Como saber se tenho glaucoma? Médicos explicam o que você sente em cada caso da doença

7678
Como saber se tenho glaucoma? Sinais e sintomas da doença

O glaucoma é uma doença silenciosa que pode causar sérios danos a nossa visão, levando a uma cegueira total e irreversível. Muitas pessoas ignoram os seus sintomas. Com isso, é importante ficar atento aos mínimos detalhes relacionados aos olhos e a visão. Mas, como saber se tenho glaucoma? Quais os sinais e sintomas da doença?

De acordo com o Dr. Alfredo Tranjan Neto, médico oftalmologista, o glaucoma é uma doença caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por uma série de fatores, dentre eles, o aumento da pressão ocular ou alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico. Por isso é necessário visitar um oftalmologista regularmente, pelo menos uma vez ao ano.

Como saber se tenho glaucoma?

Conforme o Dr. Arthur Frazão, oftalmologista, é necessário ficar atento aos principais sintomas da doença, como:

Glaucoma de ângulo aberto: muitas pessoas não apresentam sintomas até começarem a perder a visão, mas podem apresentar perda gradual da visão periférica lateral, também conhecida como visão tubular, como se fosse uma visão de túnel.

Glaucoma de ângulo fechado: dor intensa no interior dos olhos, aumento da pupila, visão turva e embaçada, vermelhidão dos olhos, ver arcos em volta das luzes, dificuldade de enxergar no escuro, sensibilidade excessiva à luz, dor de cabeça forte, náuseas e vômitos, além da diminuição do campo de visão.

Glaucoma congênito: nebulosidade na parte frontal do olho, aumento dos olhos, vermelhidão, sensibilidade à luz e lacrimação. Todos esses sintomas costumam ser notados já nos primeiros meses de vida.

Como saber se tenho glaucoma? Sinais e sintomas da doença
O Glaucoma é um conjunto de diversas doenças distintas que envolvem a pressão intraocular associada a neuropatia óptica.

 

Várias pessoas apresentam apenas o aumento da pressão ocular como único sinal da doença. Isso leva a diminuição gradual da visão lateral, por isso algumas pessoas nem percebem que estão com a doença. Isso porque, a perda de visão é lenta e não é perceptível, e é notada anos mais tarde, porém é irreversível. Ou seja, não tem como recuperar a visão perdida, somente tratar para que não evolua. Lembrando que o glaucoma não tem cura, por isso realizar o tratamento o quanto antes é fundamental para saúde de seus olhos.

Artigo Quigley & Broman