Dor atrás da cabeça: o que pode estar te causando esse desconforto?

11979
Dor atrás da cabeça: o que pode estar te causando esse desconforto?

A dor atrás da cabeça pode ter diversas causas.

Afinal, há muitas doenças que podem causar diferentes tipos de dor de cabeça.

Contudo, muitas dessas causas podem ser identificadas por sintomas adicionais.

Esses sintomas incluem o tipo de dor e outros locais onde a dor possa estar presente é o que pode definir o que é dor atrás da cabeça.

Assim, os tipos de dor de cabeça, localização e outros sintomas, podem ajudar seu médico a diagnosticar o que está causando sua dor de cabeça e como tratá-la.

Dor atrás da cabeça, o que pode ser?

As dores de cabeça, em geral, podem ser primárias ou secundárias.

No primeiro caso, a cefaleia primária está associada a funções químicas do cérebro, com o funcionamento dos canais nervosos ou dos vasos sanguíneos, ou até com força muscular na zona da cabeça, ou do pescoço.

No entanto, as dores de cabeça secundárias são provocadas por alguma doença relacionada.

No caso da dor atrás da cabeça, as causas também podem ser primárias, como a enxaqueca, por exemplo, ou secundária, como a dor causada em decorrência de uma artrite ou hérnia de disco na cervical.

Se for dor de cabeça na nuca e no pescoço

Pode ser tensão muscular

A tensão muscular ocorre quando um músculo é esticado ao máximo, o que causa inflamação, inchaço e dor atrás da cabeça perto da nuca.

A tensão muscular pode desenvolver-se gradualmente a partir do uso excessivo repetido do músculo ou pode ocorrer subitamente, devido a um movimento rápido e incomum.

Um bom exemplo é  de um acidente de automóvel ou lesão esportiva.

Portanto, a tensão muscular ocorre porque os músculos do pescoço se estendem até a parte de trás da cabeça, a dor é frequentemente sentida na cabeça também.

  • Tratamento: A tensão muscular é tipicamente tratada limitando o movimento do pescoço e aplicando gelo nos primeiros 2 a 3 dias, seguido de calor. Os anti-inflamatórios não-esteroidais (ibuprofeno ou o naproxeno), também podem ser úteis.

Pode ser artrite

Dores de cabeça de artrite são causadas ​​por inflamação e inchaço na área do pescoço. A artrite causa dor atrás da cabeça e do pescoço.

Além disso, o movimento geralmente desencadeia uma dor mais intensa. Assim, dores de cabeça podem ser causadas por qualquer tipo de artrite.

Os mais comuns são artrite reumatoide e osteoartrite.

  • Tratamento: as dores de cabeça de artrite são melhores tratados com anti-inflamatórios e calor para reduzir a inflamação.

Pode ser má postura

Má postura também pode causar dor atrás da cabeça e pescoço. Quando usamos um posicionamento inadequado do corpo cria tensão nas costas, ombros e pescoço.

Ao mesmo tempo, essa tensão pode causar dor de cabeça, a dor será latejante, atrás, na base do crânio.

  • Tratamento: as dores de cabeça causadas por má postura podem ser tratadas com analgésicos como paracetamol. A longo prazo, é bom tentar evitar essas dores de cabeça melhorando sua postura. Adquira uma cadeira de trabalho ergonômica com bom apoio lombar e sente-se com os dois pés no chão.

Pode ser hérnia de disco

Quando a hérnia de disco acontece na coluna cervical (pescoço) pode causar dor e tensão no pescoço.

Esse tipo de dor atrás da cabeça é conhecido como cefaleia cervicogênica e se origina e se manifesta na parte de trás da cabeça.

Ao mesmo tempo, também pode ser sentida atrás dos olhos. Outro sintoma de hérnia de disco da cervical comum é desconforto nos ombros ou na parte superior dos braços.

Conforme um estudo publicado na Revista Brasileira em Promoção da Saúde [1], as cefaleias cervicogênicas podem se intensificar quando a pessoa está deitada, podendo até interferir no sono.

Ao mesmo tempo, quando deitado, você também pode sentir uma pressão no topo da cabeça como um peso.

  • Tratamento: a dor atrás da cabeça causada por hérnia de disco cervical, dependem do tratamento. Então, o médico receitará fisioterapia, alongamento suave e manipulação quiroprática. Ao mesmo tempo, injeções peridurais para inflamação e cirurgia, se necessário. Bons resultados podem ser atingidos com exercícios específicos.

Pode ser neuralgia occipital

Essa condição ocorre quando os nervos que correm da medula espinhal ao couro cabeludo estão danificados.

Muitas vezes é confundido com enxaquecas, por provocar dor aguda, pulsante, latejante que começa na base da cabeça no pescoço e se move em direção ao couro cabeludo.

Além disso, há dor atrás dos olhos e uma sensação aguda que parece um choque elétrico no pescoço e na parte de trás da cabeça.

Ao mesmo tempo, sensibilidade à luz, couro cabeludo macio e dor ao mover o pescoço.

  • Tratamento: A neuralgia occipital pode ser tratada através de uma combinação de terapia de calor com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) , fisioterapia, massagem e relaxantes musculares prescritos. Em casos graves, o médico pode injetar um anestésico local para alívio imediato, o efeito pode durar até 12 semanas.

Se for dor atrás da cabeça do lado direito?

Pode ser dor tensional

Esse é o tipo de dor de cabeça mais comum.  Essas dores de cabeça, em geral, ocorrem nas costas e no lado direito da cabeça.

Ao mesmo tempo, pode-se sentir uma sensação de aperto no pescoço ou no couro cabeludo. É uma dor apertada e constritiva, mas não é latejante.

  • Tratamento: Dores de cabeça de tensão são normalmente tratados com analgésicos comuns. Contudo, há medicamentos específicos para dor atrás da cabeça tensional crônica e grave. o médico pode prescrever medicamentos prescritos para dores de cabeça tensionais crônicas e graves. Ao mesmo tempo, há medicamentos preventivos como antidepressivos ou relaxantes musculares.

Se for dor atrás da cabeça do lado esquerdo?

Pode ser enxaqueca

As enxaquecas podem aparecer em qualquer local da cabeça. Contudo, a maioria das pessoas experimenta a dor atrás da cabeça do lado esquerdo.

Contudo, essas dores podem começar no lado esquerdo da cabeça e, em seguida, mover-se da têmpora até a parte de trás da cabeça.

Os sintomas de enxaqueca são: dor intensa, latejante e pulsante, auras, náusea e vômito.

Além disso, algumas pessoas experimentam olhos lacrimejantes e sensibilidade à luz ou ao som.

  • Tratamento: Para enxaquecas, seu médico pode prescrever tanto uma medicação preventiva, como um beta-bloqueador, e uma medicação imediata de alívio da dor. Na farmácia há medicamentos de venda livre projetados especificamente para enxaquecas que, certamente, funcionam enxaquecas leves, mas não graves. Seu médico também pode ajudá-lo a descobrir o que desencadeia sua enxaqueca para que você possa evitar esses estímulos.

Pode ser cefaleia em salvas

As Cefaleias em salvas são raras, mas extremamente dolorosas.

A causa exata da cefaleia em salvas é desconhecida, sendo que a teoria mais aceita são anormalidades no hipotálamo.

Essa dor pode acontecer atrás da cabeça no lado esquerdo ou direito e, é possível que a dor piore quando está deitado.

De acordo com um estudo publicado no periódico Arquivos de Neuropsiquiatria [2], a cefaleia em salvas é caracterizada por uma dor intensa, unilateral, geralmente em torno da órbita, durando de 15 a 180 minutos se não tratada.

Pode ser acompanhada de vermelhidão no olho, lacrimejamento, nariz entupido e queda da pálpebra do mesmo lado da dor.

  • Tratamento: triptanos, que também servem são usados ​​para tratar enxaquecas podem ser injetados para alívio. Ao mesmo tempo, outro medicamento, o octreotida, uma versão artificial injetável do hormônio cerebral, somatostatina e anestésicos locais ajudam muito.

Quando devo ir ao médico?

  • Se você tiver dores de cabeça que duram mais do que 3 dias;
  • Se suas dores de cabeça interferem em suas atividades diárias;
  • Se você experimenta novas mudanças nos padrões de dor de cabeça;
  • Se você desenvolver uma dor de cabeça severa, pior que você já teve, ou se suas dores de cabeça se tornarem progressivamente piores.

Há pelo menos seis sintomas considerados como emergências médicas.

Então, considere ir ao pronto-socorro se:

  1. Sua dor se tornar impossível de raciocinar;
  2. Tiver mudanças súbitas em sua personalidade, incluindo variações de humor ou agitação;
  3. Tiver febre, rigidez no pescoço, confusão e diminuição do estado de alerta até o ponto em que você está lutando para se concentrar em uma conversa;
  4. Tiver distúrbios visuais, fala arrastada, fraqueza (incluindo fraqueza em um lado do rosto) e dormência em qualquer parte do corpo;
  5. Tiver dores de cabeça severas após bater a cabeça;
  6. Tiver dores de cabeça que acontecem de forma extremamente  repentina, especialmente se a dor o acordou a noite.

Considerações finais

Dores de cabeça podem nos surpreender com variadas causas.

Mas a dor, especificamente, atrás da cabeça, tem um pouco de relação com alguma patologia no pescoço.

Mas nem sempre é assim.

O importante, é estar ciente que dores de cabeça podem indicar problema graves

É sempre bom ficar de olho nos sintomas associados, sobretudo aqueles que causam dores súbitas e dificuldade de falar e pensar.

Se você achou esse texto útil, compartilhe com seus amigos!

Artigos médico-científicos: Rev. Bras. Promoção da Saúde [1], Arq. Neuropsiquiatria [2],