Sua saúde

Dor no peito ao respirar, o que pode ser?

Dor no peito ao respirar, o que pode ser? É problema no coração?

A dor no peito nem sempre significa problema no coração. Muitas pessoas ficam preocupadas com esse tipo de dor pensando ser um infarto ou problemas no coração, porém na maioria dos casos, a causa é totalmente diferente. No entanto, dores no peito frequente devem ser analisadas e investigadas pelo médico especialista, o cardiologista, para que sejam eliminados os possíveis problemas de coração. Apesar de dor no peito ao respirar pode parecer algo sério, na maioria das vezes, não é nada grave. Então, o que pode ser?

Entretanto, uma dor no peito sempre nos preocupa, por isso vamos destacar as principais causas de dor no peito ao respirar:




Excesso de gases

De acordo com a médica cardiologista, Dra. Ana Luiza Lima, o excesso de gases é a causa mais comum de dor na região do tórax e não está relacionado com problemas no coração. É muito frequente nas pessoas com problemas de prisão de ventre, na qual o acúmulo de gases no intestino pode empurrar alguns órgãos abdominais e essa sensação cria uma dor que irradia para o peito. Geralmente, é uma dor em pontada aguda que desaparece e volta a se repetir.

Ansiedade e estresse



A ansiedade e o estresse causam uma tensão muscular e isso pode provocar algum tipo de dor no peito, além de aumentar os batimentos cardíacos. Mesmo não estando estressado, essa sensação pode ocorrer e vir acompanhado de respiração rápida, excesso de transpiração, náuseas, entre outros.

Leia também: Veja porque o medicamento Berotec, usado no tratamento de problemas respiratórios, acelera o coração e causa agonia. E mais: tem gente que pode morrer se usá-lo

Dor muscular

Também muito comum de acontecer são as lesões musculares, principalmente quem pratica algum tipo de esporte ou faz musculação intensa. O trabalho intenso nos músculos pode causar dor no peito, principalmente ao respirar. Todavia, a dor passa com os dias ou com a ingestão de algum analgésico ou anti-inflamatório.



Problemas respiratórios

É muito comum sentir dor no peito quando se tem alguma doença respiratória, como bronquite, asma ou alguma infecção nas vias respiratórias. Geralmente, a dor pode ser no lado esquerdo ou direito e fica muito mais intensa ao respirar ou realizar a inspiração profunda. De acordo com o cardiologista, Dr. Bruno Valdigem, colunista do site Minha Vida, doenças como Embolia pulmonar, Pleurisia, Pneumotórax e Hipertensão pulmonar podem causar dores no peito e precisam ser tratadas com um especialista.

Leia também: Isso é preocupante: Estudo identifica maior risco de câncer de estômago em usuários de Omeprazol

Problemas Cardíacos

Entre os casos menos comuns, a dor no peito pode está relacionada com o coração, como um infarto, angina, dissecção aórtica, pericardite, arritmias, insuficiência cardíaca, inflamação do músculo cardíaco, entre outras. Geralmente a dor é intensa, o desconforto não passa rápido ou não cessa, aumenta se realizar alguma atividade física e podem vir acompanhada de outros sintomas como cansaço, fadiga e palpitações.

 

TS /  MV / MDS

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo