Sua saúde

Sinto dor de estômago depois de comer, o que pode ser?

Dor de estômago depois de comer, o que pode ser?

A dor é essencial a nossa sobrevivência, sem ela não seriamos capazes de detectar a tempo inúmeras doenças. A dor no estômago após a ingestão de alimentos pode ser causada por diversos fatores. Dentre eles, uma má alimentação, alimentos gordurosos e ácidos, infecção intestinal, intolerância alimentar e alergias, entre outras. Assim, sentir dor de estômago depois de comer pode ser um sintoma de vários problemas. Mas, o que pode ser?

Entre as principais causas da dor no estômago após comer, podemos destacar:




Intolerância alimentar e alergias

Muitas pessoas possuem restrições alimentares devido à intolerância e alergia que possuem por causa de certos alimentos e esses alimentos além de causarem dor no estômago podem até matar uma pessoa, dependendo do grau da intolerância ou da quantidade de alimento consumido. Por exemplo, existem pessoas que são alérgicas ao glúten e ao leite e por isso são proibidas de consumir esses alimentos ou seus derivados. Isso porque o nosso organismo trata esse alimento como uma ameaça ou tóxico e responde de forma ofensiva causando muitos sintomas, como dor, vômitos, diarreia, cólicas, constipação, entre outros.

Alimentos contaminados



É muito comum sentir uma dor no estômago, como se fosse uma ponta de faca tocando o abdômen. Essa sensação pode ser derivada de alimentos contaminados que causam uma intoxicação alimentar levando muitas vezes a uma infecção intestinal, por isso é muito importante saber a procedência do alimento, lavar bem as mãos antes de comer e realizar uma boa higienização nos utensílios de cozinha antes de manusear a comida.

Leia também: Isso é preocupante: Estudo identifica maior risco de câncer de estômago em usuários de Omeprazol

Gastrite e Úlcera

A inflamação do estômago, provocando uma sensação de azia após comer é muito comum para as doenças como gastrite e úlcera. Por isso, evitar comer alimentos gordurosos e aqueles que aumentam a acidez do estômago pode ajudar a diminuir os sintomas. Porém nestes casos, o especialista deverá ser consultado para um diagnóstico preciso e para realizar o tratamento correto.



Refluxo gastroesofágico

Conforme a Dra. Nicole Geovana, médica da família, o refluxo acontece quando há o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Esse retorno é devido ao mau funcionamento de uma válvula que separa os dois órgãos chamada de esfíncter. Com isso, sintomas como ardência e dor estomacal podem causar muito desconforto, sendo muitas vezes confundida com azia, gastrite ou má digestão. Se a pessoa apresentar ardência e dor no estômago além de regurgitação duas vezes por semana é bom procurar ajuda médica com o gastroenterologista para avaliar a situação.

Leia também: Dor de estômago: nutricionista ensina 4 remédios caseiros para diferentes causas da dor

MR / TS /   NU

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo