Animais

Mulher morre depois de ter sido arranhada por um filhote de cachorro totalmente saudável

Lambidas e arranhões de cachorros e gatos podem causar sepse e morte

Mulher morre depois de ter sido arranhada por um filhote de cachorro totalmente saudável
5 (100%) 1 vote

A americana Sharon Larson, de 58 anos, tinha acabado de adotar um filhote que já estava em dia com as vacinas. Em uma das brincadeiras com o novo amigo, ela foi arranhada. No mesmo dia, ela passou a ter sintoma se uma gripe forte e foi levada ao hospital, onde morreu dois dias depois acometida por uma sepse. Onde você poderia imaginar que lambidas e arranhões de cachorros e gatos podem causar sepse e morte.

O arranhão do filhote transmitiu para Sharon uma bactéria conhecida como Capnocytophaga. Um tipo habitualmente encontrado na boca de cães e gatos. A bactéria pode se espalhar através de mordidas, arranhões e até lambidas. Embora a maioria das pessoas que têm contato com cães e gatos não sejam infectados por Capnocytophaga, em casos absolutamente raros, a bactéria pode causar infecções.

Lembramos que essa bactéria pode ser muito comum nos animais de estimação. Mesmo aqueles vacinados, saudáveis e tratados a pão-de-ló, podem ter a bactéria.




Leia também: Cachorro vomitando mato ou mato com sangue, o que pode ser?

Preciso me preocupar?

A princípio não há com o que se preocupar. Na verdade, segundo os médicos os casos de infecções por Capnocytophaga vindas de animais de estimação são muitíssimos raros. É como se essa mulher tivesse sido atingida por um raio quatro vezes ou tivesse ganho na loteria duas vezes seguidas. Algo raro.

Além disso, as pessoas correm um risco maior de infecção por Capnocytophaga se tiverem sistema imunológico enfraquecido. Assim, pessoa com câncer, diabetes ou HIV, estão mais vulneráveis. Ao mesmo tempo, se tiverem seu baço removido, De acordo com os médicos. De qualquer forma, a maioria das infecções por essas bactérias ocorreram em pessoas com mais de 40 anos.



Apesar de serem raras, as infecções causadas por Capnocytophaga podem ser mortais. Segundo registros médicos 30% das pessoas infectadas morrem dentro 24 a 72 horas após os sintomas.

Outro caso de um homem de um homem de 48 anos desenvolveu uma infecção de sangue depois de ter sido arranhado pelo seu cachorro. A gravidade da infecção necessitou amputação das duas pernas e partes dos braços.

livescience


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo