Vídeo absolutamente fantástico mostra o processo de ovulação dentro do ovário. Imagens reais, tá?

Ovulação: vídeo mostra detalhes da ovulação [ imagens reais]

A ovulação é o nome do processo que ocorre uma vez em cada ciclo menstrual quando as alterações hormonais acionam um ovário para liberar um óvulo. Isso geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início do seu próximo período. Abaixo, você verá um vídeo em detalhes  com imagens reais de uma ovulação.

Em resumo o processo pode ser explicado com as seguintes fases:

Os óvulos ficam em seus ovários. Durante a primeira parte de cada ciclo menstrual, um dos óvulos cresce e amadurece.

Conforme a ovulação se aproxima, seu corpo aumenta a produção de um hormônio chamado estrogênio. Este causa o espessamento do revestimento do útero e ajuda a criar um ambiente apropriado para o esperma.

Leia também: Como saber se estou ovulαndo? Ginecologista mostra como descobrir

Os altos níveis de estrogênio acionam um súbito aumento em outro hormônio, o LH (hormônio luteinizante). Com isso, esse aumento do LH causa a liberação do óvulo maduro do ovário e essa é a ovulação.

A ovulação normalmente ocorre de 24 a 36 horas após o aumento do LH e por isso o aumento do LH é bom para prever o pico de fertilidade.

Neste vídeo, compartilhado na fanpage do Medical Videos [1], podemos ver o momento em que o óvulo deixa o ovário!

 

O óvulo só pode ser fertilizado por 24 horas após a ovulação. Então, se não for fertilizado, o revestimento do útero será descartado (e o óvulo irá com ele) e a menstruação começará. Assim, ela marca o início do próximo ciclo menstrual. [texto na íntegra de clearblue]

Leia também: Cólica fora do período menstrual: É normal? O que pode ser?

 clearblue