Como baixar pressão alta rapidamente? Veja algumas dicas

7329
Como baixar pressão alta rapidamente? Veja algumas dicas

Muitos hipertensos buscam formas de como baixar pressão alta rapidamente. Mas, com pressão alta não se brinca. Um pico de pressão pode resultar em perda de sentidos e, na pior das hipóteses, até um AVC e morte. Um estudo publicado no periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde [1] estimou que 25% da cardiopatia isquêmica e 40% dos acidentes vasculares cerebrais acontecem em função da hipertensão arterial.

 A pressão sanguínea fica alta quando o sangue tem dificuldade para passar pelas artérias. Isso, decerto, acontece por causa do acumulo de placas de gordura em seu interior. Os médicos consideram que uma pressão está alta quando ele está acima de 14 por 9.

Alguns hipertensos podem ter picos de pressão, sem motivo aparente. Contudo, a pressão pode subir por vários motivos externos, que de alguma forma aumente a circulação. Podemos citar, por exemplo, uma forte emoção, raiva, comer muito, esforço físico acima do limite.

Como saber se a pressão está alta?

Estudos confirmam que o monitoramento domiciliar ajuda a controlar a pressão sanguínea. Assim, o mais indicado é que um hipertenso tenha em casa um aparelho de pressão. Hoje, pode-se adquirir um desses por cerca de R$ 30 (veja imagem abaixo). A maioria funciona muito bem e são seguros. Além disso, podem ser carregados via usb e não há gastos com baterias. Contudo, há maneiras de perceber se sua pressão subiu, observando alguns sintomas de pressão alta clássicos.

  • Sentir dores de cabeça e na nuca, principalmente de manhã
  • Ter a visão embaçada ou turva indica que a pressão subiu e está afetando o funcionamento da retina.
  • Tonturas, vertigens e uma espécie de “cabeça oca” também é causado por hipertensão, pois o aumento da pressão sanguínea afeta as estruturas do ouvido interno, causando sintomas de labirintite.
  • Ânsia de vômito e enjoo também são comuns. Se a pressão subir muito, pode até haver vômito e desmaio.
aparelho de pressão como baixar pressao alta
O mais indicado é que um hipertenso tenha em casa um aparelho de pressão. Hoje, pode-se adquirir um desses por menos cerca de R$ 30.

Como baixar pressão alta rapidamente

A primeira dica é: se você já é hipertenso confirmado por exames e pelo médico, mediu a pressão e percebeu um pico ou está como dor de cabeça muito forte, enjoo, visão embaçada e tonturas, fique calmo. Tome o medicamento indicado pelo cardiologista e vá ao pronto-socorro, porque você pode estar em uma situação de emergência médica.

Caso você não seja hipertenso, ou não saiba se é, acalme-se, tente relaxar. Deite em um local ventilado e calmo, beba um copo de água fresca. Aguarde pelo menos, uns 40 minutos antes de medir a pressão novamente ou os sintomas passarem. Então, se ela continua alta, marque uma consulta com o cardiologista com urgência. É necessário averiguar se você é uma pessoa hipertensa e se precisa de tratamento.

De qualquer forma, há dicas que também, são consideradas úteis de como baixar pressão alta rapidamente. Segundo especialistas é possível baixar pressão alta em até 1 hora.

⚠️ Alimentos diuréticos: ingerir alimentos naturalmente diuréticos, sobretudo frutas, ajudará na eliminação dos líquidos do corpo, ajudando a baixar pressão. Então, pode optar por comer algumas rodelas de abacaxi fresco ou uma fatia de melancia.

⚠️ Não beba café, chás escuros e medicamentos à base de cafeína. A cafeína presente no café, no chá preto e nos medicamentos aumenta o metabolismo e força o coração a bombear mais sangue. Então, como a pressão está alta o sangue não poderá circular livremente e a pressão irá subir ainda mais. E isso, é muito, muito perigoso. Muita atenção para o medicamento para dor de cabeça, como o cafilisador, cafiaspirina, neosaldina e outros, pois eles têm cafeína na fórmula.

⚠️Como uma salada sem temperos, lógicos! Existe um grupo de alimentos naturais que funcionam, comprovadamente, como hipotensivos. Ou seja, eles têm o poder de como baixar pressão alta rapidamente. Assim, ingerir devagar uma salada (pouca quantidade) com espinafre, tomate, aipo e alho poderá ajudar – e muito! – na queda da pressão.

⚠️ Nada de cigarros! Se você é fumante, jamais fume enquanto estiver com a pressão alta. Um estudo científico publicado no periódico Hypertension [2] revelou que fumar provoca um aumento imediato, mas temporário, da sua pressão arterial e um aumento da sua frequência cardíaca. Aliás, se você se descobriu hipertenso e fuma, pare agora. De acordo com os autores deste estudo, a longo prazo, os produtos químicos do tabaco podem aumentar sua pressão arterial. Isso, a saber, danifica as paredes dos vasos sanguíneos, causando inflamação e estreitando suas artérias. Ao mesmo tempo, as artérias endurecidas causam pressão arterial mais alta.

⚠️ Beba suco de romã. Nem todo mundo tem romã em casa, mas quem tiver, pode fazer um suco – sem açúcar – e beber. Um estudo publicado no EBSCO [3] revelou que beber uma copo de suco de romã uma vez por dia durante quatro semanas ajuda a baixar a pressão arterial a curto prazo. Ao mesmo tempo, o suco durante uma crise hipertensiva também é uma forma de como baixar pressão alta rapidamente.

Artigos médico-científicos: Epidemiologia e Serviços de Saúde [1] Hypertension [2]  , EBSCO [3]