Quem usa e gosta sabe: o absorvente interno é uma “mão na roda”. É mais higiênico e se você sabe usar direitinho não tem erro! Além disso, o dispositivo não dói nada, isso porque, no segundo terço da vagina, onde ele se encaixa, há poucas terminações nervosas. Algumas mulheres acham ele é tão cômodo que o maior risco é você esquecer que está usando e deixar de trocar. Mas, tem algum problema dormir de absorvente interno? Faz mal?
Assim, dormir com ele é uma salvação pois é como não estar menstruada de fato. E podem comemorar agora: O ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (Sgorj) garante que o hábito de dormir com absorvente interno não é perigoso para mulheres saudáveis.
É obvio que é preciso haver alguns cuidados e o principal deles é evitar o uso de absorvente interno enquanto a saúde do canal vaginal não anda bem, ou seja: em caso de corrimentos e infecção, por exemplo.
Leia também: Estes são os 4 mandamentos do absorvεnte interno. Se você quer usá-lo, trate de seguir!
O maior problema do uso do absorvente interno é o tempo. Quando a vagina não transpira, cria o ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos e bactérias, o que pode render alergias e corrimentos. O ideal é que ele seja trocado no máximo em 5 horas, mas, há uma margem de tolerância aí. Por isso, se tiver com a saúde vaginal em dia, não terá problemas.
O médico dá duas dicas para dormir de forma segura com o AI: “Escolher um absorvente que seja apropriado. Aquele que tenha uma capacidade maior de absorver o fluxo durante o período noturno sem que haja vazamentos. Indico também colocar um novo logo antes de dormir e outro assim que acordar ”.
Leia também: Garotas que nunca tiveram relação podem usar absorventes internos?