Dentista dá dicas para tirar a saburra da língua e melhorar o seu hálito

10910
Dentista ensina como terminar com mau hálito causado pela saburra

A língua saudável tem aspecto rosado, uma superfície lisa e homogênea e é recoberta por uma secreção fina o que a torna constantemente úmida. Chamamos de saburra lingual aquele “sebo” esbranquiçado que fica sobre a língua. Isso causa um halitose. Aprenda, agora, como terminar com mau hálito causado pela saburra.

Além de ter gosto ruim, aquilo causa um mau hálito terrível. Toda aquela camada que parece uma mancha branca é a mistura de bactérias e restos alimentares. É por isso que os dentistas insistem em que a escovação da língua é tão importante quanto a dos dentes.

É bem verdade, que a língua branca pode indicar doenças que vão muito além da saburra. Dentre elas podemos citar desde uma deficiência de vitaminas, como ferro ou biotina, até uma doença mais grave como a AIDS ou câncer bucal. No entanto, em mais que 80% dos casos, a camada branca na língua indica saburra lingual. Reunimos aqui algumas dicas de dentistas para evitar e limpar a saburra da língua.

Dicas de como terminar com mau hálito

Escovar a língua todos os dias

É claro que essa é a primeira dica da lista de como terminar com mau hálito. Muita gente é rigorosa na escovação dos dentes, mas esquece desse detalhe. A escova é supereficiente para retirada da saburra. A escovação deve ser feita colocando a língua para fora, o máximo que conseguir, e fazendo movimentos de trás para frente, repetidas vezes, lavando a escova com água corrente. Portanto, tal higienização também pode ser feita com a própria escova, atuando sobre as partes esbranquiçadas até sua remoção. Se você é daquelas pessoas que têm ânsia de vômito durante a escovação da língua. Recomendamos a leitura do texto que ensina como não sentir ânsia de vômito ao escovar a língua.

Raspar a língua

Os raspadores de língua atuam na remoção mecânica da saburra. Primeiramente, sua forma curva permite a raspagem da parte superior da língua, local de acúmulo da camada de muco bacteriano. Estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP) comprovam que o método mais eficiente de como terminar com mau hálito é removendo a saburra com raspadores.  A princípio, esse instrumento reduz em até 75% a produção de bactérias e aminoácidos que podem provocar o mau hálito e a saburra, enquanto a escovação simples reduz em apenas 45%.

Beber muita água

Uma das causas da formação da saburra é a falta de hidratação, o que provoca a diminuição da saliva. Por isso, é importante manter a mucosa bucal sempre hidratada. A melhor forma de fazer isso, é, seguramente, bebendo água várias vezes ao dia. Assim, é importante lembrar que é necessário pesquisar a fundo a causa desta diminuição de quantidade de saliva. Isso porque, o aparecimento do problema são as doenças sistêmicas e infecciosas.

Bicarbonato de sódio

Apesar de já termos condenado o uso de bicarbonato de sódio na limpeza dos dentes, sabemos que este composto possui uma grande capacidade higienizante e antibactericida. Assim, recomenda-se que duas pitadas dele sejam usadas na escova de dentes para escovar a língua. Essa também é uma maneira eficiente de como terminar com mau hálito, tirando a saburra. Mas atenção: esse processo só é recomendado quando já se tem a saburra lingual e não para línguas saudáveis, como prevenção. Assim que se livrar da saburra, suspenda o uso do bicarbonato.

OF