Sua saúde

Gosto amargo na boca, o que pode ser? Veja as 5 razões mais comuns para sentir boca amarga

Boca amarga: gosto amargo na boca indica doença?

Gosto amargo na boca, o que pode ser? Veja as 5 razões mais comuns para sentir boca amarga
4.7 (94.29%) 7 votes

Muitos pacientes buscam consultórios médicos e dentários com a mesma reclamação: o gosto amargo na boca ou boca amarga. A alteração de paladar, também chamada de disgeusia, pode ser específica para um apurado gosto, como o amargo, ou inespecífica, citada pelo paciente como um gosto ruim ou diferente. Mas, o que pode ser?

De acordo com Dr. Maurício Duarte, da Clínica Halitus, especialista em halitose e boca amarga, esse tipo de alteração no paladar pode ser provocada por problemas na cavidade bucal ou por alterações do organismo, mas que repercutem na boca. Veja algumas causas citadas por especialistas.




1- Problemas renais

Quando os rins não estão funcionando muito bem, duas substâncias acabam se acumulando no corpo: a ureia e a creatina. Certamente, essas substâncias em excesso no organismo provocam a boca amarga. Aliás, esse é um sintoma de pessoas que precisam de hemodiálise, exatamente por estarem com a ureia e a creatinina desequilibradas no corpo.

2- Esofagite



A esofagite é a inflamação do esôfago, que liga a boca ao estômago, que pode ser causada pelo refluxo gástrico, que se dá quando o conteúdo ácido do estômago entra em contato com a mucosa do esôfago. Ela gera sintomas como azia e gosto amargo na boca, mas quando o paciente segue corretamente a dieta para esofagite, pode haver cura.

Leia também: Como tirar o gosto e cheiro de alho da boca? Cientistas descobriram o remédio caseiro mais eficiente

3- Problemas no fígado

Quando o fígado não está funcionando corretamente, o corpo começa a acumular elevadas quantidades de amônia. Decerto, é uma substância tóxica, que é transformada em ureia pelo fígado e eliminada na urina. Assim, os níveis aumentados de amônia provocam uma alteração do gosto, semelhante a peixe ou cebola. Doenças como hepatite, cirrose e esteatose costumam causar este sintoma.



4- Infecções respiratórias

Sinusite, rinite, resfriado, amigdalite, coceira na garganta e outras infecções respiratórias também costumam provocar gosto amargo na boca. O sintoma surge por causa das bactérias relacionadas aos problemas respiratórios.

5- Boca mal higienizada

A causa mais comum de boca amarga está associada à presença de placa bacteriana na língua, a saburra lingual, principal causa do mau hálito, aos cáseos amigdalianos (placa bacteriana que se forma nas amígdalas), a uma baixa produção de saliva. Tudo isso pode ser evitado se a higiene bucal estiver em dia. Uma dica sensacional é o uso de Bicarbonato de sódio para escovar a língua.

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo