Por que temos celulites, como elas se formam?

“… Preciso saber: como as celulites se formam? o que causa? Aqueles creminhos funcionam mesmo?” (Vanessa)

Boa pergunta, Vanessa! Se os “creminhos” funcionam eu não sei, mas as celulites tem um nome tão feio quanto o aspecto: Lipodistrofia Ginóide.  No nosso corpo temos os adipócitos que são células de gordura que tem a função de acumular energia, sob a forma de gordura, para ser usada quando necessário. Estas células se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele.

Bom, nas mulheres, esta camada apresenta fibras ligando a superfície ao tecido mais profundo, como se fosse um colchão de molas. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aquele aspecto de “furinhos”, que é característico da celulite.

Mas, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura. Isso tudo, provoca mudanças na textura do tecido subcutâneo e, depois, uma irregularidade na superfície da pele, que resulta na famosa “casca de laranja”.

juliana-paes-celulite
Quando engordamos, a celulite aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Foto: Reprodução/folha
FONTE: DERMATOLOGIA.NET