Sua saúde

Como aliviar a dor de dente siso: dentista dá as melhores receitas caseiras

Como aliviar a dor de dente siso: dentista dá as melhores receitas caseiras

O dente siso, também conhecido por terceiro molar ou dente do juízo, são os últimos dentes permanentes a nascer. Em geral, esses dentes iniciam sua formação por volta dos 5 anos de idade. Contudo, a erupção inicia-se bem mais tarde, dos 17 aos 25 anos de idade. Sua erupção na boca pode ser bem dolorosa. Por isso, algumas pessoas passam por maus bocados durante o nascimento do dente do juízo. Mas, como aliviar a dor de dente siso? Aprenda as melhores receitas caseiras.

A dor do dente siso não é regra. Algumas pessoas, na verdade, nem formam esses dentes. Sua chegada pode ser dolorida porque, normalmente, nossa boca não tem espaço suficiente para eles. Desta forma, o dente do siso acabar forçando e empurrando todos os outros para conseguir o seu lugar. Por causa desses e de outros problemas, muita gente acaba optando pela retirada do dente siso por cirurgia. No entanto, os dentistas são claros ao dizer que esse dente é importante. Assim, se a pessoa não está com problemas anatômicos, sua extração não é recomendada.

Antes de mais nada, deixamos claro que toda e qualquer dor de dente deve ser avaliada e tratada pelo seu dentista. No entanto, abaixo podemos ver algumas dicas caseiras disponibilizadas pelo odontólogo Dr. Luis Coradazzi, da clínica Centro de Cirurgia Oral, de Goiânia. Elas ajudarão a se livrar do incomodo no dente siso até que possa ir ao dentista.




Leia também: Gengiva sangrando não é só problema nos dentes: especialistas explicam o que pode ser

Como aliviar a dor de dente siso?

Mascar chiclete no lado da dor é uma forma fácil de ajudar no alívio. No início pode parecer doloroso, mas depois, com a massagem que a goma faz na gengiva, acontecerá um alívio temporário da dor.

Mastigar salsa também ajuda. A salsa, aliás, além de fazer a massagem gengival, as propriedades anti-inflamatórias da luteolina presente na salsa irão controlar a inflamação até que se possa ir ao dentista. Outra forma de usar a salsa é fazendo uma pasta amassando 1 punhado de salsa, com meia colher de sal e 1 colher de azeite, e enrolar numa gaze limpa e pressionar sobre o dente afetado.



Faça bochechos várias vezes ao dia com uma solução salina caseira com água morna e sal. Apenas morne um pouco de água acrescente sal – e colher de café para 1 copo de água – e bocheche. O sal tem poder antisséptico e anti-inflamatório e funcionará bem contra a inflamação da gengiva que dói.

Leia também: Dentistas respondem: “Antibióticos realmente enfraquece os dentes?”

Chupar cubos de gelo também ajuda. Já sabemos que o gelo tem um forte poder analgésico. Então, ao invés de tomar medicamentos, chupar cubos de gelo vai aliviar a dor. Já explicamos aqui, que o poder do gelo contra a dor funciona porque o frio costuma agir nos receptores de dor. Isso fará com que o corpo pense que está apenas sentindo o frio e “esquece” da dor.

Passe óleo de cravo-da-índia na gengiva dolorida. O cravo ação analgésica, anti-inflamatória e antisséptica. Com isso, pode aliviar a dor e a inflamação, além de ajudar a prevenir uma infecção. Basta colocar 2 gotas do óleo diretamente no dente ou num pedaço de algodão ou cotonete.



CCO

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo