Curiosidades

Por que temos cinco dedos nos pés e nas mãos?

“Por que na evolução nos desenvolvemos 5 dedos? Não seria perfeitamente possível viver somente com 4 ou 3? Afinal, o dedinho do pé por exemplo (parece que) não serve pra nada… ” (Carol Hanada)




Carol, essa é uma longa e complicada história e nada do que for dito aqui, pode realmente ser considerado como uma “Teoria da Evolução”. Alguns cientistas acreditam que há milhares e milhares de anos, o primeiro vertebrado (antes aquático) que conseguiu respirar em terra firme tinha este padrão (5 dedos). Desde então, acredita-se que este se tornou o padrão original de todos os bichos com vértebras que colonizaram a terra firme, e são chamados de tetrápodes, inclusive os seres humanos. Claro que temos várias exceções!

O interessante é que nem sempre foi assim. Nosso possível ancestral (estou falando de pelo menos 360 milhões de anos atrás) não tinha cinco dígitos. O Ancanthostega, por exemplo, foi uma criatura desde tempo que possuía 8 dedos nas patas, no entanto, eram adaptadas para o ambiente aquático e se por acaso este animal fosse viver na terra, suas patas com 8 dedos jamais sustentariam o corpo pesado pois, elas só serviam mesmo para nadar.

Possivelmente, este padrão de 5 dedos só surgiu mesmo 10 milhões de anos depois (350 milhões de anos atrás), no começo do período carbonífero. Os estudos fósseis indicam que este padrão está diretamente associado a patas voltadas para frente, adaptadas a locomoção em terra firme e combinando flexibilidade com estabilidade. Outra razão para este padrão de 5 dígitos, pode ser por nossos ancestrais aquáticos terem perdido as membranas entre os dedos exatamente para viver em terra firme. Fora da água existe a necessidade de controlar cada dedo individualmente. Mas tudo isso, envolve muito estudo e especulação!

E não pense que nosso dedo “mindinho” do pé não serve para nada, na verdade ele faz parte de um processo evolutivo que determinou que seu tamanho quase insignificante fosse ideal para o equilíbrio no nosso corpo. Parece estranho dizer isso, mas se uma pessoa tiver o dedo mindinho amputado seu equilíbrio corporal pode sofrer sérios danos.



Agora, a presença de um dos nossos dedos terem se transformado no polegar, já é outra história que envolve também uma história de milhares de anos atrás envolvendo os primatas. Ou seja, os ancestrais dos macacos, e nossos ancestrais. Essa vale outro post!

dactylfractal1071

Alguns cientistas acreditam que há milhares e milhares de anos, o primeiro vertebrado (antes aquático) que conseguiu respirar em terra firme tinha este padrão (5 dedos).



——————————————-

FONTE

24 comentários

24 Comments

  1. manotroll

    em

    🙂 🙂
    em cada pata 5 dedos e as que tem 6 em umas das patas trazeiras :straight:
    vlw

  2. Então a Cicarelli é mais ou menos evoluída que nós? hauhsuhauhsa. Muito interessante.
    Um bom filme pra ver sobre a importância do polegar opositor é o 2001: uma odisséia no espaço. Na primeira parte do filme mostra os primatas e um pouco de sua evolução…

  3. Sabashurii Goomes

    em

    este argumento evolucionista foi mal formulado…
    …lamento…

  4. 🙂 Os argumentos evolutivos são muito complexos. Realmente são muito difíceis de serem arranjados de forma satisfatória em um espaço “popular” como este. Como eu disse no texto: “tudo isso, envolve muito estudo e especulação!”… Quem sou eu pra defender teorias evolutivas em 3 parágrafos? Gd beijo!

  5. Sabashurii Goomes

    em

    ^_^ klaro, eu percebo, as teoris evolucionistas sao muito complexas pois nao teem fundamento nenhum XD (sim, se estudar as experiencias de miller, verá k a vida nunca poderia ter surgido, ainda k todos os aminoacidos possam ser codificados, pois a radiaçao uv tanto constroi como destroi ^^

    mas o post ta bom na mesma, e claro que uma explicaçao mais pratica seria mais razoavel, por exemplo, utilizar a anatomia comparada (argumento evolucionista) para explicar porque nos temos cinco dedos e outros animais mais ou menos e as suas utilidades hehe

    duma forma ou doutra, ate a evoluçao nunca deve ser tematica para discutir a biologia, uma vez k nao so ha lapsos como controversias entre crenças – inclusivamente dentro do mundo evolucionista,

    beijo duma grande admiradora sua

  6. ana ryta

    em

    Sabashurii Goomes, adorei o k voce disse! realmente, este site devia englobar coisas sobre biologia k se enkuadrassem na vida pratica, nao falar sobre biologia evolutiva, koisa k nao me interessa nem a mim, nem a grande parte do povo brasileiro

    lol

    enfim…

    ja ouviu falar k o tiktallik ja nao e o tetrapode ancestral? la se vao os aargumentos paleontologicos a vida! 😛

    adeus karlla, gosto do seu blog mas nao deste post… :S evite falar sobre evoluçao, por favor!

  7. Pessoal, evite usar nomes diferentes para sustentar argumentos e eu prometo não falar mais de evolução aqui. Beeeeijos!

  8. e manerinho 😀 beijos :love:

  9. patricia

    em

    :bandit: :bandit: nao gostei deste post… desculpa karllita,… mas achei fixe a sua iniciativa de extreminar com os argumentos evolucionistas
    :whistle:
    va fique bem e continue a postar sem desanimar porke ha mais coisas interessantes nesse site :sleep:

  10. thomston

    em

    realmente naum eh isso que agente espera do diario de biologia esses temas evolucionista são complexos demais para um post não que tirem o brilho do Diario mas não se tratam de uma leitura legal, informativa divertida e interresante que são caracteristicas deste site!

  11. Maria Angélica

    em

    Mesmo sendo complexos, esses temas, agradam, sim, ao “grande povo” , como eu , que tem uma noção do que seja da teoria de Darwin.
    Não deve agradar aos criacionistas, que vêm ao blog apenas pra criticar (sem contribuir – isto não seria uma crítica construitiva) , ou os “gênios cientistas” de plantão, que querer mostrar conhecimento de causa.

    Continue, Karlla, com quais assuntos quiser. A quem não interessar, que não
    leia.

    Beijinhos !

  12. Maria de Lourdes!

    em

    Karla não permita que pensamentos criacionistas atrapalhem sua alma científica. eu gosto deste assunto. Por mim, continue falando sobre evolução, ok?
    As criticas acima são lamentáveis. :straight:

  13. Legal,mas tem gente que tem por exemplo 6 dedos nos pés né! ^_^

  14. Jordânia

    em

    Eu acredito no criacionismo.sou obra do Criador!!
    mas adoro seu blog (meu site preferido) passo horas lendo as materias, e não me incomodo nem um pouco com as materias, cuja resposta é dada pela teoria da evolução, pelo contrario.
    É sempre bom aprender!!!
    bjão karla!

  15. Lene

    em

    Que mentira deslavada da guria…
    o dedinho do pé é um exímio equipamento pra se encontrar pontas de móveis no escuro!!! :woot:

  16. lpolon

    em

    Rolou um ataque criacionista aqui ou esse são mesmos os leitores desse blog?

    Biologia não faz sentido sem a evolução.
    Citar a experiência de miller (há muito ultrapassada) é confundir a pergunta de “como a vida se originou” e “como a vida se desenvolveu”. A evolução só responde a segunda.

    Há muitos bons livros sobre o tema e qualquer um que pare para olhar as evidências da evolução irá se convencer. Não gastarei o meu tempo com pessoas iludidas.

  17. Dirceu Almeida Aguiar

    em

    tão bom e interessante esse site que um dia deveria ser um ano para obsolvermos tudo de bom que ele tem. continue assim adorei muito muito e muitissimo

  18. Dirceu Almeida Aguiar

    em

    por que a musica modifica nosso estado de espírito

  19. Olá Karlla. Tudo bom? Acabei de ler esse post e achei interessante,mas tenho um primo que mora em SP,uma criança ainda,possui 6 dedos nos pés. Agora queria saber porque!

  20. Karla, seu blog é muito show! O melhor de todos! Achei super interessante tua postagem e repudiável a opinião de alguns que fizeram críticas nada construtivas. Afinal de contas, esse espaço é seu, vc posta nele o que quiser e realiza a leitura quem quer. Todos os tipos de assuntos relacionados à biologia são válidos: para os professores e biólogos complementa os conhecimentos ou reaviva-os; para os leigos interessados é uma maravilhosa fonte de informações e para os ignorantes (aqueles que ignoram algo e não fazem esforço em aprender) serve para abrir a mente ao mundo do conhecimento em todas formas e expressões. Bjs!!!!!

  21. Oi, Karlla! Meus parabéns pelo post! Achei seu site agora há pouco, e tenha certeza que o visitarei todo dia! Você pode fazer um post falando das funções dos 5 dedos da mão? preciso para um trabalho!

    Obrigado!

  22. Ramon

    em

    Tenho um primo que tem só 2 dedos nos pés, parecem 2 garras, e em umas das mãos. A mãe dele disse que comia muito caranguejo quando estava prenha, será que isso casou de fato a mutação?

  23. Marcos Sousa

    em

    E a polidactilia? Fale mais sobre ela!!! Beijos linda!!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo