Como acabar com a caspa: Estes são os dois melhores remédios caseiros de acordo com estudos

Como acabar com caspa: Estudo mostra 2 melhores remédios caseiros

Como acabar com a caspa? Poucos sabem, mas a caspa é o resultado da união da oleosidade com a presença de bactérias e, principalmente, fungos no couro cabeludo.

Isso, faz surgir a dermatite seborreica.

De acordo com a dermatologista Dra. Bruna Falcone, este tipo de alteração das glândulas sebáceas do couro cabeludo, faz com que a pele se renove mais rapidamente.

Um processo que levaria dias, enquanto o normal seria ter uma renovação mensal.

Mas como acabar com a caspa naturalmente? Quais seriam os melhores remédios caseiros?

Um estudo publicado na revista científica International Research Journal of Pharmacy (1) pesquisou as ervas com maior poder  anticaspa.

Além de falar sobre produtos químicos vendidos em farmácia, 15 tipos de ervas foram comentadas. Assim, reunimos as três receitas caseiras – ou remédios caseiros – mais eficientes para acabar com a caspa.

Como acabar com a caspa naturalmente?

Gengibre,  Gergelim e limão

O estudo explica que gengibre (Zingiber officinale) e o gergelim (sesamum indicum) é fortemente utilizado no tratamento de caspa e dermatite seborreica no Egito. A saber, o gengibre é um antisséptico natural destrói o fungo Malassezia globosa, principal causador da caspa. Além disso, essa raiz inibe o crescimento de leveduras, interrompe a formação dos flocos de caspa e coceiras. E por fim, seu poder anti-inflamatório garante a cicatrização do couro cabeludo.

Ao mesmo tempo, o gergelim é rico em vitamina E, complexo B e minerais como o cálcio, magnésio, fósforo e proteínas. Isso mantém a saúde do curo cabeludo e evita que a caspa volte. O limão, além de ter poder antibactericida e anti-inflamatório evita que a mistura oxide e fique escura.

Como fazer: Preparar um “suco” de gengibre fresco, usando um pedaço do tamanho de um polegar, ralado e espremido em um pano ou filtro. Em seguida, colocar 2 colheres do suco de gengibre, três colheres de óleo de gergelim e 5 gotas de limão. Esfregue a mistura no couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos, em seguida lave como de costume. Usar essa mistura três vezes por semana. O limão, além de ter poder antibactericida e anti-inflamatório evita que a mistura oxide e fique escura.

Como acabar com a caspa: Estudo mostra 2 melhores remédios caseiros
Como acabar com a caspa? Experimente: Gengibre + óleo de gergelim + limão

Vinagre de maçã

Não é novidade para ninguém que o vinagre de maçã tem alto poder sobre as caspas. Aliás, segundo o estudo, este é o produto mais antigo usado no combate da caspa. Pelo jeito, até hoje com tantos estudos da cosmetologia, ele não perdeu o seu lugar de melhor tratamento natural de como acabar com a caspa.

O poder antimicrobiano, anti-inflamatório e antifúngico do vinagre de maçã é essencial no tratamento da caspa e da dermatite seborreica. Um artigo publicado na Science Report (2) e escrito pela Doutora em Biologia Celular Vasusharani Devanathan, revelou diversos tratamentos químicos e caseiros para caspa. Dentre eles, destaca-se o uso do vinagre de maçã no couro cabeludo.

Como fazer: Dra Vasusharani dá a receita no artigo: misture 2 colheres de vinagre de maçã para 6 colheres de água morna e aplique a mistura com um pedaço de algodão no couro cabeludo. Em seguida, deixe a mistura agir a noite toda. No dia seguinte, lave normalmente os cabelos, se possível com shampoo anticaspas.

Artigos médico-científico: International Research Journal of Pharmacy (1) Science Report  (2)