o estranho ser.

  17. Muito bom seus comentários sobre as lagartas, mas tem uma informação equivocada que pode levar as pessoas a sofrerem acidentes. As lagartas do gênero Phobetron, chamdas de lagartas aranha devido seu aspecto, são sim urticantes. Podem provocar queimaduras e aquela sensação que algumas pessoas já descreveram aqui. É muito difícil de uma pessoa leiga saber se uma lagarta com pelos é urticante ou não. Depende de um conhecimento do tipo de cerda que a lagarta possui e como seria uma cerda urticante não dá para explicar aqui. Então, a regra para quando alguém encontra uma lagarta peluda, com muitas ou poucas cerdas é não colocar a mão!!

  18. João gomes

    em

    eu achei uma dessas no meu coqueiro e agora estou esperando que ela vire mariposa

  19. leticia

    em

    Diferente sim ela é, mas poxa dizer q la é linda e pegar pesado se eu vejo uma dessa saio correndo kkk =)

  20. Diego Marconi Candal

    em

    Olá Pessoal !

    Encontrei uma lagarta muito parecida aqui em casa.
    Ela é um pouco mais escura (quase preta) e fica em um pé de carambola.
    Ela se mexe de forma muito estranha e possui muitas pernas laterais.
    Virando de cabeça para baixo, dá para ver que ela tem patas no centro(logo abaixo do corpo) e também esses “membros” mais abertos como pernas de aranhas.
    Não encontrei uma só foto desta praga em toda a internet.

    Vou tirar uma foto aqui em casa assim que possível e estarei enviando aqui para o site (qual e-mail devo utilizar?).

    Vamos postar e ver se alguem descobre que bicho é esse ?!?! deve ser alguma prima distante do bicho deste post.

    Grande abraço !

    Depois volto com a foto !

    Diego

  21. Marcos Bruno

    em

    Olá como estão?
    Tenho uma dúvida sobre essa lagarta , ela pode ser encontrada em todo territorio do Brasil? e aonde e qual periodo e mais facil encontra-las ?
    Desde ja Obrigado

    • Kleber

      em

      Bem, tem uma aki na roseira aki no terreiro de casa, 1 nao, varias, e estamos em abril, moro em MG, essa deve ser a “época delas”

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo