Xarope para tosse seca: Aprenda um xarope, um chá e um gargarejo. Cura em 3 dias

8712
Xarope para tosse seca: Aprenda um xarope, um chá e um gargarejo

Um xarope para tosse seca feito em casa é uma ótima saída para a tosse alérgica persistente. Geralmente, a tosse seca dura vários dias. É uma sensação constante de irritação na garganta como se algo estivesse preso ali. Normalmente, é uma tosse cansativa que piora muito a noite, principalmente com o corpo em repouso. De acordo com o Pneumologista Dr. Mauro Gomes, do Instituto de Pneumologia Paulista, explicou que a tosse seca (ou persistente) é, na maioria das vezes, de causa alérgica. No entanto, pode ser causada por refluxo, tabagismo e, na pior das hipóteses, pneumonia.

Optar por opções de alívio dos sintomas com remédios caseiros e naturais é sempre a melhor opção. Assim, preparar em casa um xarope para tosse seca, pode ser um ótima saída. Isso, principalmente, quando a tosse seca é alérgica ou causada pelo consumo de cigarro. Contudo, em caso de pneumonia e refluxo gastresofágico, somente um médico poderá indicar o melhor tratamento. A seguir, veja como curar a tosse seca em casa em apenas 3 dias. Chega de tossir!

Xarope para tosse seca

O grande problema da tosse seca alérgica ou por uso de tabaco é certamente o reflexo da tosse. Ela causa aquela coceirinha constante e irritante que faz com que o corpo reaja tossindo para tentar expulsar o possível intruso. Assim, é preciso contar com produtos que sejam acalmadores do reflexo tussígeno. Para isso temos o mel na qual a consistência acalma o reflexo e ainda possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Também utilizaremos cenoura, um antitússico natural.

Como fazer o xarope para tosse seca: Passar 4 cenouras médias pela centrífuga e juntar este suco a uma xícara de mel. Leve ao fogo baixo até engrossar e depois guarde num recipiente de vidro devidamente tampado. Tome 1 colher deste xarope de 3 a 4 vezes ao dia.

Chá caseiro para tosse seca

Um dos chás caseiros mais eficientes para aliviar os sintomas da tosse seca alérgica e do fumante é o chá de hortelã com gengibre. A hortelã tem propriedade antisséptica, tranquilizante suave e analgésica, principalmente a nível local e das mucosas do aparelho digestivo. O gengibre tem propriedades expectorantes e ainda ajuda a diminuir a tosse. Além disso, o sabor refrescante causa um alívio imediato.

Como fazer: Ferva 4 copos de água. Assim que a água ferver, desligue-a e adicione 3 colheres de sopa de gengibre ralado e 10 folhas de hortelã, sem possível, fresco. Tampe a vasilha. Após 2 minutos adoce com mel a gosto e beba em seguida.

Gargarejo para tosse seca

Embora possa parecer uma receitinha “boba”, o gargarejo de água salina é um santo remédio para tosse seca. Esse gargarejo com apenas sal de cozinha e água morna promete limpar e acalmar a tosse. Pode ser feita todas as vezes que a tosse estiver irritante e insistente.

Como fazer: morne um copo de água filtrada e adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha. Misture até que o sal derreta por completo e faça gargarejo com toda a água.

Ritual para os dias de tratamento caseiro

Logo que acordar e antes de dormir beba uma xícara do chá de hortelã com gengibre. Durante o dia, a cada 3 horas tome uma colher do xarope para tosse seca feito com mel e cenoura. O gargarejo salino pode ser feito toda vez que a tosse estiver persistente, sobretudo a noite quando ela piora muito. Não se preocupe, seguindo essas dicas em 3 dias você estará livre dessa tosse chata e irritante!

TS