Animais

Esse bicho é desse mundo?



Esse bicho é tão estranho que não dá pra identificar se está sofrendo metamorfose, se é uma aranha diferente ou um inseto extraterrestre. Posso garantir que não nada disso… Este é um lindo exemplar da forma jovem de uma mariposa. Ou seja, é uma lagarta.

Estas lagartas, como já disse, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e do gênero Phobetron. É um bicho muito diferente. Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado. Além disso, o corpo é todinho peludo. Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação. Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas. A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.


São totalmente fitófagos e adoram comer folhas de figueira, cajueiro, macieira e outras. Por causa destas características é também chamada de Lagarta-aranha (e parece mesmo com uma), lagarta-macaco e em inglês são chamadas de Hag-moth, que significa “mariposa bruxa”.

phobetron-1

Estas lagartas, como já disse, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e do gênero Phobetron.

8328456582_be6e4fbe7f_z

Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado.

STP81465

Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação.

108692

Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas.

monkey-slug-cocoon

O casulo parece uma sementinha…

3Z2R3ZKRYZSRCZFLAL5RZHQRJZQRDZ7RWL7R2LXRNLKROZSRCZKR2L0RHH2R0H6ROL0ZLHERQH2RHH

A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.

O adulto é lindão, né?

————————————————–

Festival de lagarta_aranha por todo Brasil..

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.