Sua saúde

Por que algumas pessoas desmaiam ao ver sangue ou ao passar por uma forte emoção?

“Eu sei que o desmaio pode ter várias causas como arritmia cardíaca, hipoglicemia e queda de pressão. Mas algumas pessoas não podem ver sangue ou passar por alguma emoção que acabam desmaiando. Por que isso acontece?” Maria Cláudia 

Bem Maria, existe uma fator importante sobre o desmaio que as pessoas desconhecem: O desmaio, independentemente da causa, é uma reação de defesa do organismo. Isso mesmo!

Desmaiar é uma defesa natural e acontece quando o sangue não consegue atingir e irrigar o cérebro de forma suficiente. Isso provoca uma falta de oxigenação para os neurônios e a pessoa começa a perder a consciência. É como se o “organismo derrubasse o corpo” para que o sangue que está nos membros, tenha mais facilidade de chegar ao cérebro!




Algumas pessoas ao passar por emoções fortes, presenciar acidentes, ver sangue, ou até mesmo o fato de entrar em um hospital, acabam tendo uma perda parcial ou completa de consciência. Isso acontece por que, para essas pessoas, naquele momento há uma descarga de adrenalina muito intensa.

Essa substância em excesso no organismo, provoca uma vasoconstrição, ou seja, as artérias diminuem a espessura e fazem o sangue chegar com dificuldade e em pouca quantidade às células cerebrais. E o que acontece quando o cérebro não recebe oxigenação? Ele simplesmente provoca a perda das capacidades cognitivas, terminando na perda parcial ou total da consciência: O desmaio!



FONTE: VIVA SAÚDE

27 comentários

27 Comments

  1. Kzin

    em

    Mt interessante! e tambem adorei a imagem! eles não podem dar atenção, só podem ajudar a rainha, vc pode morrer na frente deles q eles n podem nem piscar, penso q é complexo isso, ainda mais o cotonete na cabeça o.o”

  2. Mesmo assim KZIN… Eles não se mechem, parece mesmo soldadinhos de chumbo. kkkk!

  3. Adorei este post!
    Ate porque sou vitima de desmaios a muito tempo, esse ano ainda não desmaiei… mas sempre que fico muito tensa com alguma coisa ou nervosa demais eu literalmente apago e nem percebo … é legal e assustador ao mesmo tempo. Algumas vezes eu consigo avisar alguem do lado mas tem vezesq é muito rápido quando dou conta a impressão é q se passou muito tempo do ocorrido. Já tive medo, mas como na maioria das vezes é só pro nervoso e e pressão baixa eu já não me ligo mais nisso, até porque os médicos nem se preocupam com isso.
    Beijos e otimos textos!

  4. Stefan

    em

    Vc explicou como as pessoas desmaiam (os mecanismos biológicos/químicos) e não o pq.

  5. Stefan==> A resposta está no post sim.. Veja bem: A descarga de adrenalina provoca a vaso constrição e isso faz com que pouco sangue vá para o cérebro. Daí, ocorre o desmaio! Beijos… :p

  6. Thiago

    em

    Adoro seus posts.
    Sempre me chamam a atenção, pois são boas formas de saciar as minhas curiosidades.
    Beijos e obrigado. :love:

  7. kleyton

    em

    nossa! é verdade, algumas pessoas simplesmente puf! desmaiam com facilidade, eu jadesmaiei umas duas vezes, e achei muito ruim, eu acho q é parecido com a morte, se vc pensar bem deve sermuito parecido, dependendo de como a pessoas vai morrer, pois a vista escurece e depois nao ve mais nada. e ainda (pelo menos eu) acorda com o barulho no ouvido muito irritante como um liquidificador. rsrsrs
    valeu esses ports, é demais.
    beijos.

  8. Em resposta ao Stefan, que mostra como as pessoas são analfabetas funcionais. O porquê as pessoas desmaiam está no artigo, porque passam por uma forte emoção, não importa o que é forte para uns ou para outros.Leia de novo:
    “Algumas pessoas ao passar por emoções fortes, presenciar acidentes, ver sangue, ou até mesmo o fato de entrar em um hospital, acabam tendo uma perda parcial ou completa de consciência. Isso acontece por que, para essas pessoas, naquele momento há uma descarga de adrenalina muito intensa.”.
    Tendeu?

    Gostei do artigo, é muito bom ler respostas para coisas simples, que nos deixam curiosos.

  9. Adorei saber disso :woot:

  10. janaina.L

    em

    oiiiiiiiiiiii
    amei esse blog, eu fasso biologia ja estou quase terminando meu curso amo de paixao e só agora descubri esse blog magico para ver curiosidades. Karla querida entre em contato com migo pelo meu email. bjs

  11. janaina.L

    em


    :kiss:

  12. Renata Almeida

    em

    Vivendo e aprendendo. Antes eu era forte como um touro hoje….. xD
    E faz total sentindo ao que sinto.
    Parabéns pelo blog.

    A forma de colocar a data é a mais original que ja vi.

  13. Suzi

    em

    Amei! Minha filha sempre que vai ao médico, ou vê sangue, ou sente uma emoção mais forte, desmaia. Sempre está ligado ao emocional. Pelo menos sei que não é grave, apenas incômodo, porque constrange. Obrigada.

  14. Ana Paula

    em

    então, se percebemos que alguém vai desmaiar, deitá-la seria uma boa escolha? afinal, o corpo não precisaria se esforçar para “derrubá-la”

  15. Thais

    em

    Pq algumas pessoas desmaiam só ao ouvir falar sobre sangue ?

  16. ares

    em

    explicou sobre o desmaio, mas não disse nada a respeito de se desmaiar ao ver sangue.

  17. Ares, vc leu o artigo? “Algumas pessoas ao passar por emoções fortes, presenciar acidentes, VER SANGUE, ou até mesmo o fato de entrar em um hospital, acabam tendo uma perda parcial ou completa de consciência. Isso acontece por que, para essas pessoas, naquele momento há uma descarga de adrenalina muito intensa.”

  18. Letícia

    em

    Obrigada pela explicação!Quase desmaiei uma vez ao retirar sangue…arg,ver todos aqueles tubinhos(MONTE DELES)com restinho de sangue do pessoal é… :sick:

  19. Matheus

    em

    mt bom esse post! eu desmaio ]quando vejo sangue! amanha mesmo vou ao medico para ver isso e outras coisas! fico mt nervoso quando me corto ou algo do tpw 🙁 ! ate mais

  20. ana laís

    em

    😮 naverdade eu procurei saber pq eu estava numa loja de brinquedos minha mãe estava dentro dela !estava muito calor lá fora! quando começei a passar mal caramba!quando menos pensei eu tinha desmaiado =] só vim acordar quando um homen e a gerente da loja me levantaram eu apagei geral !!!! :sleep: que mico !cai com tudo pra tras !aff que vexame gente!

  21. lourival c. silva

    em

    Legal mas, uma coisa me deixa perplexo.
    Sempre que meu sentido começa a sumir, me da uma desenteria tremenda, ai não sei se corro para me deita ou para…
    beijos.

    • Bruno

      em

      KKKK, Ri muito Lourival. kkkkk

  22. ezequiel

    em

    o que eu faço quando minha esposa desmaia ao ver sangue ……

  23. Nelma

    em

    Gostei muito de saber a causa do desmai!foi bem esclarecedor.

  24. Maria

    em

    ótimo artigo! e quem não consegue desmaiar? já passei por situações de estresse intenso e nunca consegui…no máximo fico tonta, até mesmo a primeira vez que doei sangue e levantei diretamente depois (sendo que tenho o peso minimo),só fui me sentir mal um tempo depois mas nada de desmaiar… as vezes viria a calhar 🙁

  25. Fernanda

    em

    Desmaio é comigo. Nem posso ouvir falar de certas coisas, passo mal quando o assunto é pai ou mãe. Já melhorei muito. Pelo menos, agora sei quando vou desmaiar e saio de perto.
    Passei a escola indo ao posto médico por conta dos meus desmaios.
    Eu tiro sangue deitada, pois sempre cai minha pressão. Se bem que já consegui tirar sentada da última vez.

  26. Carla Souza

    em

    Stefan,
    as pessoas desmaiam devido ao emocional abalado, que acarreta um excesso de adrenalina. O post e a Karlla explicaram o que o excesso de adrenalina provoca..

    ” A descarga de adrenalina provoca a vaso constrição e isso faz com que pouco sangue vá para o cérebro. Daí, ocorre o desmaio! “

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo