Sintomas de verme: o que os vermes mais comuns vão causar em você

21217
Sintomas de verme: O que você vai sentir se tiver vermes intestinais

Os sintomas de verme podem ser facilmente confundidos com os sintomas de outras doenças.

As parasitoses intestinais são infecções no intestino causadas por helmintos (vermes) ou protozoários.

Estas infecções são um importante problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países em desenvolvimento.

As infecções por parasitas, a saber, são consideradas as mais comuns do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas!). Então, se você está curioso temos imagens de ovos e vermes intestinais humanos.

A preocupação com as parasitoses começa desde cedo, afinal, para evitar os sintomas de verme, ainda na infância, aprendemos a importância de lavarmos as mãos antes e após usar o banheiro, lavar bem os legumes, verduras e frutas antes de comer, assim como, manter as unhas sempre limpas e outros cuidados.

Isto devido ao fato de que a grande maioria das parasitoses são adquiridas pela ingestão de ovos e cistos de parasitas junto de materiais contaminados, como o solo, alimentos e água.

Assim, disponibilizamos os principais sintomas de verme, segundo Dr. Daniel Murrell [1], especialista em doenças infecciosas do Centro de Saúde e Ciência do Tennessee, nos Estados Unidos e Dra. Elaine K. Luo [2], especialista em medicina interna da Universidade Tufts em Boston, Massachusetts.

Estão relacionados abaixo os vermes e protozoários mais comuns no Brasil.

Quais os sintomas de verme em humanos?

Sintomas de ameba – Amebíase

As amebas são protozoários do gênero Entamoeba, sendo a espécie Entamoeba histolytica uma das principais parasitas do trato digestivo.

Elas se alojam principalmente nos intestinos, causando diarreia.

Em alguns casos mais graves, podem invadir a parede do intestino e causar micro hemorragias, resultando em fezes moles e com sangue.

De forma bastante rara, podem atingir outros órgãos, como o fígado, os pulmões, a pele e até mesmo o cérebro, causando abcessos nesses locais.

Em média, cerca de uma a cada 10 pessoas infectadas ficam doentes, ou seja, a grande maioria das pessoas infectadas (que apresentam o parasita em seu organismo) não desenvolvem doença (sinais ou sintomas da infecção).

Assim, quando surgem, os sintomas de verme do tipo ameba geralmente são bastante leves, e incluem:

Remédio para verme ameba. Para amebíase, de acordo com a bula, o tratamento básico padrão é 10 dias de metronidazol 250 mg, duas vezes ao dia, após as refeições. Mas, isso fica a critério do médico, ele pode passar uma posologia diferente.

Sintomas de giardia – Giardíase

A giardíase é causada por um protozoário chamado Giardia lamblia. Este parasita fica no intestino delgado, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino (este fenômeno se chama “atapetamento”).

Dessa forma, impede a absorção dos nutrientes e da água presente nas fezes e causando diarreia, perda de peso e anemia.

A doença, decerto, pode ser transmitida através de alimentos e água contaminados. Cães e gatos também podem contrair a giardíase.

Os sintomas podem ser tão brandos que acabam por passar desapercebidos, o que faz com que a pessoa se mantenha infectada por bastante tempo.

Contudo, na maioria das vezes os sintomas de verme do tipo giardia, aparecem uma ou duas semanas após a infestação, e incluem:

Remédio para verme giardia. Para Giardíase, o tratamento básico padrão é o metronidazol 250 mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias. Lembrando, contudo, que a posologia fica a critério do médico, ele pode passar uma diferente da bula do metronidazol.

Sintomas de lombriga – Ascaridíase

A ascaridíase é causada pelo helminto Ascaris lumbricoides (A. lumbricoides), um tipo bastante comum de verme.

Assim, o áscaris, também conhecido como lombriga, fica no intestino delgado atrapalhando a absorção de nutrientes e impedindo a passagem do bolo fecal.

Parte do seu ciclo de vida é realizado nas vias aéreas e nos pulmões, por isso, não é incomum que a pessoa infestada por lombrigas coloque alguns pequenos vermes para fora ao tossir ou espirrar.

Em casos mais graves, onde o número de parasitas é muito grande, pode ocorrer a saída dos vermes pela boca, nariz e ânus das pessoas.

Além disso, pode haver obstrução do intestino, onde são retirados por procedimento cirúrgico (o chamado “bolo de áscaris”).

Por isso, é de suma importância que o remédio para verme seja administrado sob supervisão médica.

Sintomas de verme: O que você vai sentir se tiver vermes intestinais
Endoscopia de paciente infestado por Ascaris lumbricoides.

Cerca de 10% do mundo em desenvolvimento está infectado com o áscaris de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No início da infestação, a saber, as pessoas não apresentam sintomas de verminoses.

Contudo, os sintomas de verme do tipo lombriga, tornam-se mais visíveis quando a infestação por lombrigas cresce, podendo causar:

  • Náusea e vômito
  • Fezes irregulares ou diarreia depois de comer
  • Bloqueio intestinal
  • Refluxo, pode provocar vômito durante a alimentação;
  • Perda de apetite e de peso
  • Desconforto abdominal e, também, dor de barriga
  • Vermes visíveis nas fezes
  • Crescimento lento das crianças

Se as lombrigas chegarem aos pulmões podem causar:

  • Tosse com engasgo frequente
  • Falta de ar
  • Pneumonia por aspiração, embora mais raro
  • Aperto no peito e, por fim, febre

Sintomas de ancilóstomo – Ancilostomíase

O ancilóstomo, também chamado de amarelão, é um verme que entra no corpo pela pele das pessoas.

O ancilóstomo pode pertencer a uma das espécies de vermes, que são Ancylostoma duodenale e Necatur americanos.

Durante a penetração na pele, pode causar irritação/vermelhidão. Em seguida, após a entrada ocorre a migração até chegar no intestino, através da circulação sanguínea.

O verme, ao atingir a circulação, passa pelos pulmões, pelas vias aéreas e digestivas, é, então, engolido e chega ao intestino.

Já no intestino, o verme suga o sangue pela mucosa do trato digestivo, levando a uma anemia importante.

O contágio, a saber, é através das larvas do verme presentes nas fezes de pessoas infestadas.

Essas fezes podem contaminar leitos de rios e a rede de esgoto, por isso, é importante evitar andar descalço em locais que podem haver cocô ou água contaminada pelo chão.

Algumas vezes, a saber, as pessoas não apresentam qualquer sintoma da infestação. Contudo, isso só ocorre se a pessoa estiver saudável, bem nutrida e com uma carga baixa de parasitas.

Mas, se os sintomas surgirem, você sentirá coceira e vermelhidão no local da pele onde ouve a penetração do verme, seguida de diarreia.

Com o crescimento dos ancilóstomos no intestino, outros sintomas de verme do tipo amarelão, podem aparecer, como:

Remédio para verme ancilóstomo: 

  • Albendazol: de acordo com a bula, adultos e crianças acima de 2 anos de idade, deve tomar 400 mg ou um frasco de 40 mg/mL da suspensão, em dose única
  • Mebendazol: de acordo com a bula, doses de 100mg (pela manhã) e 100mg (à tarde) durante 3 dias seguidos, tanto para adultos como crianças acima de 2 anos.

Sintomas de oxiúros – Oxiuríase ou enterobíase

Os oxiúros ficam na parte final do intestino, e é conhecido por causar coceira no ânus, bastante intensa, principalmente à noite.

Nas meninas também pode causar corrimento vaginal, pela proximidade entre a vagina e o ânus.

Os vermes, da espécie Enterobius vermicularis, são pequenos e de cor branca, mas, são visíveis a olho nú.

As infestações são facilmente transmissíveis, principalmente devido ao hábito de coçar a região anal, e por isso, é considerado uma verminose altamente transmissível.

São mais comuns em crianças entre 5 e 10 anos de idade e pessoas que moram em instituições como asilos, orfanatos e cadeias.

Ao mesmo tempo, aquelas que têm contato regular e próximo com indivíduos nesses grupos, estão dentro do grupo de risco. Você pode suspeitar de infestação por oxiúros se perceber:

  • Coceira anal constante;
  • Sono agitado pela coceira anal, pois os vermes migram para a entrada do ânus a noite, para fazer a deposição dos ovos;
  • Dor na barriga;
  • Irritação na pele ao redor do ânus;
  • Presença de vermes no ânus à noite ou na roupa íntima;
  • Presença de vermes nas fezes;
  • Nas mulheres e crianças do sexo feminino, presença de vermes na urina.

Remédio para verme oxiúro. 

  • Albendazol: de acordo com a bula, adultos e crianças acima de 2 anos de idade, deve tomar 400 mg ou um frasco de 40 mg/mL da suspensão, em dose única
  • Mebendazol: de acordo com a bula, doses de 100mg (pela manhã) e 100mg (à tarde) durante 3 dias seguidos, tanto para adultos como crianças acima de 2 anos.

Sintomas de solitária – Teníase

A tênia é o maior parasita humano, podendo ocupar todo o intestino do hospedeiro. Isso porque, pode chegar a medir até 12 metros!

Essa verminose é conhecida pela sua transmissão pela carne do porco, quando malpassada. Então é conhecida popularmente como verme da carne de porco.

Os vermes que causam a doença são das espécies: Taenia saginata (tênia do boi) e a Taenia solium (tênia de porco).

A carne bovina ou suína infectada pela tênia contém cistos (cisticercos) com vermes dentro.

Assim, quando são ingeridos se rompem no estômago e chegam ao intestino, se transformando em tênias adultas.

A maioria das pessoas com teníase não apresenta sintomas de verminose. Contudo, dentre os sinais e sintomas de verme do tipo tênia, estão incluídos:

Sintomas de verme: O que você vai sentir se tiver vermes intestinais
Representação de uma Tenia sp.

Remédio para verme tênia:

  • Albendazol: de acordo com a bula, adultos e crianças acima de 2 anos de idade, deve tomar 400 mg ou um frasco de 40 mg/mL da suspensão, em dose por dia, durante 3 dias.
  • Praziquantel: de acordo com a bula, 5 a 10 mg/kg, como dose única, ou 600 mg para adultos.

Sono agitado pode ser verme?

Sim, pode. Um verme que costuma perturbar muito durante o sono é o oxiúro.

A oxiuríase é uma parasitose  que causa uma coceira no ânus bastante intensa e, geralmente,  com predomínio noturno, já que os vermes aproveitam a noite para migrar para a entrada no ânus.

Isso costuma deixar o sono muito agitado, principalmente pela coceira anal insuportável. o que costuma atrapalhar o sono dos indivíduos acometidos.

Resumo

Os sintomas de vermes intestinais são diferentes para cada tipo de parasita.

Ao mesmo tempo, os tratamentos variam, por isso, na menor suspeita busque ajuda médica para um exame parasitológico de fezes e posterior tratamento adequado.

⚠️AVISO: O uso de antiparasitários e vermífugos deve ser realizado após indicação e acompanhamento médico. Isso porque, o uso sem acompanhamento pode trazer risco de vida, pela liberação em massa de parasitas intestinais, principalmente em crianças.

Opinião médica: Dr. Daniel Murrell [1]   Dra. Elaine K. Luo [2]