Chá para sinusite: aprenda 2 chás e suplementos vitamínicos para amenizar os sintomas

2415
Chá para sinusite: aprenda 2 chás e suplementos vitamínicos

O chá para sinusite pode ser um “santo remédio” para algumas pessoas. Quem sofre desta condição tem sintomas que incomodam enormemente. Os sintomas de sinusite incluem passagens nasais bloqueadas, gotejamento pós-nasal, congestão e secreção espessa do nariz. Além disso, a pessoa pode ter um resfriado que persiste ou tossem dor de cabeça na testa, pressão sinusal ao redor do rosto e dos olhos, febre, mau hálito e dor de garganta.

Os tratamentos convencionais incluem os descongestionantes, analgésicos para alívio das dores, 10 a 14 dias de antibióticos, sprays nasais e até imunoterapia. Contudo, opções caseiras podem ajudar muito durante uma crise. As compressas mornas, por exemplo, são bastante recomendadas pelos médicos. Ao mesmo tempo, diversos chás também são indicados.

Chá para sinusite de alho e cebola

Alho e cebola são duas das melhores formas de combater uma infecção sinusal. São vegetais ricos em alicina, vitamina C, vitamina B6, selênio e glutationa natural. Estes, a saber, atuam como poderosos antioxidantes no corpo. Agem, portanto, reduzindo a inflamação e melhorando o sistema imunológico.

De acordo com o estudo publicado no periódico Avicenna Journal Of Phytomedicine1 ], o alho tem sido usado durante séculos para combater infecções devido aos seus efeitos antibacterianos. Assim, a atividade antibacteriana do alho é atribuída a uma substância chamada alicina. A alicina é um composto sensacional que possui propriedades antioxidantes, antibióticas e antifúngicas. O alho também é rico em selênio, um mineral naturalmente desintoxicante que aumenta a ação dos antioxidantes.

Como fazer: Junte meia cebola média, 1 dente de alho e 1 litro de água e ferva tudo junto por 3 minutos. Em seguida, espere amornar e coe. Por fim, adoce com mel a gosto e beba ainda morno.

Chá para sinusite de ervas

O chá para sinusite mais usado, é sem dúvida aquele que utiliza certas ervas. Assim, procure preparar chás naturais com ingredientes como alcaçuz, eucalipto, hortelã-pimenta e gengibre. Estes possuem, decerto, grande poder de acabar com os sintomas de sinusite.

Os chás de ervas fornecem suporte antioxidante que derrota a infecção. Ao mesmo tempo, têm capacidade de absorção de oxigênio, que é importante na atividade antioxidante. Ervas melhoram o sistema imunológico, ajudam o corpo na autoregeneração e afastam as infecções.

O alcaçuz é uma planta medicinal extensivamente pesquisada com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Ao mesmo tempo, é um expectorante que ajuda o sistema respiratório a eliminar o excesso de muco. O eucalipto, por sua vez, tem atividades antibacterianas e antivirais. O chá para sinusite de eucalipto ajuda a limpar o congestionamento sinusal de forma rápida e natural.

Como fazer: Os chás para sinusite preparados com alcaçuz, eucalipto, hortelã-pimenta e gengibre devem ser feitos por infusão. Ou seja, ferve-se a água, coloca-se a erva com o fogo já desligado e tampa a vasilha até que o chá fique morno. Pode adoçar com mel.

Dois importantes suplementos

Se você sofre constantemente com os sintomas de sinusite, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer a suplementação vitamínica de Vitamina C e Vitamina D.

Vitamina C

De acordo com o Dr. Jockers [2], nutricionista especialista em medicina natural, quantidades adequadas de vitamina C são essenciais sistema imunológico. Mas, o que pouca gente sabe é que para aumentar seus níveis de vitamina C, é fundamental evitar o açúcar. O açúcar compete com a vitamina C pela absorção pelos glóbulos brancos, segundo estudo publicado no Journal Americam of College Nutrition3 ]. Uma dieta com baixo teor de carboidratos é melhor para assegurar que a vitamina C seja adequadamente absorvida pelas células brancas do sangue.

Um suplemento de vitamina C de alta qualidade com bioflavonoides é fundamental para prevenir e curar infecções sinusais. O médico recomenda 2 gramas de vitamina C a cada 2 horas para tratar uma crise. Para evitar uma infecção, tome 1 grama de vitamina C duas vezes ao dia.

Vitamina D

A vitamina D é necessária para respostas saudáveis ​​do sistema imunológico. Afinal, é um dos nutrientes mais poderosos para modular e coordenar nossa imunidade. Uma recente revisão publicada no European Journal of Medical Research 4 ] descobriu que a deficiência de vitamina D aumenta o risco de infecções agudas das vias aéreas. Níveis baixos de vitamina D também estão associados à ativação de numerosos processos inflamatórios.

Dr. Jockers recomenda tomar 25.000 UI de vitamina D duas vezes ao dia durante 3 dias para dias de crise de sinusite. Ao mesmo tempo, como prevenção sugere 5.000 a 10.000 UI por dia.

Artigos medico-científicos: Avicenna Journal Of Phytomedicine [ 1 ] Journal Americam of College Nutrition [ 3 ].European Journal of Medical Research [ 4 ]