Curiosidades

Por que temos cinco dedos nos pés e nas mãos?



“Por que na evolução nos desenvolvemos 5 dedos? Não seria perfeitamente possível viver somente com 4 ou 3? Afinal, o dedinho do pé por exemplo (parece que) não serve pra nada… ” (Carol Hanada)

Carol, essa é uma longa e complicada história e nada do que for dito aqui, pode realmente ser considerado como uma “Teoria da Evolução”. Alguns cientistas acreditam que há milhares e milhares de anos, o primeiro vertebrado (antes aquático) que conseguiu respirar em terra firme tinha este padrão (5 dedos). Desde então, acredita-se que este se tornou o padrão original de todos os bichos com vértebras que colonizaram a terra firme, e são chamados de tetrápodes, inclusive os seres humanos. Claro que temos várias exceções!


O interessante é que nem sempre foi assim. Nosso possível ancestral (estou falando de pelo menos 360 milhões de anos atrás) não tinha cinco dígitos. O Ancanthostega, por exemplo, foi uma criatura desde tempo que possuía 8 dedos nas patas, no entanto, eram adaptadas para o ambiente aquático e se por acaso este animal fosse viver na terra, suas patas com 8 dedos jamais sustentariam o corpo pesado pois, elas só serviam mesmo para nadar.

Possivelmente, este padrão de 5 dedos só surgiu mesmo 10 milhões de anos depois (350 milhões de anos atrás), no começo do período carbonífero. Os estudos fósseis indicam que este padrão está diretamente associado a patas voltadas para frente, adaptadas a locomoção em terra firme e combinando flexibilidade com estabilidade. Outra razão para este padrão de 5 dígitos, pode ser por nossos ancestrais aquáticos terem perdido as membranas entre os dedos exatamente para viver em terra firme. Fora da água existe a necessidade de controlar cada dedo individualmente. Mas tudo isso, envolve muito estudo e especulação!

E não pense que nosso dedo “mindinho” do pé não serve para nada, na verdade ele faz parte de um processo evolutivo que determinou que seu tamanho quase insignificante fosse ideal para o equilíbrio no nosso corpo. Parece estranho dizer isso, mas se uma pessoa tiver o dedo mindinho amputado seu equilíbrio corporal pode sofrer sérios danos.

Agora, a presença de um dos nossos dedos terem se transformado no polegar, já é outra história que envolve também uma história de milhares de anos atrás envolvendo os primatas. Ou seja, os ancestrais dos macacos, e nossos ancestrais. Essa vale outro post!

dactylfractal1071

Alguns cientistas acreditam que há milhares e milhares de anos, o primeiro vertebrado (antes aquático) que conseguiu respirar em terra firme tinha este padrão (5 dedos).

——————————————-

FONTE

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.