Hemograma completo pode detectar câncer?

7999
Hemograma completo detecta câncer? Especialista explica

O hemograma fornece ao médico informações importantes sobre as células do sangue. É uma espécie de mapeamento de como anda todos os elementos do sangue. Além disso, é muito útil para auxiliar o diagnóstico ou acompanhar a evolução de diversas doenças. Podemos dizer, que o hemograma completo é o exame base para o início do diagnóstico de qualquer doença. Mas, será que o hemograma completo detecta câncer ?

Quando o médico pede hemograma ele espera encontrar respostas através do sangue. De maneira geral, identifica doenças que desordenam a composição do sangue. Dentre elas podemos citar anemia, infecções, alergias e até hemorragias e a desidratação que podem ser detectadas neste exame de sangue.

Mas, enfim, hemograma completo detecta câncer? Quanto ao câncer, o hemograma é o primeiro exame que vai sinalizar a Leucemia – câncer no sangue. Contudo, outros tipos de canceres, não alteram o hemograma completo de forma consistente como a leucemia. Assim, é necessário, de fato, apelar para exames mais específicos.

O médico irá suspeitar do diagnóstico de leucemia no exame clínico. De acordo com o site do Inca, o paciente pode apresentar palidez, febre, aumento do baço. Além disso, o paciente poderá chegar ao consultório reclamando de sangramento nasal, na gengiva e manchas roxas na pele. Diante disso, ou não, o hemograma estará claramente alterado. Contudo, o diagnóstico é confirmado no exame da medula óssea (mielograma).

Leucemia, o que vai alterar no hemograma completo?

Um artigo publicado no Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (1), citou as principais alterações no hemograma, em caso de leucemia.

Contagem de plaquetas e hemoglobinas baixas: Apesar da leucemia ser uma doença basicamente dos leucócitos, é possível haver leucemias da série mieloide afetando as plaquetas ou as hemácias. Com a leucemia instalada, a medula óssea passa a produzir de forma descompensada. As plaquetas sofrem uma queda impressionante. Essa, aliás, é uma das causas dos sangramentos e manchas roxas na pele. Sem plaquetas para ajudar na coagulação, há hemorragias o tempo todo.

Contagem de células brancas pode variar de < 1.000/µl a 200.000/µl: O diagnóstico da leucemia é sugerido pelo conjunto de sinais e sintomas associado a um grande aumento na contagem de leucócitos no hemograma (é possível haver leucemia sem alteração dos leucócitos no hemograma). O aumento do baço e/ou fígado, associado a uma contagem de leucócitos muito elevada no hemograma completo é típico da Leucemia do tipo Mieloide Crônica.

Presença de células imaturas (blastos): o exame irá revelar células atípicas, jovens, imaturas circulando na corrente sanguínea. Essas células ainda deveriam estar no interior da medula óssea tornando se maduras para posteriormente serem liberadas para a circulação.

Artigo científico: (1)