Sua saúde

Mancha de sangue no olho (derrame ocular): o que pode ser e como tirar

Mancha de sangue no olho - derrame ocular: o que pode ser e como tirar

Mancha de sangue no olho (derrame ocular): o que pode ser e como tirar
Esse texto foi útil para você?

A mancha de sangue no olho é causada por um derrame ocular – ou hiposfagma. Acontece quando há um rompimento de minúsculos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva (película que recobre a parte branca do olho), causando uma mancha vermelha de sangue no olho. Mas, o que pode ser? É problema de saúde? É normal? Como tirar?

De acordo com o Dr. Arthur Frazão, Oftalmologista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, diz que o derrame no olho é uma situação bastante comum. Pode parecer assustador, mas não atinge o interior do olho, e, por isso, não afeta a visão. Não é considerado uma situação grave, mas pode ficar dolorido no local por um tempo. Ele explica as principais causas.




O que pode ser?

Traumas: O “oftalmo” explica que, dependendo da força aplicada, até mesmo o fato de coçar ou esfregar o olho pode romper o microvasos da conjuntiva. Aliás, nisso também incluem acidentes, como bater o rosto em alguma coisa, ou até mesmo levar um safanão durante uma briga.

Pesos: Essa lesão é comum também junto a praticantes de academia que fazem musculação. Isso porque, esforços físicos como erguer pesos ou atividades físicas intensas podem também causar a ruptura desses vasinhos. Por isso, é importante levantar o peso dentro de seus limites.

Tosse prolongada: Quando estamos tossindo muito os vasos podem romper. Segundo o médico, isso é mais comum em idosos que têm os vasos já mais enfraquecidos.



Espirros fortes e repetidos: Quem tem rinite alérgica provavelmente já teve a mancha vermelha no olho. Uma vez que, durante uma crise de espirros, comuns da doença, a pessoa sobrecarrega a musculatura do olho. Às vezes, fechar o olho com força e espirrar forte, rompe os vasos e causa a mancha.

Leia também: Sαngue no esperma: há algo errado com você? Médico explica

Força para evacuar: Outro grupo de pessoas que podem ter a mancha de sangue no olho, é aquele das pessoas com constipação crônica. Portanto, é complicado. Fazer força para evacuar tem o mesmo efeito de levantar peso demais na academia. Isso, eventualmente, pode causar o derrame ocular.

Vômito: Quando os episódios de vômitos exigem demais força na musculatura facial, sobretudo dos músculos dos olhos, pode vazar sangue na conjuntiva também. Aliás, vomitar muito e repetidamente, tem o mesmo efeito de pressão que espirrar forte o tossir por muito tempo.



Infecções oculares: Qualquer infecção causada por fungo, vírus ou bactéria pode levar a mancha de sangue no olho. Todos estes tipos de organismos deixam a conjuntiva mais sensível ainda. Além disso, a conjuntivite também pode dar essa hemorragia. Nestes casos, é indispensável buscar ajuda de um especialista para tratamento.

Cirurgia: Qualquer cirurgia no olho ou na pálpebra vai deixar seu olho com a mancha vermelha. Normalmente, o médico já deixará você prevenido disso.

Leia também: “Minha orelha está quente e vermelha, tem alguém falando de mim? ” Especialista explica o verdadeiro motivo

Como tirar?

Segundo Dr. Arthur, nem sempre é necessário tratar o derrame ocular. “Geralmente cura-se sozinho, desaparecendo em cerca de 10 a 14 dias, não sendo muitas vezes necessário nenhum tratamento”, diz.

Compressas frias: O médico garante que compressão frias podem ajudar muito na melhora e agilizar o desaparecimento da mancha. Feitas com água ou soro gelado, elas ajudam a comprimir os vasos, retardando o sangramento e eliminando a mancha de sangue no olho.

Lágrimas artificiais: O oftalmologista também recomenda o uso de lágrimas artificiais. O principal objetivo é aumentar o conforto, já que um derrame do tipo pode causar dificuldade para mexer os olhos. Pode comprar o Lacrima Plus, Systane, Optive.

ts

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo