Remédio para verme: Conheça os tratamentos para verminoses, inclusive remédios caseiros

4494
Remédio para verme: tratamentos para as verminoses mais comuns

O remédio para verme, assim como toda medicação, deve ser prescrita por um médico. Isso porque, o uso de antiparasitários e vermífugos para aliviar sintomas de verme, sem acompanhamento pode trazer risco de vida. Isso, principalmente pelo risco de liberação em massa de parasitas intestinais, especialmente em crianças. Dessa forma, considere o texto abaixo como uma orientação e não uma prescrição.

As parasitoses intestinais, a saber, são infecções no intestino causadas por helmintos (vermes) ou protozoários. Tais infecções são um importante problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países em desenvolvimento.  Acredita-se, então, que as parasitoses atinjam 1 a cada 4 pessoas do mundo. Então, se você está curioso temos imagens de ovos e vermes intestinais humanos.

Abaixo, disponibilizamos os principais tratamentos para parasitoses, segundo Dr. Daniel Murrell [1], especialista em doenças infecciosas do Centro de Saúde e Ciência do Tennessee, nos Estados Unidos e Dra. Elaine K. Luo [2], especialista em medicina interna da Universidade Tufts em Boston, Massachusetts.  Ao mesmo tempo, há remédio para verme também caseiro, que pode ajudar na eliminação dos parasitas.

Remédio para verme

Amebíase

O tratamento para casos não complicados de amebíase geralmente consiste em um ciclo de 10 dias de metronidazol (Flagyl) [bula 3] administrado via oral. Ao mesmo tempo, o médico também pode prescrever medicamentos para controlar náuseas, caso necessário. Quando a amebas atingem os tecidos intestinais, o tratamento deve abordar também qualquer dano aos órgãos infectados. A cirurgia pode ser necessária se os tecidos do cólon ou peritoneal tiverem perfurações.

Em suma, para amebíase, de acordo com a bula, o tratamento básico padrão é 10 dias de metronidazol 250 mg, duas vezes ao dia, após as refeições. Mas, isso fica a critério do médico, ele pode passar uma posologia diferente.

Ancilostomíase

O tratamento para infecções por ancilóstomos (Ancylostoma duodenale e Necatur americanos) tem como objetivo eliminar os parasitas, melhorar a nutrição e tratar as complicações da anemia. Dessa forma, o médico, normalmente, prescreve medicamentos que aniquilem os parasitas. Ele decidirá o melhor tratamento, mas geralmente, usa-se o albendazol [bula 4] e mebendazol [bula 5]. Estes medicamentos são, geralmente, tomados em dose única para tratar a infecção.

O médico também pode aconselhar um exame de sangue para verificar anemia. Caso se confirme um quadro anêmico, ele pode, então, prescrever um suplemento de ferro. Um exame clínico irá guiar o médico quanto as deficiências nutricionais causadas pelos vermes e, ele ajudará, também nessa recuperação. Em caso de ascite (Seu médico também irá ajudá-lo a se recuperar de qualquer deficiência nutricional que você tenha. Se você tem ascite (barriga inchada), ele, provavelmente, irá adicionar proteína à sua dieta.

Em suma, para Ancilostomíase, o tratamento básico padrão é:

  • Albendazol: de acordo com a bula, adultos e crianças acima de 2 anos de idade, deve tomar 400 mg ou um frasco de 40 mg/mL da suspensão, em dose única
  • Mebendazol: de acordo com a bula, doses de 100mg (pela manhã) e 100mg (à tarde) durante 3 dias seguidos, tanto para adultos como crianças acima de 2 anos.

Giardíase

Na maioria dos casos, a giardíase desaparece sozinha. Contudo, as vezes os sintomas de verme do tipo giárdia, podem se manifestar. Confirmada a parasitose, o médico pode prescrever medicação se a sua infecção for persistente. Contudo, a maioria dos médicos recomendará o tratamento com antiparasitários, em vez de esperar o organismo limpar por conta própria.

No caso de infecção por giárdia, o remédio para verme mais usado é o metronidazol (Flagyl) [bula 3]. Em suma, para Giardíase, o tratamento básico padrão é o metronidazol 250 mg, 3 vezes ao dia, por 5 dias. Lembrando, contudo, que a posologia fica a critério do médico, ele pode passar uma diferente.

Teníase

A teníase é tipicamente tratada com medicamentos prescritos pelo seu médico. Mas, normalmente, os medicamentos para o remédio para verme do tipo tênia é o albendazol [bula 4], contudo, o praziquantel [bula 6], é também amplamente utilizado. Os dois medicamentos, a saber, matam vermes parasitas e seus ovos. Na maioria dos casos, esses medicamentos são fornecidos em dose única. Eles podem levar algumas semanas para limpar completamente uma infecção. A tênia será excretada como resíduo, pelas fezes. Em suma, para Teníase, o tratamento básico padrão é:

  • Albendazol: de acordo com a bula, adultos e crianças acima de 2 anos de idade, deve tomar 400 mg ou um frasco de 40 mg/mL da suspensão, em dose por dia, durante 3 dias.
  • Praziquantel: de acordo com a bula, 5 a 10 mg/kg, como dose única, ou 600 mg para adultos.

Oxiúros

Como os vermes passam tão facilmente de uma pessoa para outra, todos que moram na casa de uma pessoa infectada, geralmente, precisam de tratamento ao mesmo tempo. Isso, decerto, evita, com eficiência a reinfecção. Ao mesmo tempo, cuidadores e outras pessoas que tenham contato pessoal e íntimo com a pessoa infectada também devem receber tratamento. Os medicamentos mais comuns e eficazes para tratar dessa infecção são: o mebendazol [bula 5] e o albendazol [bula 4].

  • Albendazol: de acordo com a bula, adultos e crianças acima de 2 anos de idade, deve tomar 400 mg ou um frasco de 40 mg/mL da suspensão, em dose única
  • Mebendazol: de acordo com a bula, doses de 100mg (pela manhã) e 100mg (à tarde) durante 3 dias seguidos, tanto para adultos como crianças acima de 2 anos.

Remédio para verme: opções caseiras naturais

Leite com hortelã: Este é um excelente remédio para verme. O leite é aromatizado com folhas de hortelã-pimenta (Mentha sativa). A hortelã tem ação vermífuga natural e ajuda na eliminação dos parasitas. O leite deve ser ingerido em jejum. Como preparar: Colocar o 100 ml de leite desnatado junto com 10 folhas verdes de hortelã-pimenta para ferver. Em seguida, deixe a mistura esfriar e acrescentar 1 colher de mel. O leite deve ser tomado morno 1 hora antes do café da manhã. O processo deve ser repetido 7 dias depois, totalizando, então, 2 doses.

Chá de arruda com sementes de mamão: Tanto o mamão quanto a arruda são velhos conhecidos como eficientes vermífugos naturais. Como preparar: colocar para ferver ½ colher de sementes de mamão , 1 colher de folhas secas de arruda em uma panela e 1 xícara de água fresca. Depois de ferver, desligue o fogo e deixe esfriar tampado. Beba o chá morno, durante o dia.

Opinião médica: Dr. Daniel Murrell [1], e Dra. Elaine K. Luo [2] Bulas de medicamentos: metronidazol [3] e o albendazol [4] mebendazol [5] praziquantel [6]