Vinagre de maçã emagrece, realmente? O que dizem os experimentos científicos?

vinagre de maçã emagrece

O vinagre de maçã emagrece, realmente? Muitas pessoas perguntam e buscam essa resposta. Contudo, o que querem saber é se o que dizem por aí, é mesmo verdade. Milhares de sites benefícios do vinagre de maçã e ensinam métodos de ingerir o vinagre para emagrecer. . Além disso, baixar o colesterol e os triglicerídeos e se a propriedade antifúngica também é real.

Nossa função aqui é tentar passar a informação mais correta possível. Assim, realizamos a leitura de alguns artigos sobre o assunto para formar uma opinião científica para o leitor. Desta forma, o que estamos apresentando aqui, é inteiramente embasado por estudos científicos. Na realidade, existem milhares de artigos científicos sobre os efeitos do vinagre de maçã no corpo humano. Contudo, há pouca refutação. Ou seja, poucos artigos discordam em uma coisa ou outra.

Emagrece ou não?

Enfim, o vinagre de maçã emagrece? Nossa resposta – baseada nas literaturas consultadas –  é SIM, VINAGRE DE MAÇÃ EMAGRECE. O que lemos, é que essa substância tem um forte poder de diminuir naturalmente os níveis séricos lipídicos. Quer dizer, ele baixa tudo que é colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

A nutricionista Carol Johnston já havia mostrado que um experimento com vinagre de maçã “derreteu” a gordura dos voluntários em um estudo que ela havia feito. Ela disse, que não esperava que cada um perdesse em média 2 kg em 30 dias. “O ácido acético, o principal componente do vinagre pode interferir com a capacidade do corpo para digerir o amido”, disse Johnston. É a capacidade de bloquear amido que pode ajudar a perder peso. A nutricionista explica: “Se algo interfere na digestão do amido, menos calorias vai parar na corrente sanguínea. Com o tempo, isso pode causar um efeito sutil no peso “.

Assim, se você está interessado (a) em usar o vinagre de maçã para emagrecer, vá em frente. A maioria dos estudos afirma que 15 mL por dia ( 1 colher de sopa em um copo d’água de manhã e à tarde) é o suficiente para ter resultados de perda de peso e controle do colesterol e triglicérides. Abaixo, temos 3 dos artigos lidos resumidos e com linguagem fácil de entender. Nele, explicamos os resultados e o que os cientistas concluem. Tirem suas conclusões, mas, é bom perguntar ao seu médico se ele concorda com sua escolha de beber um solução de vinagre.

Vinagre de maçã emagrece: estudo com animais

Um estudo científico publicado no Annales de Cardiologie et d’Angéiologie [1] realizou uma avaliação do efeito antiobesidade do vinagre de maçã. Os cientistas usaram 18 ratos que faziam uma dieta hipercalórica, rica em gordura. Os ratos foram divididos em 3 grupos, onde os dois primeiros grupos tinha alimentação calórica gordurosa, mas recebiam doses diárias de vinagre de maçã. Ao mesmo tempo, o terceiro grupo, somente fazia a alimentação hipercalórica.  O experimento durou 30 dias. Assim, ao longo do tempo foi realizado um balanço nutricional dos parâmetros bioquímicos do sangue das cobaias.

Os resultados foram surpreendentes. Houve uma diferença significativa de peso corporal e na procura por alimentos entre o grupo que tomou vinagre de maçã e o grupo que não o tomou. Os ratinhos que tomaram vinagre por 30 dias diminuíram o IMC, a circunferência torácica e a circunferência abdominal. Ao mesmo tempo baixou a glicose e houve melhora no colesterol. Por fim, o colesterol total caiu 34,29% e os triglicerídeos baixaram 51,06%. E, enfim, o bom colesterol HDL aumentou 45,15%, garantindo, assim, a diminuição em mais de 60% dos riscos de problemas cardíacos.

Conclusão: Os cientistas concluíram que acima de tudo, o vinagre de maçã age sobre os distúrbios metabólicos causados pela má alimentação. Mas, ao mesmo tempo, tem efeito na saciedade, pode baixar a glicose e regular os níveis de colesterol. Contudo, os autores comemoram mais a alta capacidade de diminuir os riscos de doenças cardíacas.

Vinagre de maçã emagrece: estudo com humanos (1)

Um estudo feito por cientistas japoneses e publicado na revista Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry [2] , tinha o objetivo de testar se o vinagre de maçã fazia, nos humanos, o mesmo efeito que nos animais. Eles selecionaram pessoas obesas com peso corporal, IMC e circunferência abdominal semelhantes. Durante  o período de tratamento de 12 semanas, os participantes de cada grupo ingeriram 500 ml diários de uma bebida contendo 15 ml de vinagre. O segundo grupo ingeriu  30 ml de vinagre, e ao mesmo tempo, o grupo 3 não ingeriu vinagre. Os voluntários não sabiam quais deles estavam tomando o vinagre. Os resultados mostraram que o grupo do vinagre diminuiu consideravelmente o IMC. Assim, houve perda de massa gorda em todo tipo de tecido adiposo. Os cientistas acham que o acetato presente no vinagre inibe a fabricação de gordura (lipogênese) e diminui a oxidação do ácido graxo.

Conclusão: Os cientistas japoneses concluíram que o vinagre de maçã é ativo na redução do IMC, da massa de gordura corporal e dos níveis de colesterol. A ingestão de 15 ml de vinagre de maçã diário tem um significado clínico positivo.

Vinagre de maçã emagrece: estudo com humanos (2)

Mais um estudo com humanos foi realizado por médicos e enfermeiros e publicado no Life Science Journal [3] procurou investigar a influência do vinagre de maçã sobre o colesterol dos voluntários. Foram selecionados, então, 19 pacientes com perfil de colesterol altíssimo. Antes do estudo, todos tiveram uma bateria de exames de colesterol realizados. Assim, a cada duas semanas todos os mesmos exames eram repetidos. Após 8 semanas de experimento, todos os  voluntários tiveram seus níveis de colesterol diminuídos e com aumento, em média do HDL.

Conclusão: Os cientistas disseram que o vinagre de maçã diminuiu a oxidação dos ácidos graxos e a lipogênese também foi inibida no fígado. O vinagre de fato diminuiu os níveis de colesterol e triglicérides. Apesar disso, este estudo não menciona a perda de peso dos participantes. Contudo, em um pequeno trecho da discussão, eles disseram que os participantes relataram uma perda saudável de apetite e menos busca por comida. Estes autores também mencionaram que o vinagre de maçã deve ser usado como prevenção de doenças cardíacas.

Artigos científicos : Ann. de Cardiologie et d’Angéiologie [1] Bioscience, Biotechnology, and Biochemistry [2]  Life Science Journal [3]