Mulher

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação? Sempre haverá sangramento?

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação? Haverá sangramento?

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação? Sempre haverá sangramento?
5 (100%) 2 votes

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação? Essa é uma dúvida recorrente das mulheres, juntamente com a dúvida se é possível engravidar menstruada. Isso porque, muitas delas sabem que a pílula do dia seguinte (PDS) é uma “bomba” de hormônios. Ela é, basicamente, um comprimido com doses altíssimas de progesterona. Este hormônio, a saber, é o responsável por impedir a ovulação.

A verdade é que a PDS é um medicamento tão forte que cada dose equivale a 10 vezes mais hormônios que os anticoncepcionais de uso diário. Por isso, não é novidade que essa pílula cause efeitos colaterais. Ao mesmo tempo, não é também novidade que tenha o poder de mexer com o ciclo menstrual.




A pílula do dia seguinte atrasa menstruação, ou não?

Como já dito acima, ela mexe com todo ciclo menstrual e sim, ela atrasa a menstruação. Por isso, no mês na qual foi feito seu uso, todo tipo de alteração menstrual pode ser esperada. Assim, a menstruação pode ser mais curta ou mais longa por causa da atuação da progesterona no organismo.

Um estudo publicado na revista Cadernos UniFOA [1]  respondeu se a pílula do dia seguinte atrasa menstruação. Os pesquisadores disseram que, segundo o Ministério da Saúde, dependendo da fase do ciclo menstrual em que é usado, o mecanismo de ação da PDS pode interferir na ovulação. Neste caso pode levar a inibição ou atraso. Além disso, age diretamente no endométrio alterando sua composição e impedindo a nidação. Age  também, na fecundação, alterando a função do corpo lúteo e a motilidade tubária. Sendo assim, até que o ciclo se normalize, sequer será possível calcular o período fértil da mulher. Da mesma forma, a próxima menstruação também não poderá ser prevista.

Assim, se você fez uso da pílula, a menstruação poderá atrasar, assim como todo processo do ciclo. Em alguns casos, alguns dias após o uso da pílula do dia seguinte, pode acontecer um pequeno sangramento. Contudo, o atraso menstrual pode durar até 3 semanas. O correto é aguardar mesmo a descida da menstruação.



Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou? Agora que você sabe que essa  pílula atrasa menstruação, o recomendado é fazer um exame de farmácia ou de sangue para ter certeza se a PDS funcionou. Caso contrário irá conviver com a dúvida até que a menstruação aconteça.

⚠️Atenção: a pílula do dia seguinte não deve ser vista como um método contraceptivo de uso frequente e sim como um método emergencial.

⚠️Atenção: a pílula do dia seguinte não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Mesmo fazendo seu uso, você está vulnerável a contrair vários tipos de DSTs, inclusive Aids. Cogitare Enfermagem [2]

 



Artigos científicos: Cadernos UniFOA [1]   Cogitare Enfermagem [2]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo