“Há algum tempo atrás encontramos um bicho em uma folha de árvore. Parece ser algum estado de metamorfose de algum bicho. As fotos não são muito boas, mas acho que dá para entender. Que bicho é esse?” Danilo / Uberlândia-MG
“Oi Karlla, encontrei essa lagarta estranha em uma árvore de graviola comendo as folhas.” Jean Aguilera / Londrina-PR
“Estou enviando essa foto de um “bichinho” que estava no meu jardim. Não sei o que é, ele é muito estranho, não tinha patas,nem antenas, era um pouco mole, não faço a minima idéia do que seja ! Você sabe o que é ?” Mayara Grabe – São Paulo, SP
Olá Danilo, Jean e Mayara. Vocês tem toda razão: este bicho é tão estranho que não dá pra identificar se está sofrendo metamorfose, se é uma aranha diferente ou um inseto extraterrestre. Posso garantir que não nada disso… Este é um lindo exemplar da forma jovem de uma mariposa. Ou seja, é uma lagarta.
Estas lagartas, como já disse, são formas imaturas de representante da ordem Lepidoptera (borboletas e mariposas), pertencem a família Limacodidae e provavelmente do gênero Phobetron. É um bicho muito diferente. Quando é uma jovem lagarta, apresenta três projeções longas de cada lado do corpo achatado. Além disso, o corpo é todinho peludo. Os pelos (cerdas) não são venenosos como muitas pessoas pensam, mas aqueles que tem sensibilidade podem sentir alguma reação. Como todos os limacodidídeos, as pernas são encurtadas e as “prolegs” (falsas pernas) são reduzidos como ventosas. A mariposa adulta tem uma envergadura de asa de até 3 cm.
São totalmente fitófagos e adoram comer folhas de figueira, cajueiro, macieira e outras. Por causa destas características é também chamada de Lagarta-aranha (e parece mesmo com uma), lagarta-macaco e em inglês são chamadas de Hag-moth, que significa “mariposa bruxa”.

A lagarta é sempre cheia de cerdas (parecem pelos)… São lindas!
O casulo parece uma sementinha…
————————————————–
Festival de lagarta_aranha por todo Brasil..
A ADRIANA enviou essa imagem muito show para a campanha do Diário de Biologia. Se você não conhece a campanha, clique AQUI
Popularity: 3% [?]
Categoria: Que bicho é esse?
Postado por Karlla Patrícia





















Que criaturazinha diferente, Karlla. A natureza é mesmo incrível.
Beijo
muita diferente mesmo quando vi a foto nao pensava que se tratava de uma lagarta!!! a entomologia eh supreendete quantos seres diferentes e curiosos encontramos na classe insecta!!!!!
Nossa! Você tirou um peso da minha cabeça!
Quando criança vi uma lagarta dessas e não soube o que era. Nesses muitos anos desde que isso aconteceu sempre me perguntei do que se tratava. Já tenho 10 anos navegando a internet. Só agora você me traz essa informação que tanto me afligia!
Mudou minha vida para melhor!!!
Agora eu posso parar de escrever para a Nasa contando que estávamos sendo invadodos por ETs!!!!
Olá
Acabo de achar um exemplar dessa lagarta aranha no pé de carambola. Quando vi, falei: Carambolas!!! O bicho é estranho mesmo!! Mas é uma criação linda! Assusta mas é bonita.
Não acredito que finalmente encontrei esse bicho!
Vi ele ano passado na escola, tinha caído de uma árvore, o que eu vi se parecia com uma flor… até que ele começou a se mexer. Achei estranho, chamei umas pessoas pra ver, ninguém sabia explicar o que era, procurei na internet também, mas não encontrei nada… E agora reencontrei o bicho por acaso!
Mto obrigada!