Plantas medicinais

Chá de erva cidreira: 10 benefícios e como usa-la em cada caso

chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é feito a partir da planta de nome científico Melissa officinalis. Contudo, no Brasil é também conhecida como Erva Cidreira Verdadeira ou Melissa. A erva-cidreira vem da mesma família da hortelã e do boldo, a folha é até muito parecida. Além disso, exala um aroma delicioso cítrico, parecido com o limão, que se torna mais intenso na planta seca.

Uma publicação da Revista Brasileira de Plantas Medicinais [1] revelou que o óleo essencial das folhas de erva cidreira é formado por constituintes químicos que podem ser largamente empregados na indústria farmacêutica por possuírem atividades antioxidativa, antivirótica e sedativa. Ao mesmo tempo, o chá de erva cidreira vem sendo amplamente consumido para uma variedade de problemas de saúde.

Ação farmacológica

O ácido rosmarínico da erva cidreira é um dos principais componentes implicado com sua resposta farmacológica. Assim sendo, um estudo publicado na Pharmaceutica Acta Helvitae [2] diz que o chá de erva cidreira é principalmente indicado como antiespasmódico podendo, ao mesmo tempo, ser usado para problemas digestivos. Assim, pode ser usado nos seguintes casos:

Ao mesmo tempo, a planta também carrega propriedades de efeito sedativo, ligeiramente hipnótico, e antioxidante.

10 benefícios do chá de erva cidreira

1. Pode aliviar o stress

Erva-cidreira é conhecida para aliviar os sintomas de estresse, ajudando a relaxar. Assim, um estudo publicado na Psychosomatic Medicine [3] descobriu que tomar  chá de erva cidreira alivia os efeitos negativos do estresse psicológico. Neste estudo, os voluntários relataram sensação de calma e redução dos sentimentos de alerta.

Como usar: Aconselha-se tomar 300 mg de cápsula de erva-cidreira, duas vezes por dia. Porém, duas xícaras de chá de erva cidreira diariamente também fará bom efeito.

2. Pode reduzir a ansiedade

Erva-cidreira também pode ser usada para ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, como nervosismo e excitabilidade. Uma pesquisa publicada na revista Nutrients [4] examinou os efeitos cognitivos e de humor da erva cidreira. Os participantes, então, relataram efeitos positivos em vários aspectos do humor, incluindo níveis reduzidos de ansiedade. Embora isso seja promissor, mais pesquisas são necessárias para realmente determinar sua eficácia.

Como usar: Aconselha-se tomar 300 mg de cápsula de erva-cidreira, duas vezes por dia. Ou, duas xícaras de chá de erva cidreira diariamente. Contudo, em episódios de crise de ansiedade, pode-se ingerir até 600 mg ou tomar mais do chá.

3. Pode melhorar a função cognitiva

A pesquisa acima citada [4] , também analisou os efeitos da erva-cidreira na melhoria da função cognitiva. Os participantes foram convidados a realizar tarefas cognitivas envolvendo memória, matemática e concentração. Por fim, os participantes que ingeriram erva-cidreira tiveram um desempenho melhor do que aqueles que não consumiram.

Embora esses participantes tenham experimentado um aumento nos níveis de alerta e desempenho, ainda é possível que a fadiga mental se estabeleça com o tempo. Ao mesmo tempo, os autores alertaram que a combinação de erva-cidreira e alimentos também afeta sua taxa de absorção, o que pode ter afetado sua eficácia. Portanto, recomenda-se o uso do chá de erva cidreira ou de cápsulas.

4. Pode aliviar distúrbios do sono

Combinando erva-cidreira com valeriana (Valeriana officinalis) aliviar a inquietação e distúrbios do sono, como a insônia. Pesquisadores de um estudo publicado na revista Phytomedicine [5] descobriram, então, que as crianças que tomaram uma dose combinada tiveram uma melhora de 70% a 80% nos sintomas. Ao mesmo tempo, tanto os pesquisadores quanto os pais consideraram a erva cidreira como um tratamento satisfatório.

Como usar: Beba uma xícara de chá de erva cidreira com valeriana antes de dormir.

5. Pode tratar herpes labial

Uma pesquisa publicada na Phytomedicine [6] descobriu que usar o creme de erva cidreira nas erupções causadas pelo herpes labial se curaram mais rápido do que aqueles que não o fizeram. Os pesquisadores também sugeriram que o uso de creme de erva cidreira pode ajudar a prolongar os intervalos entre os surtos de herpes. Mais estudos são necessários para expandir esses achados.

Como usar: O creme de erva cidreira pode ser adquirido em lojas de produtos naturais. Simplesmente aplique na região afetada várias vezes ao dia.

6. Pode aliviar a indigestão

Se você sentir dor e desconforto abdominal frequente, a erva-cidreira pode ter um efeito positivo na digestão. Um estudo publicado no Journal Of Biological Regulators Agents [6], avaliou os efeitos de uma sobremesa gelada contendo erva-cidreira no tratamento da indigestão. A sobremesa contendo erva-cidreira intensificou efeito de alívio nos sintomas e na intensidade. Mais pesquisas são necessárias.

Como usar: Adicione 1 colher de chá do pó de erva cidreira para cada bola de sorvete.

7. Pode tratar náuseas

Dado o seu impacto potencial no seu sistema digestivo, a erva-cidreira também pode ajudar a aliviar as náuseas. Dessa forma, uma revisão publicada no Journal Of Herbal Phamacotherapy [7] avaliando os resultados de vários estudos sobre erva-cidreira, descobriu seu poder no tratamento de sintomas gastrointestinais como náuseas e enjoo, por exemplo. Embora este seja um desenvolvimento promissor, é importante reconhecer as limitações do estudo.

Como usar: Beba uma xícara de chá de erva cidreira ao primeiro sinal de enjoo ou náusea.

8. Pode diminuir cólicas menstruais

Há também pesquisas para sugerir que a erva-cidreira pode ser usada para aliviar cólicas menstruais e síndrome pré-menstrual (TPM). Uma pesquisa da Nursing and Midwifery Studies [8] meninas tomaram chá de erva cidreira ou um placebo durante três ciclos menstruais consecutivos. Por fim, o grupo que tomou a erva cidreira relatou uma redução significativa nos sintomas.

 Como usar: Tome 1200 mg de erva cidreira em cápsulas diariamente para melhores resultados. Ao mesmo tempo pode optar pelo chá diariamente. Isso permitirá que a erva entre em seu sistema muito antes que os sintomas menstruais apareçam. O uso contínuo poderá reduzir os sintomas ao longo do tempo.

9. Pode aliviar a dor de cabeça

A erva cidreira também pode ser útil no tratamento de dores de cabeça , especialmente se elas surgiram por estresse. Suas propriedades relaxantes podem, decerto, ajudá-lo a liberar a tensão e relaxar os músculos. Ao mesmo tempo, pode ajudar a dilatar e relaxar os vasos sanguíneos, o que pode contribuir para dores de cabeça.

Como usar: Se você tiver dores de cabeça recorrentes pode tomar de 300 a 600 mg de erva cidreira até três vezes por dia. Isso permitirá que a erva entre em seu sistema bem antes que uma dor de cabeça se desenvolva. O chá de erva cidreira também é uma opção. Assim, duas ou três xícaras será o bastante.

10. Pode ajudar na dor de dente

As propriedades analgésicas da erva cidreira ajudar a aliviar a dor de dente. Além de aproveitar suas propriedades relaxantes, acredita-se que esse remédio caseiro tenha como alvo a inflamação no corpo.

 Como usar: Use um cotonete para aplicar óleo de erva-cidreira na área afetada. Ao mesmo tempo, o chá ajudaria a relaxar e com isso, alívio da dor.

Artigos médico-científicos: Rev Bras Plantas Medicinais [1] Pharmaceutica Acta Helvitae [2Psychosomatic Med [3Nutrients [4Phytomedicine [5] Jou Biological Regulators Agents [6] Jou Herbal Phamacotherapy [7Nursing and Midwifery Studies [8]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo