Estudos e pesquisas

Falta de higiene bucal pode causar pneumonia e ataque cardíaco, dizem estudos

Higiene bucal: não escovar os dentes pode causar pneumonia e infarto

Falta de higiene bucal pode causar pneumonia e ataque cardíaco, dizem estudos
5 (100%) 1 vote

Não é hoje que é alertado por aí a higiene bucal não tem somente o objetivo de manter os dentes livres de cáries. Agora, ao que parece, pesquisadores japoneses encontraram bactérias da microbiota bucal “vagando” livremente pelo trato respiratório de quem “não gosta” de escovar os dentes.  Ao mesmo tempo, esta microbiota pode aumentar os riscos de infarto.

A ideia de que dentes limpos remetem a pulmões limpos já é tema de estudos anteriores (1). Contudo, o epidemiologista Yoshihisa Yamashita, da Universidade de Kyushu, no Japão, queria identificar quais bactérias bucais tinham essa capacidade. Seu estudo, publicado na revista científica mSphere (2), contou com 506 idosos que tiveram amostras raspagem da língua coletadas.

Os voluntários que tinham problemas dentários – cáries, gengivite, tártaro – possuíam, obviamente, uma microbiota mais variada e abundante. As bactérias encontradas em muitos idosos com saúde bucal inadequada foram: Prevotella histicola , Veillonella atípica , Streptococcus salivarius e Streptococcus parasanguinis. Contudo, o mais importante aqui, é que estas bactérias são causadoras de infecções do trato respiratório e até pneumonia.




Leia também: 10 erros que você, com certeza, comete quando está escovando os dεntes!

É muito viável para estas bactérias migrarem para nosso sistema respiratório através da traqueia quando não há higiene bucal. Uma vez ali, para chegar aos pulmões e causar pneumonia basta que a pessoa esteja com o sistema imunológico debilitado.

Os problemas não param por aí. Não escovar os dentes pode também aumentar o risco de ataque cardíaco. Aliás, centenas de estudos (3) já mostraram uma conexão entre a doença da gengiva (periodontite) e doenças cardíacas. Além do risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas, pessoas com doença gengival crônica têm uma espessura aumentada dos vasos sanguíneos do pescoço.

Por fim, mesmo que a saúde bucal não seja a chave para a prevenção de doenças cardíacas e respiratórias, é importante cuidar dos seus dentes e gengivas:



  • Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia.
  • Use fio dental diariamente.


  • Substitua sua escova de dentes a cada três meses – ou mais cedo, se as cerdas ficarem danificadas.
  • Agende exames e limpezas com seu dentista

Leia também: Como acabar com mau hálito: Dicas de especialistas e remédio caseiro [garantido]

mayoclinic /sciencealert   Artigos científicos: (1) (2) (3)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo