Dor nas costas no lado esquerdo: o que pode ser?

5983
Dor nas costas no lado esquerdo: o que pode ser?

A dor nas costas no lado esquerdo, geralmente, é de origem muscular. Contudo, há outras causas que também podem acontecer:

  • danos nos tecidos moles dos músculos ou ligamentos que sustentam a coluna
  • lesão da coluna vertebral, como discos ou articulações
  • uma condição que envolve órgãos internos, como rins, intestinos ou órgãos reprodutivos

Causas de dor nas costas no lado esquerdo

Quando envolve tecidos moles

A dor muscular é a fonte mais comum de dor nas costas. Ao mesmo tempo, sair da cama de qualquer jeito, sofrer lesões esportivas e acidentes com veículos automotores são também, causas muito comuns.  Se a dor ocorre do lado esquerdo ou direito é definido por qual músculo ou ligamento está lesionado. As causas de dor nas costas do lado esquerdo ou direito é, normalmente, causada por:

Fadiga muscular. Uma musculatura cansada deixa os músculos ineficientes e fracos. Quando isso acontece, decerto, leva a uma má estabilização das articulações. O resultado disso são subsequentes lesões nos músculos das costas, ligamentos, articulações ou mesmo nos discos da coluna vertebral.

Má postura. Sentar, andar e dormir são posições que exigem uma postura correta. Isso porque, pode haver um estresse e sobrecarga desnecessários sobre a coluna. Com fadiga muscular ou alongamento excessivo, seus ligamentos e discos podem se esticar e isso coloca os músculos e nervos da articulação da coluna vertebral sob pressão ou tensão causando dor. Se isso acontece em músculos do lado esquerdo, então a pessoa sente dor nas costas no lado esquerdo.

Entorse do ligamento: Os ligamentos são as bandas fibrosas fortes que limitam a quantidade de movimento disponível em cada nível da coluna. Assim sendo, o alongamento ou exercício físico excessivos poderá lesioná-los atingindo os tecidos adjacentes, causando inchaço, espasmo muscular e dor.

Quando envolve lesões na coluna

Alguns tipos de problema de coluna costumam causar dor nas costas no lado esquerdo. Problemas como hérnia do disco, osteoartrose, estenose do canal medular, a disfunção da articulação sacroilíaca, quando ocorrem à esquerda podem provocar dor neste lado das costas.

Hernia de disco. Acontece quando há um abaulamento do disco intervertebral, que pode levar a sintomas como dor nas costas e sensação de queimação ou de dormência. Assim, quando o abaulamento é do lado esquerdo, a pessoa sente dor nas costas do lado esquerdo. Ela é mais frequente na coluna cervical e lombar. O tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia, por exemplo. Dependendo da sua gravidade, pode ser completamente curada.

Osteoartrose. Também chamada de osteoartrite, ou artrose, é a doença relacionada com a lesão degenerativa da cartilagem das articulações. O reumatologista, Dr. Augusto Faustino em entrevista a revista Revisão [1] explicou que o desgaste da cartilagem faz com que os ossos se friccionem entre si durante os movimentos, causando dor, edema e perda de movimento da articulação.

Estenose do canal medular lombar. Trata-se do estreitamento do canal da medula lombar, o que pressiona as raízes do nervo antes da saída pelo forame. Assim, a doença causa dor lombar posicional, sintomas de compressão da raiz nervosa e dor nos membros inferiores ao andar ou suportar peso. Neste caso, a dor nas costas no lado esquerdo ou direito é muito comum.

Disfunção da articulação sacroilíaca. Essa articulação, a saber, é  a que sustenta o tronco quando estamos na posição de pé. A dor nesta articulação, a saber, pode ser resultado de uma lesão ou de uma inflamação. A pressão exercida por edema dos tecidos moles que a envolvem, decerto, pode causar pressão nas raízes nervosas, originando dor na região circundante.

Outras condições relacionadas com as estruturas da coluna, como por exemplo:

  • fraturas
  • espondilite anquilosante
  • fibromialgia
  • tumores

Quando envolve órgãos internos

Pedras nos rins. A dor nas costas no lado esquerdo pode ser sentida quando uma pedra se move dentro do rim esquerdo, ou se move através dos ureteres.  Outros sintomas incluem dor e dificuldade para urinar, sangue na urina, náusea e vômito.

Infecção renal. Uma infecção no rim esquerdo pode causar dor nas costas no lado esquerdo, bem intensa ou incômoda. Infecções renais, decerto, começam no trato urinário e bexiga, e de lá pode se espalhar para os rins, causando inflamação local e dor no rim.  A dor é sentida ao lado da coluna acima do quadril, e geralmente piora com o movimento ou a pressão. Um exame de urina, bem como um hemograma completo, podem detectar o problema.

Problemas ginecológicos. Miomas e endometriose, duas condições comuns em mulheres, podem causar dor nas costas no lado esquerdo ou direito. A dor da endometriose acontece de vez enquanto, mas é aguda e penetrante. No caso dos miomas, há dor lombar inferior de qualquer lado, bem como menstruação irregular, vontade urinar persistente e dor durante o sexo.

Colite ulcerativa. Essa, é uma doença inflamatória intestinal, marcada pela inflamação do intestino grosso (cólon) e no reto em sua camada mais superficial, a mucosa. Esse processo, a saber,  provoca sintomas como diarreia, hemorragia, dor de barriga e febre. Cólicas abdominais são um sintoma comum de colite ulcerativa, causando, consequentemente, dor nas costas no lado esquerdo ou direito.

PancreatiteEsta condição envolve inflamação do pâncreas. Pode, então, causar dor na barriga que se alastra para o quadrante inferior esquerdo das costas. A dor se agrava pela ingestão de alimentos, especialmente alimentos ricos em gordura.

Artigo médico-científico: Revisão [1]