Sua saúde

Ranitidina para ressaca: Tomar cloridrato de ranitidina cura ressaca?

Ranitidina para ressaca: Tomar cloridrato de ranitidina cura ressaca?

Ranitidina para ressaca: Tomar cloridrato de ranitidina cura ressaca?
5 (100%) 1 vote

A ressaca acontece porque o álcool é um diurético. Por isso, desencadeia a produção de urina, causando desidratação do organismo. Isso, pode levar a dores de cabeça, redução da concentração, boca seca e irritabilidade. É comum que as pessoas ensinem diversas receitinhas de como curar ressaca. Mas o fato é que é necessário saber como elas funcionam no organismo. Assim, o cloridrato de ranitidina, tem sido amplamente recomendado quando alguém passa da conta com o álcool. Mas, será que ranitidina para ressaca, funciona mesmo? Ele cura ressaca?

O álcool também reduz os níveis de açúcar no sangue. Ao mesmo tempo, o corpo produz mais insulina em resposta ao alto teor de açúcar das bebidas alcoólicas. Isso contribui para uma cabeça latejante e fome. Contudo, o álcool também irrita o revestimento do estômago quando se mistura com suco gástrico – ácido do estômago. Isso desencadeia vômito, e interrompe o sono, causando náusea e exaustão no dia seguinte.




E o Cloridrato de ranitidina?

O cloridrato de ranitidina é o princípio ativo dos conhecidos Antak, Label, Ranitil e outros. Contudo, pode ser adquirido em farmácia por seu nome genérico a um bom preço. É indicado, segundo a Bula, no tratamento de problemas como úlceras gástrica e duodenal, esofagite de refluxo, gastrite ou duodenites, por exemplo. Assim, ela favorece a cicatrização da gastrite, de úlceras pépticas do estômago e do duodeno, e previne o surgimento do mal estar e azia e de outras complicações.

A relação da do Cloridrato de ranitidina com a ressaca diz respeito ao seu poder de proteger o revestimento do estômago. A Ranitidina é um remédio antagonista dos recetores H2 da histamina, levando a inibição na produção de suco gástrico, induzida pela histamina e gastrina.  Conforme já dito, um dos maiores problemas da resseca é a reação do álcool com o ácido estomacal. A ideia é que o Cloridrato de ranitidina evite a produção do ácido e, então, não permita que ácido e álcool se encontrem no estômago e o deixa irritado e doente.



Então, o Cloridrato de ranitidina funciona contra ressaca?

De acordo com o portal Telegraph o cloridrato de ranitidina é uma “arma secreta” contra os males da ressaca. Mesmo tendo sido projetados para úlceras de estômago e indigestão severa, há rumores de que foi fabricado justamente para a cura de ressaca. No entanto, não teria sido permitido sua venda como tal sem receita médica.

Como usar? A recomendação é tomar um comprimido antes de ingerir bebida alcoólica. Assim, todo álcool que bater no estômago será tamponado pelo Cloridrato de ranitidina. Ao mesmo tempo, após a noitada ou o churrasco regado a cerveja, já em casa, tome outro comprimido. Isso irá de vez proteger seu estômago. Você não sentirá náuseas nem qualquer outro desconforto estomacal.

Contudo, a ranitidina não protegerá você de dor de cabeça após a bebedeira. Isso porque a cefaleia pós álcool é causada pela desidratação. Assim, o que é bom para ressaca é beber muita água fresca além do Cloridrato de ranitidina antes e depois.



 

TG / MH / bula

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo