Mãos e pés gelados, o que pode ser? Veja as doenças mais comuns

7323
Mãos e pés gelados, o que pode ser? Veja as doenças mais comuns

Ter as mãos e pés gelados é comum em muitas pessoas, afinal, quem nunca ficou assim? Essa sensação é muito recorrente, principalmente em lugares e ambientes muito frios. Algumas pessoas apresentam grande sensibilidade ao frio e por isso sentem mais essa sensação. Uma vez que nossas extremidades recebem menos sangue e com isso ficam mais frias do que o restante do corpo. Aliás, isso é bem normal, ou seja, apenas uma característica fisiológica da pessoa.

Porém, quando essa sensação se torna rotina e além do frio ela continua a ocorrer em dias mais quentes. Muitas vezes, acompanhado de inchaço, dores nas pernas e braços, formigamentos, palidez e arroxeamento dos pés, isso pode ser um sinal de alguma doença vascular ou doença cardíaca.

Mãos e pés gelados: O que pode ser?

Pode ser Aterosclerose. De acordo com o Dr. Ivan Casella [1], médico e especialista em cirurgia vascular, mãos e pés frios acompanhado de outros sintomas, como formigamento pode ser problema vascular, como por exemplo, a Aterosclerose. Um estudo publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia [2], diz que essa doença é caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos arteriais. Isso, a saber, provoca entupimento e prejudica a circulação sanguínea. Isso acontece, principalmente, nas extremidades do corpo, causando frieza e muitas vezes dores nas pernas.

Pode ser Artrite. Outra doença, mais rara, é a Artrite. Essa, é uma inflamação nas artérias, cujos sintomas são bem parecidos com a Aterosclerose. Essa doença, de certo, costuma acontecer em pessoas que fumam. Além disso, obesidade e diabetes podem piorar a situação. Ao mesmo tempo, existem doenças como vasculites que são inflamações de vasos sanguíneos muito pequenos e pode está associado a doenças como reumatismo.

Pode ser anemia. Anemia se desenvolve quando há uma falta de glóbulos vermelhos. Esta é outra causa comum de mãos e pés gelados. Isso, especialmente em casos graves de anemia. Saiba que a anemia por deficiência de ferro pode ocorrer mesmo em pessoas muito saudáveis. Pode ser tratada de forma relativamente fácil com mudanças na dieta e uso de suplementos.

Pode ser diabetes. De acordo com o Dr.  William A. Morrison [3], cirurgião ortopédico da University of Mississippi, as diabetes tipo 1 e 2 podem causar não apenas mãos e pés gelados, mas também por danos nos nervos, sobretudo dos pés . Outros sintomas de diabetes podem incluir dormência ou formigamento nos pés e formigamento nas mãos.

Calma, nem tudo é doença!

No geral, muitas pessoas apresentam grande sensibilidade ao frio. Por isso apresentam mãos e pés frios em baixas temperaturas, ocorrendo forte palidez e cianose nos dedos (ficando roxo). Mas caso apresentem mais sintomas associados como dor e formigamento é necessário ajuda médica especialista em sistema vascular.

Artigo médico-científico:  Arquivos Brasileiros de Cardiologia [2] Médicos: Dr. Ivan Casella [1],  Dr.  William A. Morrison[3]