Testículo dolorido após ereção prolongada. Por que os homens sentem dor nos testículos nessa situação?

38749
testículo dolorido após ereção prolongada

Sentir o testículo dolorido após a ereção prolongada é um problema comum entre os homens. Normalmente, não é nada grave e se trata somente de uma espécie de fadiga muscular.

A primeira coisa a considerar no caso, então, é que o órgão sexual masculino é um músculo. Vamos supor uma analogia, então: se você exercitar muito os músculos dos braços, pernas, etc., em um academia, sentirá um cansaço enorme, não é mesmo? Nesse tipo de exercício a fadiga muscular vem pelo acúmulo de ácido lático, que ocorre por causa de uma série de reações químicas ligadas a compensação do alto gasto energético devido a intensa atividade muscular.

Assim, no caso do pênis, há um intenso acúmulo temporário de sangue em seus tecidos, responsável pela nossa ereção. Nosso membro recebe então uma quantidade anormal de sangue, que diminuirá e voltará ao normal quando houver a ejaculação.

Por que o testículo fica dolorido?

No entanto, caso você continue com excitação por um longo período, sem chegar a ejacular, esse fluxo anormal de sangue não cessará, o que pode ocasionar uma sensação de dor nos testículos. Ao ejacular, os músculos pênis e a vesícula seminal (que produz o grande parte do líquido adicionado a secreção dos testículos para formar o sêmen) relaxam, e então o fluxo sanguíneo volta ao normal.

Sentir o testículo dolorido acontece exatamente pelo fato de que o músculo está “trabalhando demais”. O mesmo raciocínio, então, pode ser aplicado aos homens que têm relações sexuais prolongadas, conseguindo segurar a ejaculação por um longo tempo. Vai doer mesmo e vai ficar com os testículo dolorido, sim.

Mas se mesmo depois de ejacular a dor no testículo continuar, é um motivo para ficar atento! E em casos em que, além das dores, apresenta-se outros sintomas associados, como febre e inchaço da bolsa escrotal, necessita-se de maior atenção ainda.

Síndrome das bolas azuis

O grande problema da ereção prolongada é quando ocorre a síndrome das bolas azuis. As bolas azuis, conhecidas clinicamente como hipertensão epididimária, é uma condição que pode afetar qualquer homem.

Não é grave, mas causa desconforto e dor nos testículos depois de ter uma ereção no qual não houve ejaculação. Muitas vezes é acompanhado por um tom azulado nos testículos. Os sintomas são:

  • Testículo dolorido
  • Sensação de que o testículo está pesado
  • Inchaço nos testículo
  • Coloração azulada
  • Sensibilidade ao toque

Normalmente, não é necessário consultar um médico para um caso de hipertensão epididimária. Contudo, se estiver causando dor intensa regularmente ou atrapalhar seu desempenho sexual, é bom buscar um urologista ou terapeuta sexual.

Outras razões sentir o testículo dolorido

Além da do testículo ficar dolorido por ereção prolongada, o Dr. Steve Kim, especialista em medicina familiar [1] alerta para traumas ou lesões podem causar dor. Mas muitas vezes pode ser o resultado de problemas médicos que requerem tratamento. Esses incluem:

  • dano aos nervos do escroto causado pela neuropatia diabética
  • epididimite, ou inflamação dos testículos, causada pela clamídia
  • gangrena, ou a morte de tecidos, como resultado de torção ou trauma testicular não tratado
  • uma hidrocele, que é caracterizada pelo inchaço do escroto
  • uma hérnia inguinal
  • pedra nos rins
  • orquite, ou inflamação do testículo
  • espermatocele ou fluido no testículo
  • um testículo não descido
  • um varicocele, ou um grupo de veias aumentadas no testículo
  • cirurgia de vasectomia recente

Mas de forma geral, é comum que, principalmente adolescentes e adultos jovens, sintam o testículo dolorido, que não necessariamente estão associados a um quadro clínico, e com o tempo tendem a desaparecer. Porém, na dúvida, alivie os músculos com os tradicionais métodos de manipulação e, provavelmente, essa dorzinha desaparecerá!

Conclusão

Quando testículo fica dolorido depois de uma ereção prolongada, não é motivo para preocupação. Normalmente, a sensação de testículo dolorido passará com o tempo, ou com o orgasmo. Contudo, se apresentar sintomas como dor intensa e coloração azulada, pode ser hipertensão epididimária.

Opinião médica: Dr. Steve Kim, especialista em medicina familiar [1]