Tosse seca noturna: Como parar de tossir a noite toda?

21271
tosse seca noturna

A tosse seca noturna costuma destruir uma noite de sono. Não é pra menos! Ela é persistente, não tem muco e deixa o corpo cansado.

Os receptores da tosse se localizam nas vias aéreas superiores e inferiores, esôfago, pericárdio, estômago, diafragma e ouvido externo.

Mas, antes de tudo, precisamos estar cientes de que a tosse, assim como a febre, é um reflexo benéfico para o organismo.

Os receptores da tosse se localizam nas vias aéreas superiores e inferiores, esôfago, pericárdio, estômago, diafragma e ouvido externo.

Tossir, mesmo que seja uma tosse seca constante, promove a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias.

Mas, vamos ser justo, tossir é muito chato e tossir a noite é insuportável. Além disso, sentir aquela coceira na garganta é aterrorizante.

Tipos de tosse

A tosse crônica, que dura mais de 4 semanas, pode ser descrita como úmida, seca, específica ou inespecífica.

  • Tosse seca é aquela que não há formação de muco evidente.
  • Tosse úmida há formação de muco.
  • Tosse específica é causada por um processo de doença e está associada a vários sinais e sintomas.
  • Tosse inespecífica está presente sem evidência de doença subjacente ou anormalidade física. Testes de laboratório também são normais.

Por que a tosse seca piora à noite?

Não somente a tosse seca, mas a tosse com muco também piora à noite. No caso da tosse com catarro, isso acontece porque quando você deita, a drenagem das secreções das vias aéreas diminui. Como resultado, há um acúmulo do muco que estimula a tosse.

Mas na tosse seca, que tem origem, geralmente, alérgica, é o próprio ar da respiração que estimula a tosse. Uma vez que, todo sistema aéreo superior está irritado.

Ao mesmo tempo, a tosse pode piorar à noite porque é o momento em que o hormônio responsável por liberar o anti-inflamatório e o antialérgico natural é produzido em menor quantidade, o que te deixa vulnerável.

Esteja ciente de que passar noites em claro por causa de tosse, não é um bom sinal. Geralmente, a tosse com catarro e a tosse seca constante, são causadas por problemas respiratórios como resfriados, bronquites.

Ao mesmo tempo, doenças como coqueluches, alergias e até mesmo pneumonias, principalmente quando pioram a noite. O ideal, acima de tudo é procurar um médico.

As principais causas de tosse seca noturna, que afeta sobretudo as crianças, são:

  • Alergias respiratórias como asma ou rinite;
  • Infecção viral adquirida recentemente, tem como primeiros sintomas a tosse seca;
  • Presença de objetos estranhos dentro do nariz;
  • Respirar fumaça ou de vapores que podem irritar a mucosa do nariz e garganta;
  • Refluxo gastresofágico: quando o alimento volta do estômago para o esôfago irritando a garganta;
  • Aumento da adenoide, uma estrutura protetora entre o nariz e a garganta.

O que fazer para parar de tossir à noite?

A melhor forma de se livrar de uma tosse seca noturna, nem sempre é um “remédio” propriamente dito. Mas, existem dicas que realmente funcionam contra tosse seca noturna.

Aliás, funcionará também em caso de tosse com catarro. São truques que vão acabar com a tosse noturna e até mesmo dispensar os remédios caseiros e industrializados.

Há 5 dicas que todo mundo deveria conhecer e que podem fazer toda a diferença. Então se você está tendo crises de tosse seca durante a noite, pode tomar as seguintes medidas:

  • Elevar a cabeceira da cama
  • Tenha um copo de água perto da cama
  • Coma mel antes de dormir
  • Coma um pedaço de chocolate
  • Faça inalação ou respire ar quente e úmido

Tosse seca noturna constante: o que fazer?

1. Elevar a cabeceira da cama

Este, não é exatamente um remédio para tosse, mas é uma das primeiras atitudes que se deve ter diante de uma tosse seca noturna persistente: elevar o travesseiro.

Isso, pode ser feito, colocando dois, ou colocando algo sob o colchão. Aquele travesseiro antirrefluxo é maravilhoso contra a tosse seca noturna. O importante é que o tronco precisa estar mais elevado que o resto do corpo.

Um estudo publicado na revista Cough (1) garante que essa posição  evita que a coriza e o muco nasal engolido ao longo do dia voltem para a garganta à noite.

2. Beba água à noite

 O mecanismo fundamental para tratamento da tosse é a hidratação da mucosa respiratória, segundo o Dr. Daniel Deheinzelin, pneumologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Assim, um bom remédio para tosse seca noturna é hidratar a garganta durante a crise. Isso, obviamente, não vai curar a tosse, claro, mas vai aliviar o sintoma e permitir um sono mais justo.

A água deve ser a temperatura ambiente. Assim, toda vez que acordar com tosse à noite, beba um gole dessa água.

Ao mesmo tempo, pode optar por um chá de camomila morno também ajudará bastante.

Aliás, se você está com tosse, deve passar o dia inteiro bebendo água. Neste caso, meio copo a cada 40 minutos é o suficiente. Sua noite será muito mais tranquila.

3. Coma mel antes de dormir

Uma estratégia infalível de como parar a tosse seca noturna é engolir uma colher de mel de abelhas antes de se deitar.

O mel, com toda certeza, vai hidratar e ainda proteger as mucosas da garganta. Aliás, o mel já é utilizado na indústria farmacêutica como base para xarope contra tosse.

Isso irá acalmar o reflexo da tosse por um bom tempo. Além disso, o mel tem propriedades antissépticas graças às enzimas adicionadas pelas abelhas.

Ao mesmo tempo, funciona como um eficiente anti-inflamatório. Um estudo publicado na revista Cochrane Database of Systematic Reviews revelou que o mel tem potencial aplicação em tosse crônica.

O mel, conforme os autores, promove um alívio na irritação do trato respiratório superior. Além disso, pode funcionar melhor do que medicamentos industrializados.

4. Coma um pedaço de chocolate

Quem maravilha! Um estudo publicado no The FASEB Journal (3) revelou que a teobromina, um ingrediente que dá sabor ao chocolate escuro, pode ser muito eficaz, além de um seguro supressor da tosse.

Os autores explicaram que a teobromina é quase um terço a mais eficaz em parar tosses persistentes do que a codeína.

A codeína é, atualmente, considerada a substância mais eficaz contra a tosse e, portanto, um remédio para tosse seca noturna também.

Ao contrário de medicamentos para a tosse normalmente usados, teobromina, não causa efeitos adversos sobre o sistema cardiovascular ou nervoso central.

5. Faça inalação

 O pneumologista diz que a inalação representa outra forma de fazer chegar líquido aos pulmões. Ela, portanto, melhora a tosse, porque umidifica o muco e facilita sua eliminação.

Contudo, é importante que não se adicione o broncodilatador sem conhecimento médico. Faça com soro fisiológico ou água pura limpa.

Ao mesmo tempo, segundo o médico, tomar um banho quente e aspirar vapor d’água, resultará no mesmo efeito.

Xarope para tosse seca noturna

De acordo com o pneumologista Dr. Daniel Deheinzelin é preciso cuidar para não fazer automedicação errada. Pois, existem diferentes 3 tipos de xarope:

  1. Mucolíticos, que tornam o muco mais fluido, têm eficiência muito pequena. Mais indicados para as tosses com secreção.
  2. Broncodilatadores são mais competentes para alguns casos de tosse, pois ajudam a abrir os brônquios para eliminar o muco preso.
  3. Xaropes com codeína, que agem no sistema nervoso central e inibem o reflexo da tosse, são, portanto, os mais eficientes

Tosse seca noturna infantil

Um estudo publicado no Pediatric Annals [4] , diz que a tosse é uma queixa comum em pediatria e é responsável por muitas visitas ao pediatra para avaliação.

Embora possa parecer estranho, O Dr. Edward Traisman, autor do estudo disse que crianças saudáveis ​​em idade escolar podem tossir de 10 a 34 vezes ao dia, como uma forma de se livrar de agentes irritantes que entram pelo nariz ou pela boca.

Mas, de forma geral, a tosse acontece em resposta a irritantes ambientais, secreções ou materiais aspirados. Por isso o primeiro passo diante de uma tosse seca infantil é examinar as vias aéreas da criança.

Para acalmar uma tosse seca noturna infantil até a consulta com o pediatra, você pode tentar as seguintes dicas:

  • Ofereça água a todo momento
  • Dê colher de chá de mel
  • Coloque dois travesseiros para dormir
  • Faça inalação com água filtrada pura
  • Dê um banho quente deixando respirar o vapor
  • Coloque um umidificador, ou bacia d’agua no quarto para umedecer o ambiente
  • Mantenha o quarto sempre muito limpo, antes de dormir, passe um pano úmido no piso.

Quanto tempo demora a passar a tosse?

De acordo com um estudo[4] , a tosse pode durar em média até 3 semanas, indo, em alguns casos, até 25 dias.

Qualquer tosse com duração maior que 4 semanas é definida como tosse crônica, onde os tratamentos são diferenciados para crianças e adultos, devido às diferenças anatômicas e de resistência imunológica.

Tosse com mais de 4 semanas deve ser impreterivelmente examinada por uma médico.

Tosse seca e falta de ar

Tosse com falta de ar pode ter causas variadas uma vez que a tosse é um mecanismo de proteção do organismo.

Isso quer dizer que, ela acontece em reação à algum estímulo irritativo nas vias aéreas. Normalmente, esse sintoma está relacionado a doenças como asma, bronquite e pneumonia.

Mas, vale um alerta, a asfixia também causa tosse seca e falta de ar. Verifique as vias aéreas para buscar alguma obstrução, sobretudo, em crianças.

Conclusão

A tosse seca noturna pode ser o sinal de uma infecção viral recente. Ou seja, o início de uma gripe ou resfriado.

Ao mesmo tempo, pode indicar a obstrução por objetos ou alimento, o que causa asfixia e, portanto, uma urgência médica.

Para acalmar a tosse seca noturna, beba água, tome uma colher de mel, coma um pedaço de chocolate, use 2 ou 3 travesseiros e faça inalação.

 

Artigos médico-científicos: Cough (1) The FASEB Journal (3)Pediatric Annals [4]