Curiosidades

Por que lacrimejamos ao bocejar?

Reparei que toda vez que eu bocejo, sai lágrima nos meus olhos.. Por que isso acontece? Raliane Mendes




Isso é verdade Raliane. Sempre que bocejamos não só a lágrima como a nossa salivação aumenta. O bocejo acontece sempre que estamos cansados, entediados ou sonolentos. Nessas situações nosso metabolismo diminui, isso faz com que  a circulação sanguínea diminua, baixando também a concentração de oxigênio no organismo, inclusive no cérebro. O bocejo é um mecanismo de alerta.

No momento em que inalamos uma grande quantidade de ar, isso acelera a circulação sanguínea e aumenta a concentração de oxigênio, principalmente no cérebro. Quando isso acontece, é como se “carregasse” a energia em nosso corpo, por alguns instantes, melhorando nossa atenção e nos deixando mais despertos.

Quando o bocejo é necessário e bocejamos, os principais músculos da nossa face se movimentam provocando uma espécie de contorção facial. Todo processo envolve uma grande pressão muscular sobre as glândulas lacrimais e salivares provocando lágrimas e aumento da salivação. O resultado é lágrima e saliva em um momento em que não seriam necessários.

por-que-bocejamos



 O bocejo movimenta os músculos da face e comprime as glândulas lacrimais e salivares!

———————————-

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


7 comentários

7 Comments

  1. thomston

    em

    legal xD

  2. E por que será que o bocejo é contagioso? Só de olhar a foto desse artigo eu já bocejei, hehehe. Estranho né? 😮

  3. Eskece o comentáriooo… hehehehe. Acabei de ler a matéria sobre o “bocejo contagioso”… Nossa, tah me dando um sonoo…

  4. 😆 Poww, tb bocejei!

  5. Eu uso o bocejo para limpar os meus olhos quando estão coçando…

  6. kharin

    em

    So de ler nao parei de bocejar!kkkkkkk

  7. Muita interessantes as matérias do site diariodebiologia.com. Sou professor de Ciências do Ensino Fundamental e também tenho um site (adescobertadaciencia.wordpress.com), que espero chegar, em breve, a esse nível.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo