Sintomas de infarto feminino: o que as mulheres sentem na véspera do infarto

4629
Qual o sintoma de ataque cardíaco na mulher? Existem diferenças entre os sintomas de infarto feminino e masculino, de acordo com estudos.

Um estudo publicado na Revista Latino-americana de Enfermagem(1) revelou um perfil que já é bem conhecido. A maioria das mulheres que tem infarto são hipertensas, diabéticas e obesas. Além disso, são sedentárias, estressadas e fumantes. Mas, o que muita gente não sabe é que existem diferenças entre os sintomas de infarto feminino e masculino, de acordo com estudos. Mas, então qual o sintoma de ataque cardíaco em mulheres?

Diferenças entre homens e mulheres

Se você é mulher e está aqui para verificar os sintomas de infarto feminino, há duas informações interessantes que você precisa saber.

Um brilhante estudo publicado na Revista Brasileira de Cardiologia(2) coloca questões interessantes. Os médicos fizeram uma pesquisa com milhares de homens e mulheres infartadas. Com isso, apresentaram diferenças consideráveis nos perfis dos sexos, quanto os sintomas de infarto feminino e masculino.

Diabetes: a maioria das mulheres diabéticas que enfartam, tem reinfarto ou morrem. A incidência de reinfarto e óbito é três vezes maior nas mulheres. Isso, pode estar relacionado a diferenças do sistema de coagulação e fibrinolítico existente entre os sexos.

Falta de cuidado: o estudo revelou que a maioria das mulheres buscam o tratamento do infarto agudo do miocárdio muito mais tarde que os homens. Os médicos disseram que as mulheres não valorizam os sintomas e procuram o hospital tardiamente, fazendo uso de anti-inflamatórios em casa. Ao mesmo tempo, revelam que as mulheres valorizam muito mais os riscos de câncer que de doenças cardiovasculares.

Sintomas de infarto feminino

De acordo com um estudo publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP(3), dois terços das mortes súbitas por doenças do coração, ocorrem em casa. A maioria, dentro de duas horas após  o  início  dos  sintomas  cardiovasculares. Os autores admitem: a mortalidade pode ser minimizada se as pessoas receberem atendimento rápido após o início dos sintomas.

Os sintomas clássicos de infarto feminino são: Enjoo e mal-estar geral; Cansaço excessivo sem causa aparente; Sensação de falta de ar; Desconforto na garganta, como se tivesse algo preso nesta região. Contudo, o estudo(3) cita o que as mulheres geralmente sentem antes de enfartar:

Palpitação e pontadas no peito: as mulheres entrevistadas assumiram que na mesma semana do infarto, passaram a sentir palpitação e pontadas no peito quando subiam escadas ou ladeiras. Elas não tinham tais sintomas antes.

Agonia, cansaço, falta de ar: apesar de o cansaço e falta de ar serem sintomas também comuns nos homens. As mulheres admitiram sentirem agoniadas na véspera do dia do infarto. Ao mesmo tempo, se sentiram cansadas. Aliás, muito mais cansadas do que de costume.

Dor no corpo: outra característica que muitas revelaram é  a dor no corpo. Algumas disseram sentir dor no baço e no ombro o dia inteiro, até a hora do infarto.

Enjoo: na véspera algumas mulheres sentiram-se enjoadas e sem fome. Esse sintoma durou até o momento em que a dor no peito veio. A partir daí, o enjoo se transformou em náusea e vômito.

Revista Latino-americana de Enfermagem(1)/Revista Brasileira de Cardiologia(2) /Revista da Escola de Enfermagem da USP(3)