Animais

É verdade que o João de Barro prende a parceira dentro da casa quando está com ciúmes?

João de barro: é verdade que o macho prende a fêmea na casa por ciúmes?

É verdade que o João de Barro prende a parceira dentro da casa quando está com ciúmes?
3.1 (61.67%) 12 votes

O joão de barro, conhecido cientificamente como Furnarius rufus (forno de padaria vermelho) é um arquiteto extremamente habilidoso. Mas a fama que corre por aí não é boa. Dizem que o macho é super ciumento e não permite que a fêmea se relacione com outros pássaros. Assim, quando os ciúmes atacam, ele prende a fêmea casa. Mas será que isso é verdade mesmo?

Alias, quem nunca se encantou com aquelas casinhas do João de Barro? Esse pássaro habilidoso possui diversas peculiaridades. Os casais constroem juntos sua morada durante duas semanas, onde vivem por cerca de um ano, tempo o bastante para pelo menos 4 ninhadas.

Na construção da casa, utilizam barro úmido, misturado a esterco e palha. O casal chega a fazer centenas de viagens no transporte do material. O ninho (casinha) tem formato esférico e normalmente 30 centímetros de diâmetro. As paredes tem 5 centímetros de espessura e exigem grande esforço do casal: eles amassam as porções de barro com os bicos e os pés, criando uma massa homogênea e pegajosa que ajuda na construção. Todo o processo demora de 18 dias a um mês.




 Descubra por que os pássaros das cidades estão usando bitucas de cigarros na construção dos ninhos

É um arquiteto perfeito. O ninho tem dois cômodos, com uma porta que dá acesso ao primeiro, que é feita na medida para que a ave entre sem precisar se abaixar. O cômodo mais interno, geralmente é forrado com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes. A porta de entrada é sempre estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento.

O macho é ciumento e vingativo?



Mesmo sendo um arquiteto muito habilidoso, as histórias que cercam esta ave não é muito amigável. Dizem que o macho é extremamente ciumento e vingativo. Os machos amam para a vida toda, mas as fêmeas são “vulneráveis” e se encantam facilmente por outros machos. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro em uma atitude vingativa e ciumenta.

De acordo com o WikiAves, site especializados em aves,  existem realmente várias lendas sobre esta espécie e esta é a mais famosa. Ela diz então, que se o macho for traído ele pode trancar a fêmea no ninho até que ela morra. Tal comportamento nunca foi registrado cientificamente, mas essa má fama corre o mundo!

Outra lenda que corre sobre esta ave é que ele é um pássaro religioso, e suspende a construção do ninho aos domingos e dias santos. É claro, este comportamento também nunca foi registrado por ornitólogos.



WikiAves

8 comentários

8 Comments

  1. Wanda

    em

    Pensei que a história do ciúme fosse mito pra cantar em sertanejo… ;-(

  2. Maykon

    em

    Mas Karlla, a femea deixa o macho trancar ela lá, ou ela nem percebe e quando se dá conta o macho já tapou a entrada da casinha? 😮

  3. rsrs vlw carla adorei a materia sobre o joão de barro.

    fiquei sabendo de uma nova descoberta que foi feita nessa ultima semana aki no Brasil uma especie de peixe bem diferente que foi pego por acaso em um teste de anzóis do TAMAR
    olha o link
    http://edself.blogspot.com/2009/09/nova-especie-de-peixe-descoberto-no.html

  4. Caramba, que legal! Eu não sabia desse “ciume” todo do macho…
    Coitadinha rs. 😮

    Beijos!

  5. cleide

    em

    😮 eu ja vi um video desse;e é verdade sim ele pega a companheira, e prende em seu ninho e deixa até a morte. misericordia.

  6. robson

    em

    antes de escrever algo da uma estudada, o joao de barro nao fecha o ninho com a femea dentro, isso é lenda
    parem de acreditar em folclore

  7. 🙂 Gente,eu pensava que o João de barro contruia o seu ninho para para matar ele mesmo.
    Mais eu me enganei…
    Vlw gente eu estava prescisando mesmo disso! :woot:
    :love: Beijikos :love:

  8. Olá, gostei muito do seu site, porem, como estudiosa de pássaros há 20 anos, preciso lamentar que estas lendas antigas se propaguem de geração em geração.
    A mesma lenda que afirma isso, afirma que corujas atraem a morte, que gralhas curam bronquite se ficarem trancadas num quarto, que Bem te vis atraem uma triste vida. Esta mesma desinformação afirma que Sabiás Laranjeira comem apenas laranja, que Canarios comem apenas alpiste e que Papagaios comem apenas fubá quando bebês e girassol quando adultos.
    Isso tudo é muito triste e eu só tenho a lamentar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo