Como tirar o gosto e cheiro de alho da boca? Cientistas descobriram o remédio caseiro mais eficiente

9528
Como tirar o gosto e cheiro de alho da boca? Bafo nunca mais!

O alho – Allium sativum – é um dos condimentos mais utilizados na culinária. As suas substâncias odoríferas têm o poder de agradar o paladar, bem como o olfato. Contudo, comer qualquer coisa temperada com alho in natura certamente vai deixar seu hálito impregnado. Como tirar o gosto e cheiro de alho da boca?

A substâncias responsáveis pelo gosto e cheiro do alho são compostos voláteis derivados do enxofre – dialil dissulfeto, alilo mercaptana, dissulfeto de metil-alilo e sulfeto de metil-alilo. Tais substâncias, quando absorvidas pelo intestino são metabolizadas no fígado. Em seguida, liberadas na corrente sanguínea e excretadas pelos pulmões. Assim, os compostos voláteis ficam por até 24 horas no organismo. O cheiro é característico do enxofre.

Tirar o gosto de alho da boca não é uma tarefa simples. Aliás, saiba que o creme dental e o enxaguante bucal pouco irá ajudar. Mas agora, uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico Journal of Food Science , descobriu a melhor maneira de acabar com o gosto e cheiro do alho na boca.

O estudo testou apenas remédios naturais. Utilizou-se os seguintes alimentos: chá verde, folhas de hortelã (spearmint ou Mentha spicata), maçãs e alfaces. Depois de mastigar alho por 25 segundos, os voluntários tiveram que ingerir os alimentos testados. Em seguida, a análise dos compostos voláteis do alho foi realizada.

Agora sim, você resolverá seu problema de “bafo” de alho. Os resultados mostraram que mastigar folhas cruas de hortelã é o melhor remédio para eliminar o sabor indesejável deixado pelo alho na boca.

Leia também: Como acabar com ce-cê nas axilas (bromidrose)? Médico ensina ritual infalível

Como acabar com gosto de alho na boca?

A dica é: abuse de substâncias com propriedades de hortelã. A hortelã estimula o funcionamento do sistema digestivo e ainda deixa um frescor na boca. Como fazer isso?

Beba sucos com folhas de hortelã, como o suco de abacaxi com hortelã, por exemplo. Abacaxi com hortelã é uma boa combinação, pois o abacaxi, por ser uma fruta cítrica, também é adstringente e bactericida.

Escove os dentes com pasta de dente de hortelã e use enxaguante bucal também com hortelã. Existem umas pastas naturais com base de hortelã in natura que são supereficientes.

Mastigue chiclete e chupe balas de hortelã. Apesar de este tipo de guloseima não utilizar uma base natural do hortelã, e sim uma essência, o gosto e cheiro de alho irá aliviar bastante.

Mastigue folhas de hortelã frescas. Agora, se você abusou do alho no almoço, ficou com o cheiro e gosto de alho na boca e tem um encontro à noite, essa é a solução de longe mais eficiente. Sim, o estudo comprovou que a L-carvona, a pulegona e a mentona presentes nesta planta, tamponam os compostos de enxofre voláteis do alho.

Leia também: Como acabar com mau hálito: Dicas de especialistas e remédio caseiro [garantido]

VA