Dor de barriga, cólica e diarreia depois de comer, o que pode ser?

23671
Dor de barriga, cólica e diarreia depois de comer, o que pode ser?

Pode acontecer com qualquer um: acabar de comer e logo sentir cólica, dor de barriga e diarreia. Em linguagem médica, a diarreia depois de comer é conhecida como “diarreia pós-prandial”. Ter episódios recorrentes de deste tipo de diarreia é sinal de que algo não vai bem. Mas, o que pode ser?

Em situação comum, nosso sistema digestório leva de 12 a 48 horas para concluir o processo de levar a refeição até as fezes. Assim, sentir os movimentos intestinais imediatamente após comer ou até 2 horas depois, indica que há um funcionamento inadequado dos intestinos. Isso, quer dizer que algo pode estar fazendo com que os intestinos estejam intensificando seus reflexos. Ou seja, todo processo é acelerado, inclusive causando as cólicas e dores abdominais.

Além de todo processo ser acelerado, por alguma razão as fezes saem liquefeitas. Isso acontece porque não houve tempo suficiente para que a água fosse absorvida adequadamente. Assim, o cocô sai com aspecto diarreico. Há diversos motivos para que a dor de barriga, cólica e diarreia aconteçam depois de comer. Citaremos aqui, os motivos mais comuns.

Síndrome do intestino irritável

Essa é uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem episódios de diarreia depois de comer. Um estudo realizado pelo Departamento de Gastroenterologia da  FMUSP (1), o problema pode atingir até 20% da população. Trata-se de uma alteração da motilidade dos intestinos. A Síndrome do intestino irritável se caracteriza clinicamente por episódios anormais de constipação e/ou diarreia. Ao mesmo tempo causa dores abdominais (cólicas). O estudo orienta observar pelo menos cinco características durante no mínimo 12 semanas dentro de um ano:  [1] evacuações mais de três vezes ao dia; [2] alívio após a defecação; [3] fezes fragmentadas, pastosas ou líquidas [4] urgência para defecar [5] sensação de evacuação incompleta.

Doenças inflamatórias do intestino

Outra causa comum para diarreia depois de comer são as doenças inflamatórias. Dentre elas, podemos citar doença de Crohn e a colite ulcerativa. A saber, a diferença básica é que, enquanto a Crohn pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal, colite ulcerativa afeta apenas o cólon.  Em ambos os casos, os sintomas incluem urgência para defecar logo depois de comer, dor abdominal, cólica intestinal, fezes liquefeitas ou pastosas.

Doença celíaca

Os doentes celíacos também sofrem com urgência para defecar logo depois de comer. De acordo com um estudo publicado no Jornal de Pediatria (2), é uma doença autoimune a ingestão de alimentos com glúten. Ou seja, é uma intolerância permanente ao glúten. Assim sendo, há uma resposta intestinal imediata, levando a um ataque repentino e constrangedor de diarreia. Os autores do estudo explicam que para tratar a Doença Celíaca, é necessário fazer uma dieta isenta de glúten por toda a vida. Portanto, deve-se excluir da dieta os seguintes cereais e seus derivados: trigo, centeio, cevada, malte, aveia. Assim, se sua resposta intestinal imediata tem acontecido logo após ingerir alguns dos cereais citados acima, este pode ser seu caso.

Intolerância a lactose

A lactose é um tipo de açúcar encontrado naturalmente no leite da maioria dos mamíferos. De acordo com um comunicado da Unidade Integrada de Gastroenterologia (3), algumas pessoas simplesmente são incapazes de tolerar a lactose. De acordo com a nutricionista Alessandra Missio, autora do comunicado, alguns indivíduos apresentam um distúrbio nesta digestão, denominado de intolerância à lactose, causada pela deficiência, primária ou secundária, da enzima responsável pela hidrólise da lactose, a lactase. O resultado disso, são episódios de diarreia depois de comer. Ao mesmo tempo sintomas como gases intestinais em excesso, dores de estômago, dores abdominais, barriga inchada e outros.

Virose

A infecção viral não podia faltar na lista. Afinal, é também uma das causas mais comuns de dor de barriga depois de comer. Infecções virais que acometem o trato intestinal, podem provocar também episódios de diarreia com urgência para defecar depois de comer. Felizmente, depois de um tempo, os sintomas desaparecem. O ideal é beber bastante água para manter a hidratação do corpo.

Artigos médico-científico: (1) (2)  (3)