Com a terapia hormonal trans, Thammy adquiriu fortes características masculinas. Entenda todas as mudanças que ele está passando

Thammy Miranda antes e depois: mudanças da terapia hormonal trans

Thammy antes e depois, é impressionante! Desde que começou a fazer uso de hormônios masculinos, Thammy Miranda ganhou pelos no peito, uma voz menos feminina e até barba no rosto.

Contudo, um dos efeitos colaterais do tratamento já pode ser notado nas suas últimas aparições. Ele vem perdendo cabelo e aparece com entradas proeminentes. “É por causa do hormônio que eu tomo, sim. Tudo que for características masculinas eu vou ter”, diz Thammy, que não tem se incomodado com a recente perda de cabelo: “Não pretendo fazer nada para reverter a calvície, e isso não me incomoda em nada“.

Primeiro é importante entender que, independente do gênero, todas as pessoas produzem os hormônios estrogênio e testosterona, componentes fundamentais do corpo humano. As pessoas do sexo masculino, produzem 10 vezes mais testosterona do que as mulheres. A terapia hormonal realizada em pessoas que buscam mudar de gênero consiste em reajustar os níveis desses dois hormônios, de modo que o paciente passe a adquirir as características físicas do gênero com o qual se identifica.

Thammy antes e depois, o que aconteceu?

Depois de todo aquele processo de assumir homossexualidade (2006) e se descobrir transexual, Thammy provavelmente iniciou a terapia fazendo uma série de exames. Foram checados os níveis de hormônios no sangue, a funcionalidade do fígado, níveis de lipídeos, glicose, pressão sanguínea, contagem de células vermelhas, brancas e plaquetas. Isto é importante para evitar que quaisquer problemas de saúde pré-existente sejam despertados ou piorados devido ao tratamento hormonal.

Na primeira fase, Thammy, provavelmente, usou os bloqueadores hormonais, anti-estrogênicos, neste caso. Estes, tiveram a função de interromper a produção de hormônios femininos que ele, naturalmente, produzia. Isso inibiu a ação do hormônio responsável pela feminilização. E, no caso de Thammy, em 2014, foi realizada uma mastectomia, retirada das mamas.

Em seguida, iniciou o tratamento propriamente dito, com testosterona. Existem várias formas diferentes de se usar testosterona, como injeções, gel, pílulas e implantes sob a pele. A forma mais comum é por injeções, já que elas fornecem mais facilmente quantidade suficiente de testosterona para que as mudanças físicas aconteçam.

Thammy antes e depois
Thammy antes e depois, aos 16 anos. Embora ele afirme que nunca tenha se sentido de fato mulher, ele se apresentava com uma mocinha sensual. Os hormônios fizeram uma revolução no corpo. Impressionante!

Leia também: Banana e kiwi vão te ajudar a entender como ocorre a Cirurgia de troca de sexo

O que tem acontecido desde o início da terapia?

Voz – A voz engrossou, ficando com som tipicamente masculino. Isso deve começar a mudar em mais ou menos 2 ou 3 meses de tratamento hormonal. Uma vez que a voz mudou, não é possível voltar à voz anterior, mesmo que o tratamento hormonal seja suspenso.

Barba – A barba já começou a aparecer em mais ou menos 3 ou 4 meses de tratamento. Esta também é uma mudança permanente, mesmo que ele suspenda o tratamento hormonal, continuará tendo barba. Em geral, a quantidade de pelos do corpo todo irá aumentar. Em várias fotos atuais de 2017 para cá, Thammy Miranda tem aparecido com uma barba bastante cheia.

Thammy antes e depois
Thammy antes e depois. Ele publicou esta imagem ao lado de sua companheira no Instagram e podemos ver já um corpo bastante masculinizado. Barba, cabelo no peito e nas pernas. Além disso, observa-se veias saltadas nos braços, calvície e peitoral.

Clit0ris – o clit0ris aumenta de tamanho (normalmente entre 4 e 5cm) e é possível perceber que ele ficará um pouco maior ainda durante o ato sexual. Decerto, a mudança no tamanho do clit0ris também é permanente e leva bastante tempo (2 ou 3 anos) para se estabelecer.

Sistema reprodutivo – depois de no máximo 5 meses em tratamento, a menstruação para de vir. Nesse caso, interromper o tratamento em até um ano é possível fazer uma reversão. Contudo, depois de vários anos em tratamento, os ovários irão parar de funcionar e é provável que nunca poderá ter filhos.

Cabelo – Thammy, provavelmente, está nesta fase em que se perde um pouco de cabelo. Isso aumenta ainda mais o aspecto masculino, formando algumas entradas. Isso poderá continuar até que fique careca, ou não. Muitas vezes isso irá depender do padrão encontrado na família. Igualmente, esta mudança também é permanente. Aliás, em sua rede social, Thammy, com muito bom humor,  divulgou que está fazendo tratamento contra a calvície que se acentuou bastante nos últimos meses.

FTMbrasil / reicla-trans