Animais

Ovo com duas gemas gera dois pintinhos?

Ovo com duas gemas gera dois pintinhos?
3 (60%) 1 vote

“Sabendo que o pintinho nasce de um ovo, um ovo com duas gemas, nasce dois pintinhos?” Obrigada! Érica Azzem




Pois é Érica, essa mãe natureza às vezes surpreende. A princípio, ovos com duas gemas poderiam gerar dois pintinhos, mas o que se vê na prática é que nenhum dos dois sobrevive, ou pelo menos isso não deveria acontecer.

Isso acontece porque a câmara de ar dentro do ovo (essencial para completar o ciclo pulmonar dos pintinhos e oxigenação dos órgãos) é pequena demais para os dois. Em 99% dos casos os dois acabam morrendo. Essa câmara de ar é um espaço entre a membrana que reveste internamente a casca do ovo e outra membrana que envolve o pintinho. Na fase final do seu desenvolvimento, o filhote usa o bico para furar a película que o protege e passa a respirar o oxigênio existente na câmara.

A dupla gestação é resultado de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas. O órgão reprodutor das aves tem formato parecido com um funil. A gema, onde está o óvulo, solta-se do ovário e cai no “funil”, onde encontra a clara. Quando a irregularidade hormonal ocorre, duas gemas são liberadas pelo ovário. Esse fenômeno é comum das aves jovens (frangas), que determina sua ovulação, é, às vezes, irregular, resultando em ovos com mais de uma gema, ou ovulação múltipla.

5435338-halved-hard-boiled-egg-with-two-egg-yolks-on-a-white-background-macro



twins

twin-chicks2

twin-chicks

==================



FONTE: AVIARY, CEPLAC, MUNDO ESTRANHO


9 comentários

9 Comments

  1. Olá! Adorei o texto!
    sempre tive essa curiosidade pq os ovos que compramos onde moro, na maioria das vezes, vem com duas gemas, mas nunca souberam me explicar..matei minha curiosidade! parabéns pelo blog e te sigo no twitter, adoro tudo que vc escreve, sou estudante de Bio e estou no 1º semestre. abraço! :woot:

  2. Joel

    em

    Só uma pergunta para completar: como conseguem ( os criadores e vendedores ) saber que o ovos é com duas gemas? Eu pessoalmente, que sou somente consumidor, não vejo diferença física… Desde já obrigado!!!

    • H.C.T.T.

      em

      Até onde eu saiba, simplesmente não tem como, a menos que os ovos passem todos por alguma espécie de “raio x”. Aqui em casa já encontramos algumas vezes ovos com duas gemas, e de mercados diferentes. =P

      • cristiano

        em

        aparelho de raio-x pra ovos eu não conheço não mas,ovoscopio,(onde se faz a ovoscopia pra sber se o ovo ta galado,acompanhar desnvolvimento dos pintinhos em chocadeiras)tem sim como identificar se tem 2gemas ou não apesar de não ter esta finalidade.pra quem não possui este aparelho use uma caixa pequena,faça um orificio que de para encaixar o ovo e uma laterna.num ambiente escuro encaixe o ovo na caixa e iluminando por baixo voce consiguira um efeito bem proximo de um ovoscopio

    • niljr

      em

      Os ovos de duas gemas costumam ser maiores e mais pesados que os normais. Por isso, só de bater os olhos já pode ser possível separá-los.
      Sou criador de aves caipiras. =)

  3. Lorenzo

    em

    E se a gente comer um ovo desse? :woot:

  4. marcio

    em

    ola bom dia queria saber pois a minha galinha hoje faz 21 dias e ate agora nada de pintinho queria saber se os ovos molhados e as trovoadas goram os ovos por favor me avisem quero muito saber

  5. Ola. Eu, quando morava no sítio, uma vez encontrei um ovo de 2 gemas. Ele tinha os dois lados oval iguais. Quis colocar para chocar mas…sniff… Vovó não deixou. Disse que não nasceria o pintinho.

  6. gui

    em

    acredite se quiser ja quebrei um ovo com 3 gemas isso seria normal?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo