Depois de 40 anos, doença rara, já esquecida e erradicada, está de volta

Virose rara: varíola bovina em humanos está de volta depois de 40 anos

Adolescente do País de Gales, surpreendeu uma junta médica de Londres ao buscar ajuda para lesões pustulentas bastante estranhas. Somente, em uma reunião da Sociedade Europeia de Dermatologia Pediátrica, em Londres é que foi colocado a público que o rapaz estava com Varíola Bovina. Ao que parece, a varíola bovina em humanos está de volta. Trata-se de uma virose rara, já esquecida e erradicada pelo homem há 40 anos.

 

Mas, o que é varíola bovina?

A Varíola Bovina é uma doença causada pelo vírus vaccínia que acomete o gado. Normalmente, principalmente no gado. Manifesta-se através de feridas das tetas das vacas e na boca dos bezerros que estão em amamentação. Durante muitos anos no passado, essa doença contaminou muitos seres humanos. Por isso, foi um importante passo para o desenvolvimento da primeira vacina contra a varíola.

Por causa da vacinação, nos seres humanos, essa doença não havia sido relatada desde 1977. Assim, em 1980, a Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente sua extinção. Hoje em dia, vez ou outra, acredita-se que algum rebanho possa sofrer tal contaminação. No entanto, em seres humanos, ela realmente parecia erradicada.

Virose rara: varíola bovina em humanos está de volta depois de 40 anos
As lesões deixadas pela virose são muito assustadoras.

Como ela está de volta?

 

O adolescente, ao que parece foi mordido por um bezerro contaminado. Como a doença é considerada erradicada, não mais uma vacinação efetiva como acontecia há 50 anos. E, provavelmente, o adolescente não era imunizado.

A partir do momento que recebeu a mordida do bezerro, passou a desenvolver as pústulas de aparência assustadora. Como a doença não é considerada grave, os sintomas foram tratados apenas com o objetivo de alivia-los. De acordo com os médicos, uma pessoa com um bom sistema imunológico consegue se livrar do vírus em poucos dias.

Leia também: Conheça as meninas-bonecas. Meninas que mantém a aparência e tamanho de boneca por toda vida [vídeo]

iflscience