Micose de unha: médica ensina receita caseira com água oxigenada que mata os fungos na unha

45092
Micose de unha: médica ensina receita caseira com água oxigenada que mata o fungo

A micose de unhaOnicomicose, é uma infecção causada por fungos. O fungo na unha pode acontecer com qualquer pessoa que fiquem descalças em ambientes úmidos e quentes como banheiros, chuveiros, vestiários de academia e piscinas públicas. Essa micose de unha atinge principalmente as unhas dos pés que são mais vulneráveis para infecção nos ambientes citados. A cura para a doença é bem chata e costuma ser demorada. Muita gente busca uma receita caseira para resolver o problema. Por isso, pesquisamos artigos e opiniões médicas sobre o uso da água oxigenada para tratamento da onicomicose.

Na verdade, a micose de unha não é considerada uma infecção grave. Mas, ela pode causar uma grande deformidade na unha, deixando-a com a cor amarelada e muito grossa, esteticamente, causando tristeza para a maioria das mulheres. De acordo com a dermatologista Dra. Aleksandra Viana, colunista do site Tua Saúde, o tratamento convencional para micose de unha usando loções, cremes ou esmaltes deve ser mantido por 6 meses para unhas das mãos e 12 meses para unhas dos pés. Para a cura, o crescimento precisa ser completo.

Água oxigenada

A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio vem sendo recomendada para diversos fins, principalmente pelo seu efeito desinfetante e bactericida. De acordo com um estudo publicado na Google Patents,  a água oxigenada é particularmente indicada para desinfecção da pele e da mucosa bucal, além de também desinfetar as mãos para procedimentos. Ainda, é usada no tratamento de micoses, ferimentos e inflamações. Outro estudo publicado no CAB Direct, mostrou que um experimento usando peróxido de hidrogênio, foi capaz de esterilizar uma ferida contaminada com fungos em apenas 22 horas da aplicação.

De acordo com a Dra. Aleksandra, a água oxigenada é uma opção eficaz para o tratamento para micose de unha. Sua ação antissépticas pode combater as colônias de fungos que habitam as unhas infectadas.

Como fazer o tratamento para micose de unha

Mergulhar os pés em uma bacia contendo metade água limpa e metade água oxigenada 10 volumes (3%). Permanecer por 30 minutos nessa solução, depois enxugar bem os pés e pronto. Isso, deve ser feito todos os dias, até regressão dos sintomas.

Apesar de esta receita caseira ser comprovadamente eficaz no combate a micose de unha, a dermatologista alerta que este é um tratamento bem demorado e pode durar meses e por isso, pode se tornar oneroso e cansativo. Ela recomenda, que, se possível um médico seja consultado para prescrição de uma medicação mais efetiva e rápida.

Artigo médico-científico: Jacquet B et al /